quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O que é aparelho autoligado?

Aparelho autoligado é aquele no qual as próprias "pecinhas" (bráquetes) possuem um clipe que prende o fio a própria peça. Ou seja, esse clipe do bráquete exerce a função da famosa borrachinha colorida. O aparelho autoligado não usa a borrachinha colorida para prender o fio ao bráquete.


Informe-se também lendo:    http://ortodontiaearte.blogspot.com.br/2014/08/entendendo-o-aparelho-autoligado.html



Foi descoberto que a "borrachinha colorida" era uma espécie de obstáculo à movimentação dentária, ou seja ela oferecia um certo atrito, fricção... O autoligado então apareceu para melhorar a movimentação dos dentes.

É verdade que o tratamento termina mais rapidamente?
Sim... Se houver colaboração por parte do paciente e o dentista dominar a técnica. Não pense que aparelho autoligado é só colocar que ele resolve tudo sozinho. É necessário atenção e cuidados. As peças podem soltar ao comer algo duro, o arco pode sobrar lá atrás e furar a boca...

As consultas podem ser mais demoradas?
Sim, o intervalo entre uma consulta e outra pode ser de um a dois meses. Mas o ideal é um bom acompanhamento, pelo menos de 40 em 40 dias para ver se tudo vai bem, tal como escovação, movimentações dentárias, se está tudo conforme o planejado.

Dói menos?
Como o atrito é menor, dói um pouco menos. Mas não é do jeito que você imagina.

Custa mais caro?
Como se trata de um tipo de tratamento um pouco mais sofisticado, custa um pouco mais caro. O aparelho e as manutenções.

É verdade que junta menos resíduos em volta dele?
É verdade. Isso porque não há as borrachinhas (anel elástico de ligadura), que acumulam muitos resíduos. Mas há de se tomar muito cuidado com a escovação, pois os resíduos acumulam em volta das peças e se a escovação for ruim, ocorre a descalcificação (manchas brancas).

É verdade que o aparelho autoligado evita extrair dentes?
Esse tipo de aparelho provoca uma certa expansão na arcada dentária. Há casos em que essa expansão resolve o problema de espaço. Mas há casos que não, e há necessidade de se extrair dentes. Aparelho autoligado não faz mágicas. O ortodontista tem que pensar na saúde dos dentes e das gengivas.

O caso do paciente é planejado na documentação ortodôntica, com avaliação dos espaços necessários para alinhamento dos dentes e análise do perfil ósseo e mole (fotos). Não seria indicado uma expansão violenta no arco, para acomodar todos os dentes e evitar extrações. Isso comprometeria o perfil da pessoa. Além do que expansões demasiadas nos arcos não possuem estabilidade (ou seja, há possibilidade de voltar a ser tudo como era antes, depois de tirar o aparelho).

Não pense que esse tipo de aparelho é milagroso. É muito semelhante ao tradicional, que usa as borrachinhas. Pode sair, espetar, machucar. Tem que comer alimentos leves. Tem que escovar com cuidado, usar fio dental. Existem os bráquetes metálicos e os estéticos.

O que nivela os dentes é o fio e não o bráquete. Se o bráquete não for colocado na posição correta, pode "entortar" o dente. Os fios usados atualmente e que aceleram o tratamento são os de níquel -titânio e os termo ativados.

O tratamento termina um pouco mais rápido que o tradicional, por não haver atrito. Mas a colaboração do paciente  continua sendo o fator mais importante.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pessoal, esse texto acima foi publicado originalmente no "Ortodontia é Arte" em 16/01/13. Já vi muitas cópias esparramadas por aí, sem direitos autorais.

Eu gostaria de acrescentar que num  artigo publicado pela Revista Dental Press de Ortodontia Clínica, vol 12, n.6, de dez 2013-jan 2014,  concluiu-se que "há falta de comprovação científica de que o tratamento ortodôntico torna-se mais rápido ao se usar bráquetes autoligáveis, sendo essa informação apenas uma forma deselegante de angariar clientes."

"O uso desse bráquete deve ser visto com cautela pelos profissionais e pacientes devido a falta de comprovação científica em longo prazo que afirme suas possíveis vantagens."

Concluindo, é o que eu sempre digo: aparelho autoligável NÃO É MILAGROSO! 

(Texto acrescentado em 27/03/2014)

149 comentários:

  1. Me tire uma duvida por favo. TENHO 2 canais em meu 2 primeiros molares e deram infiltração. corro o risco de perde-los. Gostaria de saber se extrai-los posso corrigir a falha com o uso do aparelho? Obs: Meus terceiros molares ja nascerão a metade, assim movimentando o segundo molar pra o lugar do primeiro e o terceiro molar pra o lugar do segundo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriela.
    Isso que você falou pode ser feito sim, movimentar o segundo molar para o lugar do primeiro e o terceiro para o lugar do segundo. Mas leva bastante tempo. Talvez uns 3-4 anos de tratamento.
    Em relação ao terceiro molar, é preciso ver a posição que ele está, pois se estiver muito inclinado pode ficar difícil ou até impossível. Melhores resultados são esperados quando o terceiro molar está verticalizado.
    Mas antes de tudo é necessário o exame clínico e radiográfico por um especialista em ortodontia.
    Abs e boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. olá meu filho tem 12 anos e falta nascer alguns dentes, mais os que nasceram são tortos,vale a pena colocar o auto ligado mesmo assim

    ResponderExcluir
  4. Oi Anônimo!
    Seria melhor você esperar um pouco para colocar o aparelho fixo, principalmente autoligado se ainda faltam uns dentes para irrupcionar. É melhor estar com a dentição completa. Mas sugiro que procure um ortodontista para que se faça avaliação clínica do caso. É necessário verificar a existência de outros problemas, tais como mordida cruzada, mordida aberta...
    Só com exame clínico e radiográfico (documentação) é que se pode realmente fazer um diagnóstico do problema.
    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Ola... coloquei o aparelho auto ligado e no segundo dia reparei q o fio q era bem onduladinho ja tinha esticado bastante...a previsão e de uso de 18 a 24 meses... no auto ligado.. no convencional 3 anos... coloquei o aparelho por estar sentindo mtas dores de cabeça e ouvido e investigando as causas descobriu se q era subluxação;;; ATM... queria saber se esse tempo e necessario ou se ha condição de tirar antes...

    ResponderExcluir
  6. Sim, há condições de terminar o tratamento antes. O que o ortodontista disse foi apenas um tempo médio, que ele considerou necessário. Procure não faltar às cultas, fazer tudo direitinho como o dentista mandar que o tempo de tratamento será bem menor.
    Abs e felicidades.

    ResponderExcluir
  7. Eu coloquei esse aparelho mas a dentista com quem etou fazendo o tratamento ela quase num me explica nada....
    ela colocou e um dos brats estava errado ela tirou so cortou
    e deixou sem nada o dente que foi posto errado...tambem não ativou o aparelho pq o eixo ou x que ela se referiu foi colocado errado!!!
    o que seria o certo a se fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lyh!
      O "x" é o ponto onde deve ser colado o bráquete, geralmente metade da coroa do dente (depende do dente). se o "x " estiver errado, o dente fica em posição errada também, bem diferente dos demais. Corrigir o "x" é simples, basta tirar o bráquete e colar novamente na medida certa, e depois colocar o arco no aparelho normalmente (=ativação).

      Abs.

      Excluir
  8. Oi ,,gostaria de saber se para colocar o aparelho autoligado tem que colocar aquele anel nos dentes de trás antes também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A única diferença entre o autoligado e o tradicional é que no autoligado não precisa colocar aquelas borrachinhas coloridas, pois há um clip especialmente desenhado para pressionar o arco. O resto é semelhante: precisa de colocar separadores, anéis metálicos (bandas), os dentes ficam doloridos, etc.
      Abs.

      Excluir
  9. Oi EU QUERO SABE QUANTO TEMPO O APARELHO AUTOLIGADO DEMORA PRA FECHAR UM ESPAÇO GRANDE ENTRE OS DOIS DENTES DA FRENTE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo para fechar um espaço está diretamente relacionado ao seu tamanho. Quanto maior, mais tempo... Se for um espaço de uns 3 mm, provavelmente irá demorar uns 3 meses para se fechar completamente. O aparelho autoligado não tem o poder de fechar esse diastema rapidamente...

