quinta-feira, 27 de junho de 2013

Frenectomia: o que é isso?

Frenectomia é o nome da cirurgia onde se reduz o freio labial que pode ser superior ou inferior, ou então o freio lingual.
E por que se faz isso?
Muitas vezes o freio labial provoca um espaçamento (diastema) entre os dentes por estar em tamanho aumentado (bem diferente do normal). Muitas pessoas não gostam de ter um diastema, e acham esteticamente feio. Procuram então um cirurgião-dentista para corrigir o problema usando aparelhos ortodônticos.

Não é só diastema que o freio pode provocar. Pode provocar problemas periodontais e o acúmulo de resíduos (quando muito grande) - veja na ilustração freio tipo "E".

 Muitas vezes o ortodontista indica a cirurgia para a remoção do freio, pois a presença de um excesso de freio labial poderá provocar - depois de retirado o aparelho- a nova abertura do diastema.

Nem todo freio provoca diastema, claro... Como foi fito, somente os que possuem inserção bem baixa, entre os incisivos ou as vezes, até além deles.


Na foto pode-se ver um freio do lábio superior que se insere entre os incisivos e provavelmente está provocando o diastema. O ideal  é esperar que os caninos superiores irrupcionem para depois se fazer a cirurgia. 


E como é feita a cirurgia?
É uma cirurgia bem simples, com anestesia local, e feita no consultório. Remove-se a parte do freio que está inserida  próxima aos dentes, fazendo com que a inserção desse freio fique mais longe desse local. Depois sutura-se a região.

Nem sempre a causa de um diastema é a presença de um freio que aparenta estar fora dos padrões de normalidade. Aliás, isso causa muitas controvérsias entre os dentistas. Uns dizem ser necessária a cirurgia e outros não. Eu penso que quando a inserção do freio está muito baixa, quase chegando no palato (céu da boca), não tem jeito. Veja o freio tipo "B".


A cirurgia do freio não significa que o diastema se fechará sozinho. Haverá a necessidade de uso de aparelho ortodôntico ou o aumento da coroa dos incisivos com resina ou facetas para resolver o problema.

Após a cirurgia alimente-se com comida pastosa para não forçar a região. Faça bochechos com solução de clorexidina 0.12% (Periogard), pois esse produto ajudará a  higienizar a região e a cicatrização será mais rápida.
Escove os dentes normalmente, com pasta e fio dental.
Com um cotonete embebido no Periogard procure limpar a região das suturas, pois aí acumula muitos  resíduos. Quanto mais "limpinha" a região, mais rápido será o processo de cicatrização.

Provavelmente seu dentista fará todas essas recomendações e pedirá para você voltar dentro de uma semana para remover a sutura (se não usar sutura reabsorvível) ou para ver como está a cicatrização.
Antes disso fique só no Periogard. É melhor evitar Listerine ou outro produto mais "ardido" para bochechos. Depois de uma semana sinta-se livre para bochechar o que quiser.
Terá que parar com o Periogard, pois mais de quinze dias de uso irá provocar manchas nos seus dentes.

91 comentários:

  1. Oi, Sônia,tudo bem?
    Faz uns dias adicionei esse blog.

    O sr.Hosaka foi assaltado...(veja o "GD")

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. bom dia drª Sônia ! gostaria de saber se posso usar a água oxigenada vol.10 diluida em água pra bochechar apos a cirurgia da frenectomia, ou só o periogard e porque? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é usar o Periogard, pois ele tem gluconato de clorexidina que irá ajudar a promover uma rápida cicatrização no local, pois elimina bactérias. Faça bochechos após as refeições com o produto puro por no máximo 15 dias, pois pode causar pequenas manchas nos dentes (que saem com polimento).
      Acabei de ler um estudo sobre a água oxigenada usada na boca. Um excelente texto escrito por um emérito professor da USP. Segundo ele a água oxigenada não deve JAMAIS ser usada na boca, pois é uma agente que pode produzir CÂNCER! Em breve estarei fazendo um resumo e publicando o texto aqui no blog.
      Portanto, por favor! Não use água oxigenada! Somente o Periogard e mantenha a região bem limpinha... Os resultados serão excelentes!
      Abs.

