quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O doce veneno do açúcar


Quando a disponibilidade (facilidade de compra)  do açúcar excede de 10 a 15 kg por pessoa/ano, ocorre aumento do índice de cárie.  Ou seja, a sacarose ( o açúcar de cana) é o açúcar mais cariogênico que existe.

A quantidade de sacarose compatível com uma boa saúde bucal (dental) seria de no máximo 15kg/pessoa/ano, ou mais exatamente 40g/pessoa/dia em regiões beneficiadas com o flúor na água. E 10 kg/pessoa/ano (30g/pessoa/dia) em regiões não beneficiadas com o flúor na água.


                                Uma latinha de 300ml de Coca-Cola possui 39 gramas de açúcar!
 

Importante lembrar que o excesso de sacarose também pode causar o aumento de peso (obesidade) e diabetes.

Provavelmente o consumo de açúcar é maior nas camadas de baixa renda, visto que são os que apresentam altos níveis de cárie.
Infelizmente é enorme o investimento em propagandas que incentivam o consumo do açúcar na TV: refrigerantes, sorvetes, bolachas, confeitos, etc. E praticamente zero investimento em informações sobre o malefício do açúcar na saúde bucal.

Vivemos numa época em que se valoriza a beleza  física. Mas os apelos televisivos são para que sejam consumidos produtos que nem sempre colaboram para a construção dessa beleza. Alguém já parou para pensar se mulher que bebe cerveja todo dia no happy hour  tem corpinho de sereia, dentes branquinhos, gengivas saudáveis e hálitos gostoso?


A doença cárie (sim, é doença pois é transmissível) é a principal causa da perda dentária da população mundial.
Vejam bem:
- Aos 17 anos, 80% dos jovens já tiveram uma lesão cariosa cavitada;
- Aos 40 anos mais de 2/3 dos adultos perderam pelo menos um dente permanente.


O risco de cárie na dentição permanente é maior se na dentição de leite já havia cárie!

Além do açúcar, outros fatores contribuem para a formação da cárie, principalmente se forem associados ao alto consumo de açúcar.
  1. deficiências físicas e mentais (dificultam escovação)
  2. presença de restaurações ou próteses mal feitas (acúmulo de alimentos)
  3. saliva (pouca saliva aumenta índice de cáries)
  4. medicamentos (pode diminuir produção de saliva)
a)hipnóticos
b)tranquilizantes
    Diazepam/Bromazepam/Lorazepam
c)antidepressivos
     Fluoxetina
d)antiepiléticos
     Carbamazepina
e)anticolinérgicos
f)agentes beta bloqueadores adrenérgicos
   aliprolol
g)analgésicos opiáceos
   tramadol
h)anti-histamínicos



Quando se ingere muito açúcar, o pH da saliva torna-se ácido causando a desmineralização da superfície dentária, e consequente formação de cáries.  Claro que esse ciclo é interrompido se  houver a escovação dos dentes, o que alterará o pH da saliva. No creme dental há o fluoreto, que ajuda na capacidade da remineralização do dente através da saliva.


Cuide-se.
Não é preciso abster-se do açúcar. É necessário ter em mente os procedimentos de higiene bucal, consciência da alimentação e viver a vida onde se devem acrescentar exercícios físicos diários.


Um comentário:

  1. Olá Sonia passei para conhecer seu blog ele é muito maneiro com excelente conteúdo gostaria de parabenizar pelo seu trabalho e desejar muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e de seus familiares
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.