terça-feira, 18 de junho de 2013

Quanto custa "por aparelho"?



É uma pergunta que ouço constantemente.
Essa pergunta já foi  feita aqui no blog por alguns leitores, por pacientes que vão pessoalmente ao meu consultório sem querer passar pelo exame clínico  e por outros que não querem dar-se ao trabalho sequer de caminhar até ao dentista, fazendo a pergunta apenas por telefone.


Gostaria de lembrar os seguintes detalhes para quem faz essa pergunta:
1.         O valor depende do tipo de aparelho fixo.  Você quer saber o valor do aparelho autoligado, do estético, do lingual  ou do tradicional metálico?
2.         Mesmo que você queira saber somente o valor de um aparelho autoligado, por exemplo, é importante lembrar que há várias marcas comerciais, o que pode determinar o preço,
3.         O valor depende do profissional, da cidade e do estado que você mora,
4.         O valor depende do caso a ser tratado, ou seja, quanto mais complicado for o caso, maiores recursos serão necessários para montar esse aparelho. É necessário que se saiba se há mordida profunda, mordida cruzada, mordida aberta, ausências de dentes... Tudo isso entra no planejamento, portanto há necessidade do exame clínico e da DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA do paciente.

Mas o Dr.  Fulano me informou por telefone que ele cobra 10Y de manutenção. Por que você não pode informar?
Talvez o Dr. Fulano tenha algum sistema de telepatia e tenha conseguido ver seu caso clínico por telefone ou sem olhar diretamente na sua boca. Mas eu preciso examinar você  para chegar a um diagnóstico.


Porque o Dr. Fulano cobra 10Y e a Dra Sicrana  cobra 20Y? Ela está me enganando?
 Como eu disse, o valor do aparelho depende  de vários fatores. Dos conhecimentos do profissional que estudou anos, fez curso de especialização e sabe perfeitamente o que está fazendo. Depende dos valores do material gasto no tratamento. Geralmente um tratamento ortodôntico dura em média de 24 a 36 meses.


Tome cuidado com promessas de “aparelhos grátis”, com manutenções baratas. 
Geralmente esse tipo de tratamento tem data para começar mas não tem data para acabar. E tem um contrato onde está escrito que você deverá pagar todos os meses, inclusive os que não comparecer.
Procure dentistas de confiança, onde você já tem referência do trabalho desses profissionais. Nunca procure por preço. O barato pode sair caro.


Mas, quanto é  para colocar aparelho?

O Conselho regional de Odontologia possui em seu código de ética, um parágrafo onde é “proibido divulgar preços”, a fim de evitar a prática de mercantilismo na profissão. Portanto, essa resposta dificilmente você obterá através da web por um C. Dentista. O melhor mesmo é agendar uma visita no consultório e fazer uma avaliação clínica.

Não irá doer nada. Eu te garanto.


2 comentários:

  1. Iniciei meu tratamento no Paraná, há 11 meses e estava muito satisfeita com meu ortodontista. A forma de trabalho dele, não sei se pelo fato de eu estar no iníco era com manutenção a cada 15 dias com um valor mensal razoável embora fosse meio caro comparado com o valor de amigos que faziam tratamento em ouros lugares.. Precisei me mudar para SP há dois meses e minha novo orto cobra um pouquinho a mais na manutenção mensal. Entendi que cada lugar e cada profissional tem seu preço, mas achei interessante o artigo informar que depende da formação do dentista , isso realmente eh coisa que poucos consideram. Procurei um artigo sobre "Chegou a hora de tirar o aparelho" mas não encontrei ainda aqui no site. Vou continuar procurando. Parabéns pelo trabalho! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane. Agradeço sua visita.
      Obrigada pela sugestão, já publiquei uma postagem com esse título.
      Um grande abraço, seja muito feliz.

      Excluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.