      Excluir
  3. Boa noite Dra. gostei muito do seu blog, pois me exclareceu várias dúvidas!!
    Uso aparelho fixo há 6 meses e vou ter que fazer uma frenectomia, eu gostaria de saber a média de preço dessa cirurgia, obrigada! Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil falar em preços, visto que o valor varia muito, depende do dentista, da cidade, do Estado onde fica sua cidade, do consultório... Mas eu diria que fica geralmente por volta de meio salário mínimo.
      Abs.

      Excluir
  4. Boa Noite Sonia, tou muito nervosa e com medo de fazer essa cirurgia, após essa imagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não fique nervosa, é uma cirurgia simples e demora cerca de 1 hora mais ou menos. Fique tranquila, se foi indicado para você é que vai te fazer bem! Abs.

      Excluir
    2. Sim, vou tentar recomeçar ... Bom dia!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pasta branca faz parte do processo de cicatrização da ferida cirúrgica, é normal. Em breve desaparecerá. Faça bochechos e higienize o local conforme indicado pelo profissional. Abs.

      Excluir
  6. Tenho diastema e quero fazer a cirurgia..me esclareceu muito esse blog. Vcs estão de Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, fiz frenectomia, todos dizem ser bem simples, mas na vdd sofri muito com ela, fiz ha exatamente 14 dias ja tirei os pontos e ja desinchou o problema agora é que minha boca nao esta normal, esta tipo travada sem elasticidade nao consigo sorrir,,,estou desesperada ..quero minha boca de volta..rs será que volta ao normal e em qto tempo ? me ajude por favor...visto que fiz em um consultorio só que a pessoa nao foi tao profissional assim..nem me esclareceu todas as duvidas que tive....me ajudemmm...]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Carol, há todo um processo de cicatrização e isso leva tempo, pelos menos uns 30 dias. Por enquanto é normal sentir a boca "esquisita", mas em breve você sentirá tudo normal. O pior já passou, que é a cirurgia, não é mesmo? Vamos dar tempo ao tempo agora... Um grande abraço.

      Excluir
  8. Boa noite, fiz uma Frenectomia Labial superior a cerca de cinco dias. Hoje caíram dois pontos e percebi que a parte da gengiva que passou pelo processo cirúrgico está "aberta", de uma forma ignorante à se falar, o freio foi retirado, mas deixou um buraco na gengiva. Estou realmente preocupada com isso. Gostaria de saber se este buraco é normal; -quanto tempo demora para isto desaparecer, se é que vai desaparecer; -dois pontos caíram hoje, devo me preocupar com isto ou faz parte da cicatrização?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, fiz uma Frenectomia Labial superior a cerca de cinco dias. Hoje caíram dois pontos e percebi que a parte da gengiva que passou pelo processo cirúrgico está "aberta", de uma forma ignorante à se falar, o freio foi retirado, mas deixou um buraco na gengiva. Estou realmente preocupada com isso. Gostaria de saber se este buraco é normal; -quanto tempo demora para isto desaparecer, se é que vai desaparecer; -dois pontos caíram hoje, devo me preocupar com isto ou faz parte da cicatrização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basicamente com a mesma duvida da Thalita. No meu caso os pontos não caíram, mas logo abaixo dos pontos ficou esse buraco na gengiva que por sinal o dentista colocou o cimento para proteger, mas disse que ele poderia cair e não tinha nenhum problema, como o cimento da solto dei uma mexidinha e vi esse burraco, onde antes ficava o freio.
      No meu caso também teve uma incisão na papila palatina e esse só de passar a língua já sinto que também ficou uma cavidade.
      Nestes dois casos eles fecharam normalmente, muito medo de ficar essa cavidade principalmente na parte do sorriso.

      Excluir
    2. A cicatrização da ferida cirúrgica irá acontecer e em breve a região estará normal. Não fica cavidade. Abs.

      Excluir
  10. Sonia estou prestes a fezer essa cirurgia e gostaria de saber se é preciso o uso de mascara cirurgica na boca depois da cirurgia para evitar a entrada de bacterias principalmente em lugares com muitas pessoas como minha escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é preciso o uso de máscara cirúrgica. O importante é deixar a região bem higienizada, fazendo bochechos com clorexidina, por exemplo, para que a cicatrização ocorra rapidamente. E alimentos leves para não traumatizar a região. Abs.

