sexta-feira, 3 de junho de 2016

Posso perder um dente por causa de aparelho ortodôntico?

Quando alguém procura um dentista  com a finalidade de usar aparelho ortodôntico, é pedido em primeiro lugar uma documentação ortodôntica. Entre vários componentes dessa documentação, estão as radiografias panorâmicas e periapicais. 

ATENÇÃO! NUNCA INICIE UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO SEM QUE TENHA PREPARADO UMA DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA ANTES!!

 Na radiografia panorâmica o dentista verá a situação geral de seus dentes e tecido ósseo de suporte. Qualquer alteração nas raízes dentárias, cáries e perda de tecido ósseo, esse profissional irá pedir uma periapical da região ( se ainda não houver pedido) e fará um exame clínico mais detalhado.  Se for o caso, poderá ser necessário o tratamento de canal,  um tratamento periodontal... Enfim, para se colocar um aparelho fixo é fundamental que os dentes e tecido ósseo de suporte estejam em perfeitas condições de saúde! 

Iniciar um tratamento ortodôntico sem radiografias é inadmissível!

Dessa forma, iniciando um tratamento com um profissional responsável é praticamente impossível "perder um dente" por culpa de aparelho ortodôntico. Também porque as forças usadas nos dentes são controladas, não são excessivas, com os arcos corretos.


Importante também é que você compareça em todas as consultas  mensais. Lembro que essas consultas não são para "trocar borrachinha", e sim para trocar o arco ,  examinar a condição dos dentes e gengivas, observar se não apareceram cáries, manchas, etc. Ou seja, é dessa forma que um tratamento evolui de maneira saudável. 

Sabe quando a possibilidade de perder um dente com "aparelhos fixos" é verdadeira? Quando você coloca aparelhos fixos de enfeite, compra "borrachinhas" em camelôs ou pela internet. Quando você abandona o tratamento com o seu dentista e acredita naquela de personalizar aparelhos fixos comprando "enfeites" que são oferecidos constantemente pelo Facebook, por pessoas desqualificadas que insistem em dizer que os dentistas só querem tirar o dinheiro de seus clientes. Está dado o recado!

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