E porque doem com o ar frio? Porque a parte do dente sensível está exposta, ou seja a dentina, que possui terminações nervosas, ao contrário do esmalte.
E o que acontece para a dentina ficar expostas?
Várias são as causas, e uma delas é a movimentação ortodôntica, mas a tendência é que a sensibilidade passe em breve período de tempo. Não se esqueça que em grandes movimentações dentárias esse problema é muito frequente e se a sensibilidade for muito grande, fale com seu ortodontista. Muitas são as soluções, tais como os bochechos com flúor e pastas dentais específicas para a sensibilidade.
Outras causas para a exposição da dentina e consequente sensibilidade dentária são:
- bruxismo: o ato de ranger os dentes destrói a camada de esmalte da coroa dos dentes posteriores e da incisal dos dentes anteriores, expondo a dentina e causando sensibilidade.
Bruxismo severo, com exposição de dentina |
- escovação de forma errada: com muita força, usando escovas muito duras. Isso causa abrasão, o que vai removendo aos poucos o esmalte próximo das gengivas e causando retração gengival.
Abrasão provocada por escovação incorreta. |
- bulimia: as pessoas que têm hábito de induzir o vômito pensando em emagrecer também sofrem com o problema da sensibilidade. Os ácidos do estômago detroem o esmalte dentário.
- refluxo: a acidez do estõmago provoca corrosão do esmalte,
- alimentos ácidos em excesso: abacaxi, limão... Saladas temperadas com muito vinagre...
- dentes fraturados,
- clareamentos dentários,
- uso de drogas: crack, cocaína...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.