      Excluir
  11. Olá,
    Farei esta cirurgia amanhã, e como está perto, estou nervosa..
    Teria mais alguma orientação de cuidados que devo tomar além de higienizar conforme o profissional recomendar?

    Será que consigo voltar á rotina normal, de trabalho e aula, em dois dias? (após este final de semana)

    Este Periogard é da Colgate?

    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna!
      Sim, em dois dias estará bem melhor, talvez inchado o local. Higienizae bem conforme recomendado. O Periogard é da Colgate e é ótimo para higiene de cirurgias bucais. Abs e desculpe a demora em responder.

      Excluir
  12. Ola, eu fiz a frenectomia labial superior, e gostaria de saber se para retirar os pontos dói? E depois de quantos dias eu posso colocas o aparelho odontologico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito simples a retirada das suturas. Geralmente não doi, depende da habilidade do profissional. Em relação ao aparelho ortodôntico somente seu dentista poderá responder a questão. Pode colocar imediatamente ou esperar alguns dias, dependendo de como está a sua cicatrização e a aparência no local da cirurgia. Abs.

      Excluir
  13. Realizei a cirurgia faz 10 dias!!
    Posso me depilar normalmente??
    Ou devo esperar mais tempo??

    ResponderExcluir
  14. Olá.... Depois de fazer a cirurgia, consigo falar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Consegue falar sim, Helienay. Talvez fique um pouco dolorido, mas conseguirá falar normalmente. Abs.

      Excluir
  15. Sonia vc me tranquilizou muito, em breve também farei essa cirurgia!!! Estava com medo mas agora estou me sentindo mais confiante. Grata!!!! Continue com essa página tirando nossas dúvidas 😊😊😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua visita e felicidades na cirurgia, Angelina. Abs.

      Excluir
  16. Boa noite Sônia! Farei essa cirurgia amanhã e estou nervosa! Depois desse procedimento eu já posso no dia seguinte ir para a faculdade, falarei normalmente ou terei que ficar de repouso? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o atraso em responder. Geralmente no dia seguinte à cirurgia é melhor ficar em repouso. Depois tudo se normaliza. Siga os procedimentos de higiene que o dentista recomendou. Abs.

      Excluir
  17. Boa tarde Sônia,

    Fiz a cirurgia na terça feira 23/09 hoje percebi que onde foi retirada a pele está esbranquiçada como uma afta mas estou sem dor seria normal??

    Att.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder, acho que seu problema já foi até resolvido...
      Mas é normal a pele esbranquiçada, faz parte do processo de cicatrização. Em breve estará normal. Faça a higiene conforme recomendado pelo dentista. Abs.

      Excluir
  18. Boa noite,Dr Sonia!Tenho uma menina de 2 anos e 4 meses e ela tem diastemas.Com qnto tempo ela tera q fazer a cirurgia.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!
      Diastemas são desejáveis na dentição decídua (de leite), pois os dentes permanentes anteriores são bem maiores que os decíduos. Não se faz cirurgia de freio em uma criança dessa idade, só se for algo bem fora dos padrões de normalidade.
      A cirurgia de freio é recomendada por volta dos 11- 12 anos, quando a dentição permanente já está quase completa e se tem certeza de que o freio realmente está causando problemas.
      Nessa idade, de 2 anos e 4 meses, é importante observar se há algum fator provocando o diastema, que geralmente não é o freio. Podem ser hábitos de sucção tais como mamadeiras, dedo e chupeta.

      Abs.

      Excluir
  19. Olá Dra. Minha filha vai fazer semana que vem ela tem 8 anos, pedi pra o dentista dar um remedio pra ela dormir ...porque ela é muito dolorida e vai dar trabalho o que a sra acha do remedio pra dormir ...nao sei qual é...ele vai passar a receita eu sei que é forte e em gotas...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel. Você quis dizer que sua filha irá fazer uma frenectomia e o dentista receitou uma medicação para ela dormir? Olha, eu não gosto muito de medicações que "fazem" o paciente dormir, também não concordo com frenectomia aos 8 anos de idade... Mas cada caso é um caso e só vendo radiografias e o caso clinicamente para poder opinar. Quanto à medicação é bom saber quais são os efeitos colaterais, converse com o dentista. Abs.