      Excluir
  10. Olá , coloquei o aparelho auto ligado a 2 dias tenho 16 anos meus dentes são muito tortos principalmente os de cima tenho mordida aberta , meu dentista disse q sera preciso extrair os dentes ciso quanto os de cima e quanto os debaixo ,porém apenas no termino do tratamento, disse que levará em torno de 18 meses,porem sera necessário apenas 12 meses para se alinhar os dentes visíveis segundo ele disse , até então coloquei o aparelho apenas nos dentes da parte de baixo da boca os de cima ele marcou pro dia 31 , no momento doeu um pouco incomodava bastante agora já nem dói nada sera que esta funcionando? o braquet do ciso do lado direito da boca esta sem se ligar aos outros braquets pelo fio sera que é porque arrebentou? ou ele não achou necessário por enquanto colocar?e eu queria saber quanto tempo sera preciso mesmo para que pelo menos eu possa sorrir sem estar com os dentes tão desalinhados. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o aparelho autoligado é uma nova tecnologia que "promete" resolver tudo em menor tempo. Só que não é essa maravilha... O tempo de tratamento diminui um pouco sim.
      Para vc sorrir um pouco melhor esteticamente talvez uns 6 meses. É difícil falar sem ver vc pessoalmente e sem examinar documentação, mas é por aí...
      Se o dentista deixou um bráquete sem se ligar aos outros, provavelmente na próxima vez ele irá ligar esse dente aos demais.
      Fique tranquilo, que em breve tempo tudo estará mais alinhado.
      Abs.

      Excluir
  11. oi vou colocar esse aparelho auto ligado e minha dentista disse que tenho uma má formacao do maxilar seria melhor esse mais q o normal com borrachinha faria a mesma coisa so teria q extrair 3 dentes qual seria o melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se falta espaço e é necessário extrair dentes, o autoligado não irá resolver o seu tratamento sem extração.
      É preciso considerar o planejamento sobre a telerradiografia, a análise do perfil... Se colocar o aparelho sem extrair dentes(quando a base óssea não tem espaço para todos) o perfil não fica harmonioso, os dentes geralmente se deslocam para fora (inclinam demais)...
      Aparelho autoligado não é milagroso... Ele faz o mesmo que o tradicional metálico com ligaduras. A promessa é que o tratamento pode terminar UM POUCO ANTES, devido ao menor atrito entre arco/bráquete. Mas tudo está condicionado à experiência do ortodontista.
      Não sei lhe explicar - sem ver documentação e sem análise clínica - se é possível resolver um caso que é preciso extrair dentes, sem extrair esses dentes... Penso que não...

      Abs.

      Excluir
  12. Bom Dia Dra° Sonia, Uso o aparelho auto ligavel a 8 meses em uma escola porém nao vim nenhum avanço ,mudei de dentista(aluna) ,pois a minha rermacava muitas vezes e quando acontecia um imprevisto como um bráquet soltou entre outra eu nao tinha quem me socorrer já que era um vez no mês,o dentista que hj faz o meu acompanhamento(2 semanas) informou que posso ultilizar o fio normal do outro aparelho tem algum problema?? Eu comprei o aparelho completo só q os fios dexei com a dentista (aluna) do curso dessa escola, ela tinha me dito q o autoligavel tem seu proprio fio .Fiquei muito confusa , tem algum problema ? vai atrasar o meu tratamento pelo fato de usar o fio do aparelho normal? caso tenha irei pedi os fios do meu aparelho ja q tenho direito uma vez que paguei,apenas nao queria evitar atrito ja q nao continuei com ela sai da escola pq estava sendo sendo prejudicada e muito o dentista atual consfirmou isso. desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O aparelho autoligável, como eu sempre digo, não faz milagres. A diferença dele para o tradicional é o clipezinho que funciona como ligadura elástica e permite que o atrito seja menor, facilitando - um pouco - a movimentação dentária.
      Existem alguns tipos de arcos, o termo ativado de Níquel Titânio, o de Níquel Titânio e o Níquel Cromo por exemplo.
      O de níquel cromo permite dobras, não é maleável como o níquel titânio, e nem termo ativado. Qualquer um deles pode ser usado no aparelho autoligado. Mas se seus dentes estão muito apinhados ("tortos"), o mais indicado seria o de níquel titânio termo ativado, pois os resultados serão muito melhores se aliado à tecnologia do autoligado.
      Se você já pagou por arcos de níquel titânio termo ativados eu sugiro que é melhor conversar isso com o responsável pelo tratamento. Se é uma escola e era um aluno que fazia seu tratamento, fale com o responsável pela clínica.

      Essas coisas não são muito fáceis de serem resolvidas, já lhe adianto...
      Se ver que é difícil, continue com o tratamento atual, pois o dentista demonstrou boa vontade.

      Um grande abraço.

      Excluir
  13. Muitíssimo obrigada Dra Sonia.
    Grande beijos seguirei o conselho da senhora.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Dra Sonia, vou iniciar um tratamento ortodontico e o dentista disse que tenho a mordida cruzada em um dos lados e que a parte superior e inferior sao iguais, ou seja os dentes de cima nao encaixam com os debaixo. Ele sugeriu o uso do aparelho autoligado para consertar esse problema. Existem outros métodos que nao seja o autoligado para fazer a expansao ou o esse aparelho é o mais eficaz e melhor? também tenho os caninos superiores pra fora.
    obrigada, um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem vários tipos de aparelhos que promovem o descruzamento de mordidas cruzadas, tais como o Quadri hélice, o Hyrax, o Haas, aparelho removível com parafuso expansor, etc. Pode-se usar o ap. fixo associado com outro aparelho a ser instalado no palato (céu da boca). depende muito do planejamento.
      Em relação ao tipo de ortodontia fixa, pode ser usado tanto o aparelho fixo convencional quanto o autoligado.
      Lembre-se sempre dessa frase: aparelho autoligado é bom, mas não faz milagres.

      Abs e boa sorte.

      Excluir
  15. Boa tarde Dra Sonia, minha dentista falou que tenho que usar aparelho fixo e hyrax ,pois tenho mordida cruzada.Será que o aparelho autoligado resolveria o problema sem precisar usar o hyrax? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo!
      Olha, para descruzar a mordida de apenas 1 dente, o aparelho fixo pode até resolver sozinho... Mas para descruzar a mordida de vários dentes, há necessidade de aparelhos fixos mais um aparelho no palato. Se a indicação é Hyrax, é porque a mordida está bastante cruzada e deve ser bilateral posterior. Nesses casos somente ortodontia com aparelho fixos (seja ou não autoligado) não resolve...
      Lembrando sempre: "aparelho autoligado não faz milagres"...

      Abs.

      Excluir
  16. Boa tarde!! Tenho problema na mandíbula - a inferior é menor que a superior, com mordida errada, portanto- contudo meu queixo é bem proeminente o que atenua um pouco a deficiência - me recomendaram a cirurgia ortognática, mas não quero passar por ela nesta altura da vida com 38 anos. Ocorre que os dentes inferiores estão se desgastando e as raízes estão ficando expostas...há algum tratamento que possa amenizar o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo!
      Não consegui entender muito bem o seu problema...
      Será que o que você tem é mordida profunda, o que está causando a exposição das raízes dos dentes inferiores? Se for isso, você pode iniciar um tratamento ortodôntico para melhorar a situação...
      Se quiser mandar uma foto dos dentes para o meu e-mail sinta-se à vontade. Será mais fácil de entender.
      Abs.

      Excluir
    2. Drª, o que eu tenho é oclusão dentária classe II...o famoso "dentuço"...rsrs...já estive em três profissionais e os 3 se recusaram realizar o tratamento com o argumento de que não resolveria meu problema, recomendando apenas a cirurgia. Tenho consciência de que o aparelho não vai resolver 100%, mas queria apenas evitar o desgaste e melhorar esteticamente.

      Excluir
    3. Olha Marcelo... Se você tem consciência de que seu caso não irá melhorar sem cirurgia, você pode fazer um tratamento com aparelhos fixos apenas para melhorar um pouco a estética. Isso poderá evitar o desgaste ao qual vc se refere. Já fez uma documentação ortodôntica?
      Converse e explique ao ortodontista que vc está ciente da cirurgia mas não deseja passar poe ela.

