terça-feira, 21 de janeiro de 2020

O que fazer se engolir peças do aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico fica instalado dentro da boca,  portanto, corre o risco de uma peça ou outra ser engolida pelo paciente. Isso acontece com uma frequência muito grande e na grande maioria das vezes quando o paciente está fora do consultório. Sim, porque corre-se o risco do paciente deglutir peças do aparelho quando na cadeira do dentista.

Os bráquetes não possuem pontas, geralmente são arredondados, o mesmo acontecendo com as bandas (anéis metálicos) e tubos. Pode haver também a possibilidade da deglutição de elásticos e algumas partes do aparelho removível.

O problema maior é engolir pedaços de fios metálicos, pois eles possuem pontas. Mas esse caso é  mais difícil porque os fios metálicos são difíceis de se quebrarem e se partirem. Mas se isso acontecer, fique atento a dores e desconfortos. Procure seguir uma dieta rica em fibras, para que tudo seja eliminado o mais rápido possível nas fezes.

Casos onde haja vômito, dor e desconforto, haverá a necessidade de radiografias para localizar o objeto engolido e a busca por um atendimento médico.

Mas não se apavore. Raramente os casos são graves e na maioria dos casos o objeto engolido é eliminado pelas fezes. Você terá que observar.

32 comentários:

  1. Eu dormi de ontem pra hoje e acho q engoli um pedaço de fio bem pequeno mesmo oq devo fazer ele pode ser eliminado nas fezes até quanto dias até o eliminamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engoli um pedaço muito pequeno do fio metálico do aparelho odontológico que alimentos posso comer para eliminar não tenho sintomas algum...

      Excluir
    2. Também aconteceu isso cmg, não sinto nada e foi muito pequeno tomara que tenha saído nas fezes

      Excluir
    3. Eai tá vivo?? Engoli um pedaço do fio do aparelho hoje e tô morrendo de medo

      Excluir
  2. Engoli um fio do tamanho de meio dedo. Devo procurar um medico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae, mano, deu oq? Engoli também

      Excluir
    2. Eu também engoli hoje tô com medo kkk

      Excluir
    3. engoli tmb, to com medo pá rai

      Excluir
    4. Tambem engoli hoje e estou grávida, to morta de medo

      Excluir
    5. Eai tá vivo?? Engoli um pedaço do fio do aparelho hoje e tô morrendo de medo kkk

      Excluir
  3. Eu também engolir um pedaço, fiz endoscopia mas não deu pra retirar, agora é esperar descer nas fezes, e ficar atento há alguns sintomas desses dor, febre ou vômito

    ResponderExcluir
  4. Acabei de engolir um pedaço também kkkk
    Soltou um braquete, fui cortar a ponta do fio que estava incomodando e acabei engolindo o pedacinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz a manutenção hoje e creio que engoli um pedaço do fio também, pode me responder se resolveu seu problema?

      Excluir
    2. Eai tá vivo?? Engoli um pedaço do fio do aparelho hoje e tô morrendo de medo

      Excluir
  5. Acabei de engoli um tubo , tô meio agoniada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também engoli um tubo. Tô sem saber se vou na emergência ou não.

      Excluir
  6. Também engoli um tubo tô com medo agora

    ResponderExcluir
  7. Eu engoli tmbm tô com medo 🥺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai tá vivo?? Engoli um pedaço do fio do aparelho hoje e tô morrendo de medo

      Excluir
  8. Tomara que sai nas fezes

    ResponderExcluir
  9. Também engoli um pedaço de fio de uns 2 centímetros 😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu engoli agora 😭

      Excluir
    2. Eai tá vivo?? Engoli um pedaço do fio do aparelho hoje e tô morrendo de medo

      Excluir
  10. Acredito que engoli um pedaço de fio , estou com mto medo, alguém que engoliu saiu nas fazes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai tá vivo?? Engoli um pedaço do fio do aparelho hoje e tô morrendo de medo

      Excluir
  11. Engoli um pedaço de fio de 1,5 cm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai tá vivo?? Engoli um pedaço do fio do aparelho hoje e tô morrendo de medo

      Excluir
  12. Acabei de engolir uma molinha de 3 cm, e agora?

    ResponderExcluir
  13. Também engoli um pedaço do fio do aparelho estou com medo

    ResponderExcluir
  14. Eu também engoli um pedaço do fio do aparelho 😭😭

    ResponderExcluir
  15. Acabei de engolir uma parte do arco metálico. Estou com medo agora kkkkk
    Agora é só esperar se eu sentir alguma coisa 🥲

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.