terça-feira, 20 de junho de 2017

"Levantando a Mordida!"


Muitas vezes o  paciente possui uma maloclusão chamada de "mordida profunda".
Quando isso ocorre, os dentes superiores praticamente cobrem os dentes inferiores, dificultado a colocação do aparelho inferior. 
MORDIDA PROFUNDA - note que os dentes superiores "cobrem" os dentes inferiores

Nesses casos é necessário lançar mão de alguns recursos para corrigir o problema e poder dessa forma colar o aparelho fixo na arcada inferior. Usamos então um recurso para "levantar a mordida".
Esse recurso pode ser a colocação de resina nos dentes posteriores, resina ou peças coladas nos dentes anteriores superiores, ou confeccionar uma placa fixa de resina que irá ficar na região anterior superior..
O objetivo é "levantar a mordida". Para tanto colocamos "algo" que
facilite esse objetivo




 Como exemplos, poderia citar:
1. Placa de resina fixa, que ficará  por palatino na região dos dentes superiores anteriores:


2. Resina na região dos dentes posteriores superiores. Geralmente se usa uma resina de outra cor, para facilitar na hora da remoção.



3. Resina ou aparatos especializados colados na região palatina dos dentes superiores anteriores:



Importante lembrar que seja onde for colocado o aparato para "levantar" a mordida, haverá uma desoclusão (os dentes perderão o contato) dos demais dentes o que irá, a princípio, incomodar bastante na hora de mastigar. Com o passar dos dias os dentes irão se encontrar novamente, facilitando a mastigação. Geralmente  essas resinas devem permanecer por um período de 6 ou mais meses, depende do problema e do planejamento do profissional. Mas isso tudo irá permitir que seja possível colar o aparelho inferior.










22 comentários:

  1. Como que os dentes vai se encontrar.. to usando faz um mes e ainda não consigo mastigar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dentes vão se encontrar ao decorrer do tratamento, por exemplo, a minha placa de levante de mordida vou tirar daqui a 3 consultas, só usei enquanto corrigia o posicionamento dos dentes.

      Excluir
  2. Como fazer a higiene? Meu filho só chora pq não consegue falar direito. Melhora com o tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ! A fala melhora sim no decorrer do tempo,estou a 1 mês com ele e minha fala não é totalmente normal ainda !!!

      Excluir
  3. Como fazer para se acostumar com esse levante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente não pensar... Fica mais fácil de acostumar...

      Excluir
    2. Como fazer a limpeza dele pois ele deixa muito mal hálito

      Excluir
  4. Estou há dois meses usando a placa. Acho que a pior parte é falar (trabalho com crianças, uso bastante a comunicação) porque comer, com o tempo acostuma. Mas falar não tem jeito de melhorar pq com a placa dificulta muito. Minha dentista disse que vou ficar mais ou menos 1 ano com isso. Da vontade de desistir, mas já fiz isso uma vez e me arrependo. Então o negócio é ter paciência mesmo.

    ResponderExcluir
  5. é normal ficar com a língua presa? depois a fala volta ao normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esse levante de mordida que envolve o pálato, realmente édifícil de se acostumar. Mas com o tempo, há uma grande melhora. Para a higiene procure usar uma seringa com soro fisiológico ou água misturada com enxaguante bucal (Plax, Listerine) e injete o líquido entre a placa e o palato (céu da boca). Isso removerá resíduos e irá resolver em parte o problema do mau hálito.

      Excluir
  6. Estou usando este aparelho fixo no céu da boca já 3 dias e não aguento mais. Não consigo comer, além d estar cortado as laterais da minha língua e mal falo. É desesperador e não sei oq fazer.

    ResponderExcluir
  7. Coloqhei 2 levantes de mordida e a fala nak e mais a mesma kkkk horrivel

    ResponderExcluir
  8. Estou com o levante posso tirar isso vai me prejudicar?Não quero ficar esta muito ruim pra falar😭😭

    ResponderExcluir
  9. O meu é a placa que fica no céu da boca e ela quebrou a parte que liga o ferro e o plástico isso é normal?😟

    ResponderExcluir
  10. Sera que é normal a massinha do levante de mordida ficar um mais alto que o outro ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e amigo estou com a mesma dúvida, botei o meu hoje e estou com medo de ter que ficar por mais de 1 ano

      Excluir
  11. Ridículo isso. Como inventam algo completamente anti fisiológico?
    Por trás dos dentes há um paciente, um ser humano.
    Meus dentes não estão no molde.
    Bando de sem noção.

    ResponderExcluir
  12. Isso doi pra colocar? Tira com quantos dias, incomoda pra agente falar e comer?

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.