      Abs

      Excluir
  17. Boa tarde ! Hj minha dentista disse que iria colocar este aparelho em mim, mas fiquei na dúvida se ele por não conter a borracha, se machuca muito, se ele corta a boca por ser totalmente metalico, etc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O aparelho autoligado não machuca por não ter o anel elástico de ligadura. As pecinhas (bráquetes) são fabricadas de tal maneira que não causam desconforto. Talvez incomode um pouco no início, pois afinal é um corpo estranho na boca. Mas nada de anormal.
      Fique tranquilo.
      Abs.

      Excluir
  18. Olá gostaria de saber quanto custa em média este aparelho autoligado. Fui ao dentista e eu achei meio caro, mas o preço varia de um consultório para outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jozy!

      Como você mesma disse, o preço varia de um consultório para o outro e é bem mais caro que os tradicionais metálicos. Depende do dentista, da cidade, da marca comercial usada.
      Não podemos falar em preço porque o código de ética odontológica não permite.

      Abs.

      Excluir
  19. Boa tarde,
    coloquei meu aparelho autoligado vai fazer dois meses ainda, sendo que não consigo morder pela frente, meu dente doi, como se estivesse dormente, sensivel, ainda não coloquei a parte de baixo. será que isso é normal :??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia!
      Esse dente que você diz sentir adormecido deve estar passando por grandes movimentações, por isso a sensação estranha. Eu diria que por enquanto é normal, mas se a sensação esquisita persistir é melhor fazer uma radiografia periapical da região.
      Abs.

      Excluir
  20. Oi tudo bem, Coloquei meu parelho a dias, e estou na duvida de como deve ser a limpeza dos dentes, se eu posso danificar o aparelho ao escovar os dentes e o que posso comer ou não, para não danificar os dentes. Antes de tudo gostaria de agradecer pelo ótimo informativo que sanou todas minhas duvidas, está de parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Você não deve comer nada que exija esforço da mastigação, tudo que tenha que mastigar demais: amendoim, pipoca, carnes "duras", frango frito, morder maça diretamente com os dentes anteriores, etc. Enfim é preciso bom senso para avaliar se um determinado alimento pode causar danos ou não.
      A escovação não causa danos, pelo contrário, deve ser realizada conforme instrução do seu dentista e sempre após refeições. Assim como o uso de fio dental.
      Não falte às consultas, escove corretamente e coma com calma. Em breve seu tratamento estará finalizado...
      Grata pelo elogio. Abs.

      Excluir
  21. Olá Sônia!
    sou o João Manoel. Toda vez que volto ao ortodontista, volto com os dois ultimos braquetes quebrados. esses ultimos braquetes são como a pecinha do anel, mais sem o anel, sabe? Queria saber se nesse caso, precisarei usar o anel completo... ah, e outra duvida. como sempre volto ao ortodontista com esses benditos 2 braquetes quebrados, ele pode diminuir o calibre do arco para um calibre menor do que já estava? por exemplo: fui ao ortodontista este mês com dois braquetes soltos(os benditos ultimos braquetes). se eu estiver com um arco calibre 3' ele pode diminuir para o 2' ou pode permanecer com o 3'?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Manoel!
      Se esses tubos estão saindo muito, é melhor colocar o anel metálico (banda). pelo menos é o que eu faço nesses casos.
      Quando solta uma peça do aparelho geralmente é necessário voltar para um arco de diâmetro menor, pois é preciso fazer o alinhamento e nivelamento novamente do dente que soltou a peça. Isso porque ao se colar peça nova, nem sempre ela fica na mesma posição que estava antes.
      Pode até permanecer com o mesmo arco, mas se for muito calibroso o melhor é colocar outro mais fino.
      Abs.

      Excluir
  22. Olá Dra. Sonia Araujo, estou utilizando o aparelho convencional ( com borrachinhas), porém estou mudando de dentista, pois estou insatisfeita com meus dentes. Fiz a extração do dente "15" já faz 2 anos e até hj o espaço não fechou completamente. Fui em outro dentista, e ele me indicou o aparelho auto ligado, para ajudar a solucionar os espaços nos quais se encontram e acertar a mordida com elásticos para que o tratamento termine em um menor tempo. Gostaria de saber se essa troca do convencional para o auto ligado, seria ou boa opção, ou seria melhor terminar o tratamento com o mesmo que se encontra na minha boca? Uma outra curiosidade, apos acertar o encaixe da mordida e necessário permanecer com o aparelho na boca por mais quanto tempo, para a estabilização dos dentes? (Estou afim, de um bom resultado, e não espero ter que colocar aparelho novamente. Tenho medo do lugar onde eu extrai o dente 15 abra e eu tenha que colocar aparelho novamente, como ja aconteceu em casos de pessoas que eu conheça). Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junia!
      Para que o local do 15 "não se abra" novamente, basta colocar uma boa contenção e o problema estará resolvido.

      tanto o aparelho tradicional de borrachinhas quanto o auto ligado são eficientes. A diferença do autoligado é que onde deveria haver a ligadura elástica existe um clip que prende o fio ortodôntico ao bráquete.
      Digo e repito: "Aparelho AUTOLIGADO NÃO FAZ MILAGRES!".
      Ele faz tudo o que o tradicional faz, mas promete terminar "um pouco" mais rápido o tratamento porque o atrito entre clip+fio ortodôntico+bráquete é menor que entre borrachinha+fio ortodôntico+ bráquete. Ou seja, haveria um "deslize melhor" do arco entre os bráquetes, o que facilitaria o tratamento.
      Mas se quem estiver trabalhando com o ap. autoligado não dominar a técnica de nada adiantará... Não há mágicas... Portanto, mude de técnica, sem problemas... Mas não se iluda achando que isso vai fazer maravilhas.
      O elástico é necessário para promover a intercuspidação entre os dentes. Se estiver tudo alinhado, uns 2-3 meses de elástico é suficiente (se o paciente usar dia/noite).
      Um grande abraço.

      Excluir
  23. Boa noite! Parabéns pelo blog! De grande ajuda para todos os leigos, como eu. Uma sobre a pasta odontológica, no termino do tratamento, a pasta é minha posso leva-la pra casa? Ou se houver a troca de clinica posso levar a pasta ou devo fazer outra?
    Desde já agradeço.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Oi Camila!
    Geralmente quem paga pela documentação é o paciente e portanto ele pode levar. Se você vai trocar de dentista e sua documentação já está com mais de 8 meses, é melhor fazer outra. O novo profissional precisará de seus dados recentes para efetuar novo planejamento de tratamento.
    Abs.

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigada, Dra. Sonia.
    :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Boa Tarde Dra.me chamo Viviane e estou a poucos dias de colocar o auto ligado e gostaria de tirar uma dúvida... tenho mordida aberta e meus dois dentes da frente inferior são de leite, meu dentista explicou que esses dentes irão cair conforme o aparelho for alinhando minha mordida e depois terei que colocar a prótese, se não me engano... mas minha duvida é os dentes superiores da frente conforme forem se alinhando correm o risco de se separar para depois juntar novamente?? Estou com muito medo que isso aconteça!! E se acontecer há previsão do tamanho do espaço e do tempo para se alinharem novamente?? Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane... Desculpe a demora... Eu respondi o primeiro comentário que vi e acabei por deixar os outros. Só agora cheguei no seu...

      Olha, eu não sei se os dentes de leite irão "cair" conforme se faz o alinhamento e nivelamento. Se isso não acontecer será necessário extrair esses dentes. E depois de retirado o aparelho fixo, deverá ser colocado um implante, caso o espaço não se feche com a movimentação dos demais dentes vizinhos.
      Conforme o alinhamento vai acontecendo, pode ocorrer de aparecer um diastema (espaço) entre alguns dentes, mas nada exagerado, pode ficar tranquila.Se abrir um espaço é muito pequeno, nem meio milímetro...

      Abs.

      Excluir
    2. Obs. Caso abram espaços, o dentista fechará rapidamente, em 3 dias mais ou menos, com o uso de elásticos.

      Excluir
  27. Olá Sonia,

    Os intervalos entre as manutenções são maiores, porém minha ortodontista usa o prazo convencional de 28 dias, está correto????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia!
      O prazo convencional para os aparelhos metálicos tradicionais não é de 28 dias, geralmente pode se fazer uma ativação de 15 em 15 dias (com forças leves).

      Quanto ao autoligado, ele difere em pouco dos tradicionais metálicos. Não é milagroso e nem mágico. Eu diria que o prazo de 30-28 dias entre uma consulta e outra está ótimo e depende do caso clínico do paciente. Não está incorreto.

