quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

SEPSE

Você sabe o que é sepse?


Antigamente era conhecida como septicemia ou infecção generalizada. A sepse se caracteriza por presença de disfunção orgânica em decorrência da resposta desregulada do organismo, quando exposto a uma infecção.  Quando não diagnosticada e tratada a tempo, pode levar à morte. 



MAS A SEPSE NÃO É UM PROBLEMA SÓ PARA PACIENTES INTERNADOS EM HOSPITAIS. A maioria dos casos ocorre em pacientes que procuram os serviços de urgência e emergência.

Doenças infecciosas bucais, tais como doenças periodontais, abscessos periradiculares ( periodontais e endodônticos /canais/), abscessos intraósseos, alveolites (após extrações de dentes), osteonecroses, perimplantites, lesões extensas de mucosa, doenças periodontais necrosantes, gengivoestomatite herpética, candidoses, dentre outras doenças oportunistas manifestadas tanto na comunidade quanto naqueles já internados, constituem um importante   de sepse. Em pacientes sistematicamente comprometidos como idosos, crianças e gestantes a atenção deve ser sempre maior.

Portanto, é importante lembrar que infecções de origem bucal podem evoluir para sepse. 


Confusão mental, falta de ar, tonturas, mal estar, fraqueza, podem ser sinais de disfunção orgânica, ou seja, SEPSE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.