Muitas vezes a pessoa inicia um tratamento ortodôntico em determinado lugar, mas depois precisa mudar de cidade ou estado e muitas vezes até de país. O que fazer num caso desses?
Bem, como tratamento ortodôntico dura muito tempo, mais de dois anos na maioria dos casos, acontece do paciente precisar mudar de cidade e consequentemente de dentista.
Aconselho você a não iniciar tratamento ortodôntico em sua cidade se já existe a possibilidade de mudança. Transferir para outro profissional muitas vezes não é tarefa fácil, mas se não houver jeito, lembro vocês do seguinte:
1. Explique ao seu ortodontista atual que você precisa mudar de cidade e peça a ele uma carta de recomendação explicando que você abandonou o tratamento por motivos de mudança.
2. Ortodontistas responsáveis entregam a documentação ao seu paciente quando solicitada, mediante a assinatura de um comprovante explicando porque entregaram os documentos.
3. Importante lembrar que você terá que acertar as dívidas - caso existam - com seu ortodontista, para poder começar uma nova vida...
4. Alguns ortodontistas preferem tirar o aparelho para dispensar o paciente. Não adianta brigar, o dentista está no direito dele. Você pagou o aparelho, mas não estamos falando somente de "aparelho" e sim de tratamento ortodôntico.
5. Em alguns casos o ortodontista pode indicar um colega na outra cidade para continuar o tratamento.
6. As técnicas ortodônticas são várias e ao procurar novo profissional estando ainda de aparelhos, ele pode não querer continuar e pedir para você tirar e preparar nova documentação.
7. Os planejamentos também são vários, mas o caminho a ser atingido deve ser comum: a harmonia do sorriso tanto na parte estética quanto funcional. Portanto, ao encontrar novo profissional, ele pode seguir planejamento diferente do que o antigo seguia.
8. Pesquise muito. Não escolha o novo profissional apenas porque cobra mais barato e sim porque trabalha com qualidade.
9. Mesmo não tendo um novo dentista para prosseguir seu tratamento ortodôntico, cuide muito bem de seu aparelho. Não coma coisas duras para que não se soltem bráquetes, escove muito bem, use fio dental. Você causaria uma péssima impressão na consulta com o novo profissional ao abrir a boca e mostrar bráquetes soltos (caso vá de aparelhos fixos) e má escovação, como se houvesse acontecido um terremoto dentro de sua boca. Isso pode fazer o dentista delicadamente se negar a continuar seu tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.