      Abs.

      Excluir
  28. Ola Dra... enviei uma pergunta ontem dia 11/02/14 e não houve resposta... vi que foi feita uma pergunta dia 12 e já tem resposta... não fiz uma pergunta adequada para o site?? Obrigada Viviane Duarte

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigada Dra!!!
    Abraços Viviane Duarte

    ResponderExcluir
  30. Olá Dra Sônia,
    Parabéns pelo blog.
    Meu nome é Anderson, e estou em tratamento ortodôntico com aparelho autoligado Crystal 3D há cerca de 5 meses. Esse tipo de aparelho, esteticamente me agrada muito..porém temos um problema quanto à aderência dos braquetes, que apresentam em sua composição polímeros + fragmentos de kevflar que não respondem muito bem á resina de fixação.. Meu ortodontista, informou que existe outro tipo de aparelho estético de porcelana.. o Damon System. Porém não indica sua utilização, alegando esse aparelho responde "tão bem" quanto à aderência, que quando for a época retirar os braquetes, o esmalte do dente é danificado..
    Dentre esses dois tipos de aparelhos, qual a Sra indica?
    Obrigado, e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson!
      Há mais de 10 anos, as retenções dos bráquetes cerâmicos eram químicas, uma ligação química era formada entre o material adesivo e face do bráquete. Isso causava sérios problemas na hora de retirar o aparelho, comprometendo o esmalte dentário. Hoje em dia as retenções são mecânicas, entre base bráquete e adesivo, não causando danos à estrutura do esmalte, desde que retirados delicadamente e depois realizado devido polimento. problemas entre a interface dente/bráquete também podem ser causados com a colagem dos bráquetes metálicos, caso na hora da retirada sejm feitos movimentos bruscos.
      Não tenho muita experiência com os bráquetes Damon, mas acredito que não causam danos às estruturas do esmalte, desde que retirados com cuidados.

      Quanto aos bráquetes Crystal 3D, são extremamente estéticos. O kevlar é um polímero responsável pela transparência desse bráquete. O melhor material de colagem para o Crystal 3D é o cimento adesivo fotopolimerizável Orthocem, também indicado para o Damon System. Talvez o problema esteja no material usado para colagem, não?
      Os dois tipos de bráquetes são excelentes.
      Abs.

      Excluir
  31. Oi doutora adorei seu blog. As informaçoes prestadas sao bem esclarecidas. Parabens!!! abraço

    ResponderExcluir
  32. Oi Doutora , uso o auto ligado há 3 semanas e sinto cada vez dor em um dente, para mastigar. è normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      Por enquanto é normal, pois são apenas 3 semanas, os dentes devem estar desalinhados... Mas se depois de 2 meses ainda sentir muito incômodo, relate isso para seu ortodontista. Abs.

      Excluir
  33. Ola Dr. Sonia.
    Bom ja faz 1 ano que uso aparelho normal de borrachinha. Faz uns 6 meses que não faço manutenção, pois fui estudar fora do país e voltei recentemente. Meus dentes deram um visual diferente (melhorou a estética), o problema, é que a parte inferior é bem atras da parte superior, meu antigo dentista tinha dito, que eu teria que fazer uma cirurgia para cortar um pedaço do osso da mandíbula para os dentes ficarem perfeitos. Eu não tinha entendido isso, e por esse motivo eu deixei a manutenção e fui estudar fora. Agora vou procurar outro profissional, fazer todos os exames e pretendo colocar o aparelho auto-ligado. Você acha que ele pode melhorar bem minha estética? Não acho que está feia, mas não queria fazer essa cirurgia que o outro dentista tinha me dito. Abraços

    ResponderExcluir
  34. Oi Dr. Sonia.
    Eu uso o aparelho normal de borrachinhas, ja fazem mais de 1 ano. O dentista que eu frequentava, disse que no meu caso, eu teria que fazer uma cirurgia para os dentes ficarem perfeitos, ele disse que tinha que cortar osso da minha mandíbula, porque a parte inferior do meu maxilar é atras da superior. Eu não entendi nada, e por esse motivo eu desanimei. Fui estudar fora e não fiz mais manutenção. Agora que voltei, vou procurar outro dentista e quero colocar o aparelho auto-ligado. Não acho a estética dos meus dentes feio, melhorou até bastante com as poucas manutenção que eu fiz, eu só queria diminuir mais um pouco o sorriso, que eu acho muito grande, e também alinhar mais os dentes. Você acha que o auto ligado, pode ser melhor no meu caso? Abraços

    ResponderExcluir
  35. Diego, é difícil fazer um diagnóstico sem ver a documentação e sem ver o paciente. Pelo que você relata, seu último dentista concluiu que seu caso é cirúrgico e portanto falou em "cortar osso". Há casos que só são resolvidos com cirurgia e outros que - apesar de terem indicação cirúrgica - podem "melhorar" somente com ortodontia. Talvez seja o seu caso... Você pode usar o aparelho autoligado ou o tradicional metálico. O fato de usar o autoligado não implica que um caso cirúrgico deixe de ser cirúrgico... Como eu sempre digo, aparelho autoligado NÃO FAZ MILAGRES, É IGUAL AOS OUTROS E QUEM GARANTE SUA EFICIÊNCIA É A PRÁTICA DO ORTODONTISTA.
    Abs.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia Dr. Sonia, assisti alguns vídeos sobre o aparelho auto ligado e muitos falam sobre uma mudança natural no formato do rosto na região maxilar que acontece junto ao tratamento. Quero saber se realmente e verdade? e se vc ja acompanhou um tratamento podendo presenciar esse resultado?
    Desde já agradeço kayck.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kayck! Os aparelhos ortodônticos metálicos tradicionais (que usam borrachinha colorida), os estéticos (safira - porcelana- policarbonato), os linguais, os removíveis e os autoligados, todos eles podem promover uma mudança no formato do rosto do paciente desde que bem indicados, bem planejados, em paciente colaborador e com ortodontista bem preparado. Foram muitos os casos de pacientes felizes e contentes com os resultados porque muitos tinham medo de sorrir.
      Se necessita de tratamento, qualquer um dos aparelhos que citei trará grandes mudanças no sorriso e no perfil. O autoligado não é mágico e o que ele faz, qualquer outro aparelho fará também. Mas como eu citei, há necessidade de colaboração do paciente e conhecimentos por parte do dentista.
      Abs e sucesso.

      Excluir
  37. Dra., coloquei o aparelho autoligado ha 4 dias para corrigir pequenos apinhamentos e mordida cruzada e ainda sinto muitas dores.Sinto como se meus dentes estivessem moles e nao consigo mastigar. Isso e normal? Qual o tempo medio para que passem as dores?

    ResponderExcluir
  38. Tem apenas 4 dias que coloquei o aparelho autoligado e ja consigo perceber que houve uma movimentacao nos meus dentes.Sera que isso e mesmo possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elmana, eu tenho notado que os pacientes que colocam autoligado se queixam de dentes doloridos por mais tempo... Portanto, fique tranquila, está dentro do normal. provavelmente esses sintomas irão desaparecer dentro de uma semana aproximadamente. Depende muito do problema também. Quanto mais "tortinhos" estiverem os dentes, mais dolorido fica!

      Abs.

      Excluir
  39. Coloquei aparelho auto ligado mas não gostei dos pontinho colorido de cada braquete sera que posso pedir p ela tirar e colocar sem cor , como eu achei que ia ser ?
    obrigado doutora.

    ResponderExcluir
  40. Oi doutora coloquei aparelho auto ligado mas não gostei dos pontinhos coloridos que tem em cada braquete, gostaria de saber se é possível tirar e colocar outro sem cor, como a dentista falou para mim que era o aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João! Os pontinhos coloridos dos bráquetes são para orientar o dentista na hora da colagem, se a peça é superior ou inferior, direita ou esquerda. Geralmente eles saem com um instrumento pontiagudo. Peça para seu dentista remover os pontinhos ou tente tirar com uma agulha. Abs.