      Excluir
  20. Olá doutora, minha filha tem 8 anos e vai semana que vem, mas pedi pra o dentista dar um remedio para ela dormir ,...o que a senhora acha...ela e dolorida e vai dar muito trabalho, gostaria de evitar essa tensão...Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá Dr. Sônia, vou fazer daqui uns dias essa cirurgia, mais estou meia receiosa que tenho que tirar só o "freio labial" e o cirurgião insiste que tenho que tirar o freio e uma tal de "PALPILA" não são as mesmas coisas ? Ele nem se quer me explicou o que é . me ajude . mt obg desde já !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ilacy!
      Atrás dos incisivos centrais superiores existe uma saliência pequena chamada "PAPILA PALATINA". Quando o freio labial superior é muito desenvolvido, ele passa entre os incisivos centrais e vai até essa região. Dessa forma o freio acaba causando um DIASTEMA (espaço entre os dentes) bem "grande". Na cirurgia de freio - FRENECTOMIA -, muitas vezes é necessário remover o freio e a sua inserção na papila, ou seja, uma parte da própria papila palatina. É um procedimento normal, fique tranquila... Confie no dentista. Um grande abraço.

      Excluir
  22. Ola boa noite, fiz a frenectomia quarta feira e daqui dois dias vou tirar os pontos... gostaria de saber quanto tempo leva para o novo freio se formar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena! Bem, o objetivo da cirurgia é ELIMINAR o freio labial, portanto não deverá se formar novo freio. Isso só acontecerá se a cirurgia não for bem sucedida. Abs,

      Excluir
  23. Entendi. Entao eu nao vou ter mais aquela "pelinha"? Isso nao ira me prejudicar em nada? Vi em varios sites na internet pessoas comentando que apos a cirurgia a boca fica estranha... e o sorriso muda um pouco, pois a funçao do freio é exatamente limitar a flexibilidade da boca, nao é

    ResponderExcluir
  24. Por favor, se puder tirar minhas duvidas... estou muito aflita e arrependida de ter feito esta cirurgia

    ResponderExcluir
  25. A minha ortodontista indicou a cirurgia e de inicio eu nao concordei, mesmo assim ela insistiu, meu freio era bem alto, ate a cirurgiã ficou em duvida... mas a orto fez e solicitaçao entao ela nao podia interferir. O meu diastema era bem pequeno, quase nao dava pra ver, so incomodava a mim...
    Agora eu fiz essa cirurgia e estou muito chateada, pois nao esclareceram totalmente minhas duvidas, e estou com medo de ficar diferente meu sorriso... ou minha boca ficar estranha. Se puder me ajudar, te agradeço muito! Ja marquei uma avaliaçao com outra dentista, dependendo do caso vou mudar, mas por enquanto aguardo sua resposta. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena! Realmente, a função do freio labial (tanto superior quanto inferior) é limitar o movimento dos lábios. Mas algumas vezes acontece de se desenvolverem além dos padrões normais, causando danos como os diastemas, p. ex. Nesses casos é necessária a cirurgia. Não tem como opinar sobre a sua cirurgia, pois há necessidade do exame clínico. Mas não acredito que seu sorriso ficará estranho e penso também que se a ortodontista indicou cirurgia é porque foi necessário. Converse com a dentista e tire suas dívidas, é o melhor a ser feito no momento. Abs.

      Excluir
  26. Boa noite. Fiz a frenectomia labial no dia 17 de janeiro, neste sábado. Gostaria de saber se eu já poderia comer alimentos normalmente a partir de amanhã, e se poderia voltar a tomar refrigerante. Estou fazendo o uso do Periogard e tomando os remédios transcritos. Outra coisa... Amanhã farei uma química na raiz do meu cabelo, para amansar os cachos, há algum problema nisto? Obrigada pela ajuda e dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen.
      Se não estiver sentindo dor, pode comer à vontade. Pode tomar refrigerantes também. O que acelera a cicatrização de cirurgia de freio labial é a higiene... Os dentes têm que estar bem escovados, a região da cirurgia bem limpinha, e isso poderá ser feito com um cotonete e o Periogard, e também com bochechos.
      Quanto a química nos cabelos creio não haver problemas, desde que não haja formol em sua composição. Abs.

