Fio dental - Curiosidades

Restos de um suposto fio dental foi encontrado entre os dentes de humanos pré-históricos.

O inventor do fio dental foi o dentista de Nova Orleans, Levi Spear Parmly(1790 – 1859), em 1815. Ele começou a recomendar aos  seus pacientes que utilizassem seu próprio fio dental, feito de seda.

Parmly recomendava o uso de sua invenção apenas a seus pacientes. A produção em larga escala do fio dental se iniciou com a empresa Codman & Shurtleft (Massachusetts), em 1882, mas foi  a Johnson & Johnson que obteve a primeira patente do fio dental, em 1898.


Até então, o fio dental era de seda, diferentemente do fio que conhecemos. O fio de nylon foi desenvolvido por Charles C. Bass, que o melhorou bastante, aumentando sua elasticidade e principalmente sua resistência.


 O fio dental é tão importante para a higiene bucal pelo fato de poder eliminar certos resíduos de alimentos e placas bacterianas entre os dentes que as escovas não conseguem.

Qual o melhor fio dental?
Aquele que é bem enceradinho e não desfia. Não tem nada mais desagradável que ficar com fiapinhos de fio dental preso entre os dentes. São várias as marcas comerciais que possuem um bom desempenho: Johnson, Colgate, Oral B, Sanifill, Dentil plus...

Se você está de aparelho fixo ou contenção fixa, precisará do passafio dental.

É uma "agulha" de plástico. Você coloca o fio nela e passa por baixo do arco do aparelho fixo ou contenção fixa. Só isso. O passafio é só para passar o fio mesmo, não é para "cutucar" a gengiva ou o aparelho. Dá trabalho, mas vale a pena, pois remove a placa bacteriana e evita inflamação gengival, cáries e consequentemente mau-hálito.

5 comentários:

  1. Olá Sonia Araujo,

    parabéns pelo blog. Visitarei sempre que atualiza-lo. Tenho uma dúvida a respeito do uso do fio dental. O uso inadequado do fio dental pode ocorrer a retração da gengiva? Tem alguma técnica específica para passar?

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos! Obrigada pela visita.
    Sim, o uso inadequado do fio produz retração gengival. Deve ser usado sem muita força e fazendo suaves movimentos nas paredes dos dentes.

    Não existe uma técnica específica. O que se recomenda é ter calma e paciência. Sempre olhando no espelho. Nunca passar o fio vendo novela ou fazendo outras coisas.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá Sonia, conheci agora o seu blog e gostei ! legibilidade e conteúdo excelentes ! longa vida a ele e parabéns pela colocação !
    Bjs

    Norma Spagnuolo

    ResponderExcluir
  4. Você tem alguma marca que gosta mais, para indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara. Gosto do fio dental da Colgate, com sabor menta. Mas todos são bons em sua função. Evite a fita com aparelho, pois poderá desfiar e ficar restinho de fio entre os bráquetes. Abs e obrigada pela visita.

      Excluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.