      Excluir
  41. Boa noite Dra.
    Gostaria de saber se os aparelhos autoligados podem promover um aumento significativo na dimensão transversal da maxila e da mandíbula em relação ao aparelhos convencionais, conforme especificado em alguns artigos científicos. Meu dentista disse que, como tenho 24 anos, não seria mais possível utilizar aparelhos tipo Hyrax, o Haas(segundo ele esses aparelhos só poderiam ser utilizados até 15 anos de idade). E como ele só trabalha com o convencional, disse que não seria possível expandir a arcada. Gostaria que a arcada fosse expandida, pois queria ter um sorriso amplo sem buracos negros, preenchendo o corredor bucal. É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!
      O Hyrax e o Haas (por exemplo), são indicados para expandir a maxila ainda em crescimento por promoverem a disjunção da sutura palatina mediana. Como a crianaça está em crescimento, onde houve a disjunção irá ocorrer a formação de tecido ósseo novamente, permitindo que a maxila tenha ganho transversal.
      Quando adulto, pode-se usar o Hyrax/Haas para descruzar mordidas (quando estiverem cruzadas). Ao descruzar a mordida há um ganho transversal, não tão grande quanto se consegue com disjunção, mas há um ganho nesse sentido.
      Em relação ao autoligado (ou qualquer aparelho fixo), pode-se conseguir um pequeno ganho transversal (talvez uns 2-3 mm). Qualquer aparelho fixo pode promover essa pequena expansão da maxila, não precisa ser necessariamente autoligado.
      Não sei se você tem mordida cruzada posterior. Se tem, é possível ganhar uns milímetros no sentido transversal. Se não tem também é possível, mas menos.
      Existe uma força muscular na bochecha que irá trabalhar para que essa expansão diminua com o tempo (depois de tirar o aparelho de contenção), causando uma possível recidiva...
      Para ver se é possível expansão que preencha o o corredor bucal é preciso ver documentação, modelos, radiografias e o caso clinicamente. Não tem como opinar sem o exame detalhado. Expansão em demasia sempre acaba em recidiva, e aparelho autoligado não faz mágicas.

      Confesso que muitas vezes ao ver a novela das nove que acabou, eu observava o sorriso do Félix (Mateus Solano) e via aquele corredor bucal imenso... E me perguntava se aquilo não tinha jeito de ser resolvido... rsrs!

      Abs

      Excluir
  42. Olá Dra. ja uso o aparelho auto ligado a mais de 18 meses e ate o momento não vi nenhuma diferença. E vou no dentista todo mês nunca faltei nenhum mês. Eu acho que minha Dra. esta enrolando com meu tratamento. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  43. Oi Jadson! Não tem como eu falar que não há diferença entre o antes e o agora de seu tratamento, pois não vi sua documentação e nem o caso clinicamente... Mas o conselho que dou a você é que fale com sua dentista e demonstre sua preocupação em relação ao tratamento e seu desapontamento. Abs.

    ResponderExcluir
  44. Olá, eu tenho mordida cruzada. Eu fui no dentista e ele colocou o aparelho apenas na parte superior e não colocou os tubos. Eu fui no dentista hoje, é a 2ª consulta, ele colocou o tubo na parte superior e disse que só irá colocar o aparelho na parte inferior daqui a 02 meses. Esse tipo de procedimento é normal?

    ResponderExcluir
  45. Dr,vou por o aparelho auto ligado para puxar o dente 21 ,que está incluso,e já. tenho espaço pra ele.Quanto tempo deve demorar pra ele ir totalmente pro lugar?Bjo e obrigada.

    ResponderExcluir
  46. Olá. Dr.vou por o aparelho auto ligado pra tracionar o dente 21 que está. incluso,já. tenho espaço pra ele descer.Quanto tempo. em média deve levar pra ele descer totalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!
      Bem, você precisa tracionar o 21 (incisivo central superior esquerdo), ok? Se já existe espaço para o dente e ele está VERTICALIZADO dentro do tecido ósseo, em mais ou menos 3-4 meses estará no lugar. Se o incisivo estiver inclinado demora mais, vai depender do tanto que está inclinado, podendo chegar a até 12 meses para se posicionar corretamente. Abs.

      Excluir
    2. Obg pela resposta!!!Estou animada para colocá-lo!!!!!!!!Abs

      Excluir
  47. Olá, Dra. Sonia
    Coloquei o aparelho autoligável há um mês e estou usando aquela espécie de plataforma atrás dos 2 dentes da frente. Preciso saber por quanto tempo terei que usar essa plataforma (apenas uma estimativa), pois sou cantora e isso está me atrapalhando muito.
    Peço que responda a minha pergunta, por favor, pois, como estou sendo cobaia numa pesquisa acadêmica (e de fato sendo tratada como tal), os dentistas responsáveis não se dão ao trabalho de responder questões como essas.
    Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raissa!
      Pelo que eu entendi, você possui mordida profunda e usa um placa de altura, seria isso? Uma plataforma para levantar a a mordida? Se for isso, dentro de 3-4 meses já haverá surtido efeito e você já poderá tirar essa plataforma.
      Olha, mesmo as pessoas que participam de pesquisas acadêmicas têm direito de saber como está sendo feito seu tratamento... Terá que haver diálogo entre você e os profissionais para um bom andamento do tratamento!
      Um grande abraço.

      Excluir
  48. Muito obrigada!
    Concordo plenamente!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  49. Olá, Dra. Sônia. eu escovo os dentes com escova elétrica e vou colocar aparelho. Quero saber se tenho que voltar para a escova tradicional ou posso continuar escovando com essa elétrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo! Você pode continuar com a escova elétrica e complemente a escovação com a escova tradicional porque muitos resíduos ficam escondidos nos bráquetes e nos tubos (que ficam nos dentes posteriores). Não esqueça do fio dental e um bom produto para bochechos para usar uma vez ao dia. Abs.

      Excluir
    2. Muito bom o seu blog, tirei muitas dúvidas. Obrigado...

      Excluir
  50. Olá Dra. Sonia! Coloquei o aparelho autoligado há cinco dias. A ortodontista optou por colocar primeiro na parte inferior, acho que porque tenho um apinhamento de dentes na frente e mordida cruzada. Para tanto, primeiro ela colocou umas ligas para afastar os dentes e colou os braquetes. O que eu achei estranho, foi o fato de faltarem braquetes nos dois últimos dentes inferiores. Além disso, a ortodontista colocou uma espécie de batente nos penúltimos dentes superiores, de forma que não consigo encostar todos os dentes e, consequentemente, não consigo mastigar. Dois dias depois, colocou o fio. Aí eu pergunto: o aparelho já está fazendo efeito? Nesses dentes inferiores que ela não colocou os braquetes, ela vai colocar o que chamam de anel? Quanto tempo eu vou usar esse batente? Meus dentes estão doloridos, mas não sei se é só em razão do corpo estranho ou se é porque já começaram a agir. Ela disse que o superior só colocará provavelmente daqui a dois meses. Por favor, Doutora, agradeço imensamente pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Bem, vamos por partes:
      - Não há problema de faltar bráquetes nos últimos dentes inferiores. Provavelmente será colado posteriormente (tubos).
      - As 'ligas' às quais você se refere são os elásticos separadores e com certeza será colocado nesse local um anel metálico (banda).
      - Esses "batentes" aos quais você se refere creio que é uma camada de resina para "levantar" a mordida, pois você disse que ela está cruzada. Realmente, não dá para "encostar" os dentes, mas esse é o efeito desejado. Não dá para dizer precisamente quanto tempo ficará assim (com a resina), mas geralmente por volta de 3 - 4 meses, se for corrigido o que se pretende corrigir.
      - Com certeza o aparelho já está fazendo efeito...

      Não tem como fornecer mais detalhes online, pois há necessidade de analisar a documentação e clinicamente.

      Abs.

      Excluir
    2. Muito obrigada pelas informações, Dra. Sonia! Foram bastante esclarecedoras. Consegui tirar muitas dúvidas acompanhando os posts do blog. Vou recomendar aos meus amigos!

      Excluir
    3. Por nada... Agradeço a gentileza. Abs.

      Excluir
  51. Ola! qual a melhor marca de aparelho autoligado: Clarity SL 3M unitek, ou In Ovation Clear - GAG Dentisply EUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As 3 marcas são boas, mas a melhor de todas é a In Ovation.

      Abs.

      Excluir
  52. Ola tenho 31 anos e tenho a mordida cruzada bilateral e desgaste osseo "perda ossea" minha dentista esta pensando colocar esse auto ligado, vc acha que seria o mais indicado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tassia, tanto o convencional metálico quanto o autoligado são excelentes tratamentos em ortodontia fixa. Se vc tem perda óssea devido a problemas periodontais o mais indicado seria o acompanhamento de um periodontista e radiografias periapicais de 3 em 3 meses para acompanhar a evolução do tratamento. Abs.