      Excluir
  27. tenho muuito medo de fazer a cirurgia existe alguma anestesia mais forte,remedio pra dormir ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
  28. Tenho medo de fazer a cirurgia tem alguma anestesia mais forte remedio pra dormir ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jade! Converse com o dentista que fará a cirurgia e explique a ele seus medos. Com certeza ele terá uma opção para você se sentir mais segura e relaxada no dia da cirurgia. Abs.

      Excluir
  29. Meu pai fez essa cirurgia e disse que nao sentimos dor mais da para sentir o freio sendo cortado

    ResponderExcluir
  30. Olá ... vou fzr essa cirurgia na parte superior . Sou recepcionista e secretária entaw trabalho falando bastante ... kkkk.... qt tmp depois posso voltar a falar sem dor? e vou fzr o niver da mnha filha keria tomar um wisk poderei ou naw? vou ter q tomar remédio? o q vc m diz m aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katlen.
      Olha, é bom fazer essa cirurgia e ficar um dia -pelo menos- em repouso. Depois pode falar à vontade. Dependendo da medicação tomada não é aconselhável ingerir bebidas alcoólicas. Converse com o dentista sobre isso e tire todas as suas dúvidas. Um grande abraço.

      Excluir
  31. Bom dia dr Sônia meu filho tem apenas 9 anos e vai fazer essa cirurgia,mas fiquei um pouco assustada com as imagens!queria saber se ele vai sentir alguma coisa apos a cirurgia?

    ResponderExcluir
  32. Bom dia dr Sônia meu filho tem apenas 9 anos e o dentista dele encaminhou para fazer essa frenectomia,mas fiquei um pouco assustada com as imagem,,gostaria de saber se a algum problema dele fazer essa cirurgia se e arriscado etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jamille! A cirurgia é simples, geralmente feita no consultório. Provavelmente após a cirurgia a região ficará dolorida e você deverá seguir as recomendações do profissional que a fez. Converse bastante com o dentista e tire todas suas dúvidas para se sentir tranquila. Abs.

      Excluir
  33. Olá, Doutora.. Muito interessante seu blog. Tenho diastemia há 37anos e nunca me incomodou muito, mas agora resolvi utilizar aparelho ortodontico e descobri que devo passar pela cirurgia em questão. Acontece que minha doutora falou que posso colocar o aparelho e fazer a cirurgia daqui a uns três ou seis meses, pois é o prazo para o espaço dos dentes fechar. Isto procede? Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adenilza...
      Eu gosto de fazer a cirurgia antes do diastema fechar... Mas tudo depende do planejamento de sua dentista, pois ela tem em mãos a sua documentação. Converse com ela e tire suas dúvidas. Abs.

      Excluir
  34. Boa Tarde!!!!
    Drª Sônia Araújo
    Me submeti a cirurgia de frenectomia superior dia 26 de fevereiro e Graças a Deus estou bem. Minha dentista usou o cimento cirúrgico não foi necessário levar ponto. Isto é normal? A anestesia incomodou um pouco fica dolorido e inchado o lábio superior. Mas tranqüilo, estou fazendo a higienização correta para melhor cicatrização e hálito saudável. Gostaria de saber se todos os procedimentos estão corretos e a se é possível o dente se unir sem uso de aparelho.
    Obrigada.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neuza! Sim, os procedimentos estão corretos, sem problema usar cimento cirúrgico ou suturas. O diastema não se fecha após a cirurgia, somente usando aparelho ortodôntico. Abs.

      Excluir
  35. Ola Sônia, usei aparelho ortodôntico por 2 e 9 meses, meus dentes ficaram bem alinhados, porem eu uso aparelho movel so pra dormir, mas eu tiro ele umas 7hrs da manha e coloco de novo so umas 23hrs, porem todo dia um pouco antes de dormir no fim da noite umas 21hrs, existe um diastema nos meus dentes, e meu freio é exatamente assim, tem tipo uma bolinha, no meio deles, queria saber se para fazer a cirurgia, meus dentes precisam estar separados, ou normais? E se preciso colocar aparelho fixo ou existe a chance de não precisar e prosseguir com o móvel? vou no dentista segunda e estou preocupado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gonzalo.
      Se quando você fica sem usar o aparelho de contenção abre um diastema entre os dentes, é necessário que continue usando por mais tempo.
      Para ver se é necessário a cirurgia tem que examinar o freio e ver se a inserção dele é entre os dentes, que é o que faz abrir espaço. Nesses casos de diastema persistente o ideal é colocar contenção fixa. Abs.

