Bebidas energéticas x Saúde bucal
Muitas pessoas acabam tomando os energéticos a fim de ter pique para encarar a rotina atribulada, para se “dar bem” nas academias, porque gostam ou porque se sentem “fracos”. As bebidas energéticas podem prejudicar os dentes, pois possuem o Ph muito ácido.
Bebidas energéticas contêm estimulantes, como a cafeína e o guaraná, e quantidades variadas de outras substâncias.
Entre os efeitos da cafeína no organismo, por exemplo, estão:
Taquicardia;
Aumento da pressão arterial, da diurese e da temperatura corporal;
Dor abdominal;
Insônia;
Alteração do humor e atenção podendo causar aumento da ansiedade o que pode fazer aparecer o bruxismo (ranger de dentes).
Como disse acima, 0 Ph dos energético é muito ácido. Como se não bastasse isso, muitas pessoas ainda misturam em drinks, bebidas alcoólicas e refrigerantes. A acidez e o açúcar causam damos a estrutura dos dentes, o esmalte dentário sofre o que chamamos de corrosão. Como o esmalte é detruído, o processo é irreversível. Nesse caso a pessoa passa a sentir sensibilidade exagerada aos alimentos e líquidos doces, quentes e açucarados. Sem falar que a erosão facilita o aparecimento de cáries.
Importante lembrar que a erosão dentária pode causar manchas na superfície dos dentes e também pode alterar seu formato ( o dente fica fraco e acaba se quebrando).
As bebidas ácidas também podem afetar a saúde gengival. O ácido pode irritar as gengivas e causar inflamação, o que pode levar a gengivite e periodontite.
Procure evitar esse tipo de bebida ou consuma de vez em quando e nunca várias por dia ou todos os dias. Espere até uma hora depois de consumir tais bebidas para depois escovar os dentes, pois seu Ph ácido, mais a pasta dental, mais as cerdas da escova, podem ajudar a provocar mais erosão (desgaste) no esmalte dentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.