      Excluir
  53. Bom dia Dra.

    A dentista disse que minha mordida esta muito cruzada tanto na parte de cima como na parte de baixo e meus dentes da parte de cima são bem pra frente. Ela disse que com o convencional vai demorar uns 4 anos pra alinhar a cruzada e mesmo assim nao vai perfeito. Com o autoligado em 2 anos estaria tudo certo. Qual você me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, aparelho autoligado não faz mágica, não vai acelerar seu tratamento tanto tempo assim... Veja bem: É O QUE EU PENSO E TENHO VISTO, provavelmente encontrará opiniões diferentes. Os dois tipos de aparelho são bons, tanto o tradicional quanto o autoligado, tudo depende do planejamento do tratamento. Abs.

      Excluir
  54. Olá Dra Sonia,

    Coloquei o aparelho autoligado há cinco dias e minha dentista colocou o que chamou de stop bite, duas resinas na parte de dentro dos dentes superiores da frente para conter a mordida profunda, acho que é o mesmo que tenho visto pela internet chamarem de batente para levantar a mordida. Estou muito preocupada com a alimentação, pois como os posteriores jamais se tocam por causa do batente, não consigo mastigar nada, os alimentos ficam "dançando" entre as arcadas. Minha dentista disse que vou me adaptar e que preciso ficar com esse batente por 6 meses. Então vou ter que ficar 6 meses só me alimentando de líquidos e pastosos? Isso não é prejudicial à saúde? E depois desses meses, quando os dentes forem pra posição que ela quer e puder ser retirado o stop bite, vou ficar assim, nunca mais encostando os dentes posteriores? Além disso, o stop bite me força a colocar o maxilar de baixo mais pra frente do que ele era antes, o que me faz estar sempre forçando, numa posição muito desconfortável. Estou bem preocupada, se puder me esclarecer essas dúvidas, agradeço. Abraços, Ane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui se acostumar com o batente? ta fazendo efeito?

      Excluir
  55. Ola Doutora,
    Coloquei aparelho autoligado ha uma semana, ja no mesmo dia sobrou fio do lado esquerdo e estava me furando, voltei na dentista, ela concertou, e um dia depois estava sobrando do lado direito, nao estou usando banda, e agora o fio voltou um dente, ele nao esta indo ate o penultimo como ela colocou, está no antepenultimo e o lado esquerdo esta sobrando de novo, tenho q voltar la novamente, mas gostaria de saber se é normal isso, estou cheia de aftas dos dois lados da boca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joelma, o fio está deslizando, por isso cada hora sobra de um lado. Há alguns recursos para isso não acontecer, como fazer uma dobra na pontinha do arco. Mas é melhor conversar com o dentista primeiro, para ver quais soluções ele pode tomar. Abs.

      Excluir
  56. Que blog excelente!
    Dra Sônia! Coloquei o aparelho auto ligavel ( crystal 3D) faz 3 dias. Não
    Sinto dores. Os
    Únicos incômodos são:
    1- estou com uma camada de resina que impossibilita a minha mastigação e isto
    Está me deixando louca pois realmente não consigo mastigar nada. Por quanto tempo essa sensação fica? A resina cede??
    2- o tamanho dos braquetes são enormes !
    3 - minhas bochechas estão cortadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuela. Agradeço o elogio.
      Bem, respondendo:
      1. Essa camada de resina que está atrapalhando deve ser um modo de levantar a sua mordida, de obter condições para poder colar o aparelho inferior. Foi isso que entendi...
      2. Os bráquetes são um pouco maiores devido ao material de fabricação e devido ser autoligável;
      3. Para evitar machucados nas bochechas e lábios peça a cera ortodôntica ao dentista e coloque sobre as pecinhas que estão machucando.
      Abs.

      Excluir
  57. Ola , queria saber pq doi muito mais nos dentes debaixo que nos dentes de cima e faz 1 mes que coloquei autoligado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natan, você com certeza sentirá os dentes doloridos onde houver a necessidade de maior movimento, ou seja, onde eles estiverem mais desalinhados. Isso pode ser superior ou inferior. Abs.

      Excluir
  58. Estou usando o aparelho autoligado a 2 meses. Ontem coloquei as bandas e sinto como se meus dentes estivessem moles e nao consigo mastigar. Isso e normal, ja que essas bandas não saem do lugar? Qual o tempo medio para que passem as dores? Outra dúvida, minha dentista deu uma lixada em alguns dentes, e tenho medo que fique espaço entre eles depois que ja estiverem alinhados. Isso está correto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo! As bandas não saem do lugar, só se ficarem soltas. As dores geralmente melhoram no terceiro dia após a ativação do aparelho.
      Em muitos casos lixamos os dentes para ganhar um pouco de espaço, isso é normal e geralmente não costuma sobrar espaços.
      Abs.

      Excluir
  59. doutora uso aparelho autoligado3d ja extrair 4 cisos,porém tenho uma outra extração feito do lado direito a mais na parte de cima para alinhar a linha media preciso extrair mais 3 dentes sendo 2 na parte debaixo e 1 na parte de cima?meu dentista ia extrair mas,ele voltou atrás e disse que não vai mais ele esta certo? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, para responder sua pergunta eu precisaria ver a documentação ortodôntica. Nem sempre é preciso extrair um dente para corrigir a linha média. Muitas vezes há pequenos espaços que auxiliam e o desvio pode ser corrigido de maneira simples. Portanto, não tem como dizer se o dentista está certo ou errado, mas acredito que um profissional sempre planeja muito antes de iniciar um tratamento e com certeza ele está correto. Abs,

      Excluir
  60. Prezada Dra. Sônia, primeiramente parabéns pelo Blog. Estou prestes a iniciar o tratamento ortodôntico e, em vista da situação dos meus dentes (alguns bem para dentro), os 3 dentistas que consultei foram unânimes em recomendar os autoligados para meu caso. Pois bem, estava quase contratando um tratamento com autoligado nacional (não fui informado da marca) e consultei um dentista que falou que tal aparelho é totalmente imprestável (nenhum nacional seria bom). No caso, ele foi taxativo em recomendar o DamonSystem e disse que tal sistema é revolucionário, pois tem a tecnologia mais avançada do mercado e os resultados seriam infinitamente melhores (inclusive com expansão de maxilar). Achei meio marketing, mas, de todo modo, gostaria de saber se realmente os autoligados nacionais não trazem resultados semelhantes ao DamonSystem (e demais importados, como Foresta Dent) e qual a importância dos fios termoativados (e se o aparelho nacional já conta com essa tecnologia)? Obs.: há alguma marca nacional confiável? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço os parabéns e sua visita, Bruno.
      Olha, os aparelhos nacionais são ótimos, pode ter certeza disso. O fio termoativado já é usado há muito tempo nos aparelhos nacionais e há também o termoativado nacional que nada deixa a desejar para o importado. O fio termo ativado fica mais maleável em temperaturas baixas e mais rígido quando em temperaturas mais altas, dentro da boca. Isso provoca uma movimentação melhor nos dentes.
      A tecnologia do Damon System é ótima, sem dúvida... Mas o que manda na qualidade do tratamento é o CONHECIMENTO DO ORTODONTISTA. De nada adianta usar Damon se os conhecimentos da mecânica ortodôntica deixarem a desejar.
      Há boas marcas nacionais, como a Tecnident e a Morelli.

      Abs.

      Excluir
    2. Nossa depois de uma resposta dessas qqer um nota se tratar de uma excelente profissional, respondendo perguntas grandes, da pra ver que o bom atendimento começa por aqui, explica mto bem, mto paciente. Imagino pessoalmente.
      PARABENS.

      Dra. Estou com autoligado faz 1 semana, primeira vez que uso aparelho e tenho 22 anos.
      Gostaria de saber se todo autoligado utiliza o fio termoativado, ou o dentista pode estar usando outro tipo de fio no meu aparelho. E se é normal os dentes ficarem meio moles, pois qndo eu forço os dois caninos levemente com o dedo vejo eles balançarem, mas nada que assuste.