      Excluir
  36. Boa tarde,
    Olá Dra. Minha filha tem 1 ano e 2 meses, tem língua presa e freio labial superior bem no meio dos dentes provocando uma abertura entre os dentinhos. Ela se engasga e ainda come sopinha. Ainda não fala. A pediatra já indicou neste mês para fazer a cirurgia para solta a língua, mas o cirurgião pediatra prefere operar quando ela tiver 3 anos.
    Por favorrr gostaria de saber se tem idade melhor para fazer esta cirurgia da Língua presa (freio curso lingual)?????? E se depois da cirurgia tenho que coloca-la na fonoaudiologa.

    ResponderExcluir
  37. Olá Dra. Minha filha tem 1 ano e 2 meses, tem língua presa e freio labial superior bem no meio dos dentes provocando uma abertura entre os dentinhos. Ela se engasga e ainda come sopinha. Ainda não fala. A pediatra já indicou neste mês para fazer a cirurgia para solta a língua, mas o cirurgião pediatra prefere operar quando ela tiver 3 anos.
    Por favorrr gostaria de saber se tem idade melhor para fazer esta cirurgia da Língua presa (freio curso lingual)?????? E se depois da cirurgia tenho que coloca-la na fonoaudiologa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucilia.
      Quando acontece a "língua presa" é necessário que se faça a cirurgia do freio lingual. Não tem idade certa, depende do transtorno causado pela língua presa. Se a criança engasga, tem dificuldade de engolir alimentos, pode-se fazer a cirurgia mesmo antes do primeiro ano de vida, pois a dificuldade em comer pode até provocar perda de peso. Em relação à fonoaudióloga, você poderá procurar depois que a criança começar a falar, para ajudá-la na dicção. Depois da cirurgia e depois de uns meses marque uma avaliação.
      O freio labial pode ser feito com a idade de 11 anos, por exemplo. Espere os dentes permanentes. Haverá muito crescimento ainda na sua filha, o que poderá alterar a posição do freio labial superior. Abs.

      Excluir
  38. Muito obrigada pelo retorno! Abraços.

    ResponderExcluir
  39. Olá doutora! Fiz a cirurgia há dois dias e hoje ao acordar pela manhã notei que os pontos feitos estavam soltos em minha boca. É normal? Devo tomar algum medicamento após a cirurgia? Devo procurar a dentista que fez a cirurgia o quanto antes por conta dos pontos soltos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diogo! Vez ou outra a sutura pode se soltar, e depois de 2 dias não há problemas sérios. Você deve sim procurar o dentista para que ele faça uma avaliação do pós cirúrgico. Quanto ao medicamento, geralmente são receitados analgésicos, mas somente o dentista responsável pela cirurgia é que deve fazer isso, ok? Abs.

      Excluir
  40. Bom dia Sônia. Meu filho de 6 anos estava brincando no colégio e foi atingido na boca e consequentemente "arrebentou" o freio da boca. Será que vai cicatrizar sozinho ou devo utilizar algum medicamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arnon. Geralmente a cicatrização ocorre naturalmente. O ideal é manter a região bem limpinha para que tudo corra bem e o ideal são os bochechos com clorexidina (Periogard) para higienizar a região. Mas se o acidente "arrebentou" o freio, recomendo que procure um dentista para fazer uma avaliação do caso... Abs.

      Excluir
  41. Boa noite,
    Fiz a cirurgia de frenectomia tem uns 20 dias e ja ate tirei os pontos, porem no lábio superior onde estava a cicatriz está uma bolinha, como se fosse uma queloide e está me incomodando. Gistaria de saber se têm algum procedimento ou medicamento para sair essa bola, ou se eu irei ter que fazer uma nova cirurgia para tirar?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Olá.
    Fiz uma frenectomia à 15 dias.
    Antes eu tinha um pequeno buraquinho entre os dentes, mas agora ficou um espaço grande. Gostaria de saber se a gengiva cresce novamente, formando aquele "v" entre os dentes, o que seria a moldura deles. Cresce em quanto tempo?
    Outra pergunta: o local ainda está vermelho e sensível. É normal? Fica quanto tempo assim?

