sexta-feira, 24 de junho de 2016

Por que temos cárie mesmo escovando os dentes?

Muitas vezes a pessoa escova os dentes várias vezes ao dia e mesmo assim tem cáries. Como explicar  isso?
Pois bem, dentre os seres do planeta, não somos os únicos a possuir dentes mas somos praticamente os únicos a ter cáries., mesmo escovando... Embora hoje em dia também se constate cáries em animais como os cães. Sabem o porquê?
Isso é devido ao alto consumo de alimentos industrializados e com açúcar: bolos, bolachas, doces, pudins, chicletes... Estamos causando cáries em nossos cãezinhos porque estamos dando a eles alimentos impróprios para cães!!

Tudo bem, você escova os dentes, mas sempre cai em tentação de tomar um cafezinho, um refrigerante... Não resiste a um chiclete, bala... Mesmo tendo escovado e em seguida tomado um refrigerante, você estará facilitando o aparecimento de uma descalcificação que é uma manchinha branca. E essa manchinha branca evolui para uma cárie, futuramente.

O perigo é maior para quem usa aparelho ortodôntico, pois os bráquetes facilitam o acúmulo de resíduos e pode futuramente aparecer descalcificação em volta deles. Ao retirar o aparelho ortodôntico os dentes podem apresentar descalcificações em forma de "quadradinhos", observe a foto abaixo. Imagino que você não quer isso para seus dentes, não é? É possível restaurá-los com resina.




Conselho: evite balas, chicletes, bolachas. Tudo que pode ficar aderido ao aparelho. E isso acontece muito com bolachas, os resíduos ficam grudados nos bráquetes.

Conhece o Chiclete Trident? Esse chiclete possui um adoçante chamado xilitol, que inibe a atividade de bactérias causadoras da cárie. Se não conseguir escovar os dentes, use um chiclete  até chegar em casa e escovar. Mas veja bem, Trident não substitui escovação, é só enquanto não consegue escovar. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.