      Obrigado. e Parabens

      Excluir
    3. Agradeço os elogios Renato e agradeço também a sua visita.
      O fio termoativado é apenas uma opção no tratamento ortodôntico. Com o aparelho autoligado podem ser usados os termoativados, os maleáveis (níquel-titânio) e os não maleáveis (níquel cromo), os coloridos, etc. O tratamento pode ter os tipos de arco alternados, por exemplo, um mês com termo ativado, outro não... Não há regra fixa.
      Os dentes ficam "meio moles" sim... Essa mobilidade é porque estão se movendo de um lugar para o outro e geralmente dura uns 4 dias (depende do caso).

      Um grande abraço e feliz Natal.

      Excluir
  61. Olá, coloquei faz duas semanas o aparelho autoligado. Mas achei q os braquetes nao ficaram no meio do dente. Falei com a dentista e ela disse que os aparelhos Damon são colocados assim. Gostaria de saber sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana! Cada bráquete tem seu lugar na coroa dos dentes, não sendo necessariamente "no meio". Fique tranquila e confie em sua dentista. Abs.

      Excluir
  62. Olá Dr.
    Eu tenho retração gengival e também tenho as raízes dos caninos baixas, se eu coloca o aparelho ortodôntico eu corro algum risco de a retração evoluir ou até mesmo perder alum dente?
    No meu caso o aparelho ato ligado seria mas ideal, ou convencional teria a mesma efetividade independentemente do tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano!
      Uma retração gengival, por si só, não contra indica o uso de aparelhos ortodôntico. O que se precisa ver é a situação dessas raízes na radiografia, como está a saúde do tecido ósseo de suporte... A retração pode ter acontecido devido à posição do dente na arcada, e nesses casos um tratamento ortodôntico irá melhorar o problema.
      A forma correta de escovação também ajuda, usando escovas macias e não colocando força na escovação. Em casos de grandes retrações é aconselhável a visita em um periodontista para fazer uma cirurgia, um enxerto de gengiva, que irá "cobrir" a parte exposta.
      Se a retração não tiver os devidos cuidados, pode-se perder o dente sim...
      Em relação ao aparelho, poderá usar tanto o convencional quanto o autoligado. Em relação ao tempo, segundo pesquisas de alguns renomados professores de odontologia, o autoligado parece adiantar por volta de 4 meses de tratamento...
      Um grande abraço.

      Excluir
    2. Dra.
      Muito obrigado pelos esclarecimentos.

      Excluir
  63. Ola doutora meu dentista só colou os bracketes nos seis dentes da frente e nn botou os sepaaradores e marcou pra min volta daqi a 15 dias.isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus.
      Cada dentista tem uma maneira de trabalhar. Com certeza no seu retorno ele irá colar os bráquetes restantes. Não colocar separadores não tem problema, todas as peças podem ser coladas em vez de se colocar o anel metálico (banda), que é o que necessita de separadores. Abs.

      Excluir
  64. Olá
    tenho 32 anos e possivel um tratamento para colocar os dentes no lugar certo? Com o autoligado em média quanto tempo leva?

    vlw

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dagoberto.
      A idade cronológica não importa muito. O mais importante é que os dentes, gengivas e tecido ósseo de suporte estejam saudáveis.De acordo com observações de professores da área, o aparelho autoligado permite ( não é certeza) que o tratamento termine por volta de 4 meses antes que com o aparelho tradicional.
      Abs.

      Excluir
  65. Olá doutora. Essa semana coloquei os anéis superiores, porém em um dos lados quando trinco os dentes sinto um barulho diferente, como se estivesse engessado. Será que é o resto do cimento? Só que passo a língua e não vejo nenhum resquício de cimento. Como faço para tirar esse incomodo? É muito ruim

    ResponderExcluir
  66. Olá doutora, essa semana coloquei os anéis na parte superior, porém do lado direito sinto um incômodo ( barulho estranho mais grave) quando trinco os dentes, como se o dente estivese engessado. Será que é algu resquício de cimento? Olhei no espelho e passei a língua, mas não sinto nada. Como faço para tirar esse incomodo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo! Muito difícil responder sem ver. O conselho que posso te dar é que procure seu dentista o mais rápido possível e comunique a ele o seu incômodo. Um grande abraço.

      Excluir
    2. Dra coloquei o autoligado morelli
      Na colagem o dentista colocou a borrachinha nele e normal se tratando do autoligado na colagem?
      2-com dois dias o penultimo braquete que e bem parecido com os demais soltou e caiu... e minha 1 manutenção sera daqui a 38 dias..ja senti um alinhamento leve principalmente nos dentes da frente. .com essa quebra sera que perdi o mes todo de início de tratamento? Ou essa quebra do braquete e discreta?



      Excluir
  67. Coloquei o auto ligado morelli
    Na colagem o dr colocou as borrachinhas e normal na colagem?
    Com dois dias o penúltimo braquete quebrou e caiu ... um qur parece com os damais... e uma perda total do.1 mes de tratamento? Ja senti um leve alinhamento dos 2 dentes da frente...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vicente!
      Quais borrachinhas você se refere? As ligaduras coloridas? Separadores?
      Quanto ao bráquete que saiu sugiro que ligue para o dentista. Não perderá o mês todo de tratamento, pode ficar sossegado... Mas é bom colar as peças que se soltam, principalmente porque parece que a próxima consulta ainda vai demorar. Abs.

      Excluir
  68. Respostas
    1. Entendi... O dentista colocou o autoligado mais as ligaduras coloridas, é isso? Não tem problema, muitos aparelhos autoligados permitem o uso das ligaduras coloridas. Abs.

      Excluir
  69. Doutora, primeiro parabéns pelo blog e por esforçar-se para responder todos os comentários! Tenho mordida cruzada de apenas 1 dente, que é o 2º molar inferior, ele é um pouco pra fora, e meus incisos laterais são meios tortinhos, ficam atrás dos incisos centrais, tanto em cima, quanto embaixo, isso tudo só de um lado...o outro lado parecer ser perfeito. Coloquei a aparelho autoligado há 4 dias somente na parte superior, e a dentista não colocou brackets no 2 últimos dentes ainda, ela disse que depois faria isso, mas o fato que ela não colocou nada além dos brackets e do fio, perguntei se era só isso, e ela disse que meu tratamento será só assim e umas lixadinhas de vez em quando. O fato é que o lado que pra mim é perfeito, está doendo mais, como se estivessem de fato se movendo, e o bracket em cima justamente dos incisos que são tortinhos, pra dentro, não vão fazer eles entrarem mais?
    Só com o bracket e o fio, vai ser possível afastar todos os dentes e fazer os incisos centrais entrarem mais? Por mais que veja vídeos, não entendo como essa tecnologia do autoligado funciona.
    Aguardo sua resposta. Grata. Ana Paula

    ResponderExcluir
  70. Doutora, primeiro parabéns pelo blog e por esforçar-se para responder todos os comentários! Tenho mordida cruzada de apenas 1 dente, que é o 2º molar inferior, ele é um pouco pra fora, e meus incisos laterais são meios tortinhos, ficam atrás dos incisos centrais, tanto em cima, quanto embaixo, isso tudo só de um lado...o outro lado parecer ser perfeito. Coloquei a aparelho autoligado há 4 dias somente na parte superior, e a dentista não colocou brackets no 2 últimos dentes ainda, ela disse que depois faria isso, mas o fato que ela não colocou nada além dos brackets e do fio, perguntei se era só isso, e ela disse que meu tratamento será só assim e umas lixadinhas de vez em quando. O fato é que o lado que pra mim é perfeito, está doendo mais, como se estivessem de fato se movendo, e o bracket em cima justamente dos incisos que são tortinhos, pra dentro, não vão fazer eles entrarem mais?
    Só com o bracket e o fio, vai ser possível afastar todos os dentes e fazer os incisos centrais entrarem mais? Por mais que veja vídeos, não entendo como essa tecnologia do autoligado funciona.
    Aguardo sua resposta. Grata. Ana Paula

    ResponderExcluir
  71. Dr. Sonia boa noite, tenho 32 anos, a 10 meses coloquei o aparelho fixo normal com borrachinhas, faço a manutenção, troca de fio e borrachinhas a cada 30 dias. Até o momento não vi evolução em nenhum sentido no tratamento. Faço em uma clinica, sou sempre atendido por um profissional diferente,pode ser que não haja um planejamento correto no tratamento? É verdade que a borrachinha depois d alguns dias perde a eficiência? Obrigado Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro!
      Em clínicas geralmente um paciente em tratamento ortodôntico é atendido por vários profissionais. A borrachinha geralmente perde a eficiência depois de alguns dias, pois é um elástico. Não tem como opinar sobre o tratamento sem ver o caso, documentação, etc. Mas sugiro que converse com o responsável pelo tratamento e diga que não está satisfeito com a forma que está o tratamento sendo conduzido... Com dez meses de tratamento dá para ver bastante diferença, seja com o aparelho autoligado ou com o tradicional metálico... Abs.