    ResponderExcluir
  43. Olá Sonia, gostaria de saber quanto tempo leva para a cicatrização? Já faz 4 dias, ainda está um pouco dolorido 😪

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Geralmente demora 1 semana para que a cicatrização esteja melhor. Mas para não sentir desconforto, geralmente uns 30 dias. Enquanto isso faça bochechos com Periogard ou similar para que não haja acúmulo de resíduos na região e consequentemente a cicatrização seja mais rápida. Abs.

      Excluir
  44. Eu fiz essa cirurgia e com 8 dias coloquei o aparelho, e agora meu dente está indo para trás e ficando maior que o outro isso é Normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não, isso não é normal. Procure seu dentista o mais rápido possível para que ele faça uma avaliação do seu caso. Abs.

      Excluir
  45. Boa tarde Dra. Me tire uma grande dúvida.Eu usei aparelho por dois anos é meio e após tira-lo meus dentes abriu espaço no meio, qnd foi agora já tenho 5 meses que tornei colocar aparelho o meudentista disse que tenho que fazer a cirurgia de frenectomia se ñ vai abrir novamente, quero saber se tem necessidade msm pq eu ñ nasci com diastema acredita que abriu após ter rancado dentes ao logo do tratamento, tenho medo tbm de futuramente vim ficar com problemas nos lábios tipo: arear perder movimentos coisas assim.por favor tire minhas dúvidas pois estou com muito medo ñ quero fazer a cirurgia até msm pq dentista algum nunca me falou dessa necessidade😓😓

    ResponderExcluir
  46. Olá Dra. Sônia, o meu caso era do tipo B, além disso o freio era enorme, começava na ponta do lábio e ia até quase o céu da boca, fiz a cirurgia já fazem uns 4 anos e tudo foi retirado pelo dentista, não ficou nada da "pelezinha". Retirei o aparelho faz 1 ano e meus dentes estão perfeitos. Mas a minha dúvida é se tem possibilidade do freio começar crescer de novo??? Pois quanto mais o tempo passa, maior ele tem ficado (ainda mto pequeno), mas eu não conseguia sentir ele, agora eu passo a língua e ele tem estado cada vez maior... No lábio tbm, sinto "um caminho" onde meses pós cirugia estava extremamente "liso"
    Será só impressão minha, ou isso é possível? Devo visitar o cirurgião dentista que fez minha cirurgia?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kawane. Penso que pode ser impressão sua. Mas seria bom vc pedir uma opinião para o dentista, o que deixará você mais tranquila. Abs.

      Excluir
  47. Olá Dra. fiz a cirurgia da frenectomia ontem, não consigo Escovar meus dentes normalmente e tenho medo que não volte ao normal meu sorriso e que fique marcado o corte na minha gengiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane. Pode ficar tranquila que tudo voltará ao normal. Quem faz cirurgia de freio geralmente questiona mesmo, se o sorriso ficará diferente ou não. O corte na gengiva irá desaparecer com o tempo.
      Para higienizar bem o local da cirurgia use um cotonete embebido em Periogard (clorexidina). Abs.

      Excluir
  48. Olá Dra
    Fiz a cirurgia de retirada do freio, faz 15 suas, estou achando minha nova estranha o lábio superior ficou maior que antes,conforme deu os pontos no final formou um bola de carne deixando o maior.
    Será que essa bola de carne vai desaparecer? É normal?
    Meu sorriso tb ficou estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Essa "bola" seria tecido em fase de cicatrização. Depois de algum tempo ficará normal.
      O sorriso fica diferente, pois já não existe mais o freio labial para "segurar". Converse com seu dentista, com certeza ele irá ajudar vc a superar essa fase. Abs.

      Excluir
    2. Olá, aconteceu o mesmo comigo! vamos conversar? trocar experiências? vc já se acostumou com essa "bola de carne"?

      Excluir
  49. Obrigado Dra, certamente está ajudando milhares de pacientes com essas informações de frenectomia

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.