      Excluir
  72. Bom dia Dra.
    Adorei seu site.
    Estou com o aparelho autoligável ha 1 mes e meio.Nos primeiros dias não senti nada, mas quando fui apertar o aparelho ( há uns 20 dias) dois dentes superioes não me deixam mastigar direito.Incomoda muito.Não consigo morder do lado esquerdo pois eles incomodam..achei que seria só no começo o incomodo mas isso já é preocupante.Se toda vez que apertar tiver q ficar assim..vai ser um tormento.E é incrível como é apenas em 2 dentes...há 2 dias começou a pegar mais um dente atrás desses dois..parece q um vai "contaminando" o outro.Embaixo não sinto nada, nem no lado direito da boca.
    Isso é normal?
    Obrigada

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, vários dentes ou só alguns podem doer após a ativação do aparelho. Os arcos vão sempre mudando de calibre (aumentando) e isso pode fazer uma ativação ficar mais dolorida que a outra. Mas também não significa que sempre ficarão doloridos, pois à medida que os dentes ficam alinhados, a dor diminui.
      Coragem e perseverança. Os resultados são compensadores. Abs.

      Excluir
  73. Bom dia Sonia!

    Sonia eu uso o aparelho autoligado Damon, e já caíram três brackets só esse mês, coisa que nunca havia acontecido com a o aparelho simples de borrachinhas coloridas que eu usei a quase 2 anos antes de colocar esse que estou apenas a 4 meses usando, o problema é que cada bracket o dentista quer me cobrar 110,00 o que eu achei um absurdo pois eu vi em alguns sites que vendem esses brackets de autoligados uma caixinha com vários brackets de cada dente custa em torno de 200,00 a caixinha rsrs me fala uma coisa é normal o dentista querer me cobrar esse valor? outra coisa.. sera que ele colou direito? pois com o outro aparelho mais simples que eu usei isso nunca aconteceu e também creio eu que não é falta de cuidados da minha parte pois quando eu usava o outro aparelho eu comia as mesmas coisas e isso nunca aconteceu!

    Te agradeço desde já pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura!
      Olha Laura, você tem que considerar o valor do bráquete colado e não o bráquete somente, dentro da embalagem onde é vendido. Cada profissional tem seu critério para cobrar.
      Não tem como dizer se há falha na colagem ou não, mas algo está acontecendo para que se soltem com tanta frequência e isso precisa ser avaliado.
      Abs.

      Excluir
  74. gostaria de saber se o aparelho autoligado tem cobertura pala ANS agencia nascional de saude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Bruno!
      A ANS regula os planos de saúde, certo? E isso significa que tratamento ortodôntico pode estar nos planos de saúde odontológicos, mas não necessariamente aparelho ortodôntico autoligado. Ok? Abs.

      Excluir
  75. Olá .
    Euso queria saber se a manutenção do aparelho autoligado é feita de dois em dois meses se eu tenho que pagar todo mês ou se pago ela somente de dois em dois meses.

    A minha dentista tinha falado somente que a manutenção custaria um certo preço e não dissé se pagaria todo mês ou somente quando for realiza-lá.
    Obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel!
      O intervalo entre as consultas do autoligado pode ser mais longo que do tradicional metálico. É o profissional que decide quanto tempo. Quanto ao pagamento, somente o profissional (também) é quem pode dizer o valor e quando deverá ser pago. Abs.

      Excluir
  76. minha dentista colocou o que chamou de stop bite, duas resinas na parte de dentro dos dentes superiores da frente para conter a mordida profunda, acho que é o mesmo que tenho visto pela internet chamarem de batente para levantar a mordida. Estou muito preocupada com a alimentação, pois como os posteriores jamais se tocam por causa do batente, não consigo mastigar nada, os alimentos ficam "dançando" entre as arcadas. Minha dentista disse que vou me adaptar e que preciso ficar com esse batente por 6 meses. Então vou ter que ficar 6 meses só me alimentando de líquidos e pastosos? Isso não é prejudicial à saúde? E depois desses meses, quando os dentes forem pra posição que ela quer e puder ser retirado o stop bite, vou ficar assim, nunca mais encostando os dentes posteriores? obrigada

    ResponderExcluir
  77. olá doutora! primeiramente parabéns pelo blog! Eu tenho que escolher entre o aparelho convencional junto com o auxiliar ou o autoligado,a minha doutora disse ,sem ter examinado o meu caso mais a fundo, que o auto ligado é melhor mas tenho receio dela ter dito isso apenas porque é mais caro. O meu caso é que eu tenho os caninos acavalados ( desculpe pela expressão), a mordida curvada para dentro e os dentes inferiores da frente tortos. Queria saber se o auto ligado é realmente melhor e quanto tempo eu ficaria usando o convencional se escolhesse ele.
    E a doutora também disse que com o auto ligado eu não precisaria arrancar dente mas eu acho que preciso. eu poderia pedir para ela arrancar mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Catharine!
      Todo planejamento deve ser feito na documentação ortodôntica. Analisando as radiografias, modelos e fotos é que concluímos se há necessidade de extrações ou não.
      O aparelho autoligado é excelente opção de tratamento, mas não é mágico... Se a análise cefalométrica (radiografias) e modelos de gesso indicar que há necessidade de extrações, elas terão que ser feitas para não comprometer a harmonia do perfil do paciente. Com o aparelho autoligado pode ser que voc~e ganhe uns 3 meses à menos de tratamento. Não irá reduzir o tempo pela metade, pode crer.
      Os aparelhos metálicos tradicionais são ótimos também. Tanto um quanto o outro irão resolver seus problemas.
      Essa é minha opinião, tá? Como eu não vi você e nem a documentação, é o que posso falar no momento. Em caso de dúvidas, procure mais um ortodontista para que ele possa opinar sobre seu caso. Mas leve com você a documentação para um melhor planejamento. Um grande abraço.

      Excluir
  78. Olá! Coloquei o aparelho autoligavel de porcelana, porém estou achando mto mto branco! Como saber a diferença da porcelana para o policarbonato?
    Abraços

    ResponderExcluir
  79. Olá, uso o aparelho ortodontico CRYSTAL 3D a uns 3 meses, todo mês tenho manutenção. O problema é, nessas manutenções a dentista apenas olha como não, segundo ela essa aparelho não aperta como os outros. Gostaria de saber como realmente é a manutenção? Até hoje não vi resultado algum nos dentes!

    ResponderExcluir
  80. Olá doutora.
    Fui a um dentista e ela me informou que eu teria que extraia dois dentes superiores por conta de um apinhamento. Porém estou relutante quanto a extração e por isso passei por uma segunda opinião na mesma clínica. O segundo dentista falou que é possível o tratamento sem a extração desses dentes. Que se for feito o tratamento com o aparelho convencional o tratamento seria mas demorado mas mesmo assim teria como fazer sem a extração. E se optar pelo autoligado que é a melhor opção pelo meu caso seria mais rápido e o efeito melhor. Eu tenho um desgaste na mandíbula e gostaria de saber se o aparelho autoligado pode prejudicar isso. E se nesse caso realmente seria a melhor opção. Obrigada.

    ResponderExcluir
  81. Olá doutora.
    O aparelho autoligado pode ser indicado para quem tem desgaste na mandíbula?

    ResponderExcluir
  82. Ola sonia vou botar. O autoligado dia 11 depois ke minha mordida descruzar vou poder por borrachinha?? Me disseram k sim q voo poder botar depois de descruzar!!

    ResponderExcluir
  83. Bom dia coloquei a 2 meses o auto ligavel 3d esse estetico porem o dentista nao colocou o fio branco e sim um fio bem fininho metalico disse que é preciso esperar umas etapas como: fechar um diastema,subir um outro dente para daí entao eu colocar o fio branco.Isso é normal ? Existe algumas etapas em que é preciso usar esse fio metalico? Acho que ele esta me enrolando. Obrigada!

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.