Esses dentes são os terceiros molares, e foram batizados de "dentes do juízo" porque nasciam por volta dos 18 anos, que é a idade onde a pessoa deveria ter juízo. A grafia correta é "SISO", com "S", pois siso significa no dicionário, bom senso - circunspeção, juízo, prudência, tino. Ou seja, "SISO" é sinônimo de "JUÍZO".
Hoje em dias alguns sisos nascem bem antes, já vi sisos erupcionando em pacientes com 14, 15 anos... Isso depende muito da pessoa, do desenvolvimento geral, da saúde. Há sisos que não erupcionam por falta de espaço, e outros que não existem como germe dental na boca da pessoa, portanto, não se desenvolvem.
Nossos ancestrais tinham até o quarto molar ( o siso é o terceiro). Nossas mandíbulas não estão crescendo o suficiente devido à nossa alimentação, que é só de alimentos pastosos... Hoje em dia ninguém mais precisa triturar alimentos duros (o que garante maior desenvolvimento da mandíbula). O que acontece é que a maioria das pessoas não tem espaço suficiente para os sisos.
Aquelas pessoas que já nascem sem o germe do dente já são as mais "evoluídas" geneticamente...
Quando o siso está impactado no segundo molar, o ideal é extrair.
do site: http://www.odontoblogia.com.br/wp-content/uploads/2011/04/dente-do-siso-impactado.jpg |
Comenta-se muito que um siso pode causar apinhamento nos dentes inferiores anteriores, mas cientificamente nada está provado.
Se o seu ciso nasceu normalmente, e está presente na boca de forma saudável, não há necessidade de extraí-lo.
http://www.bucalface.com.br/documents/PERICORONARITE1.jpg |
Como foi dito, se o siso erupcionou normalmente, não há necessidade de extração. Caso contrário é preciso extraí-lo e passar por alguns inconvenientes que podem acontecer durante e depois da cirurgia:
É... Quando não tem jeito de evitar a extração, o jeito é aguentar resignadamente uns dias, até que tudo volte ao normal. Mas é preferível passar por tudo isso do que encarar uma pericoronarite, um cisto ou outro inconveniente causado por um dente problemático.
Sonia muito obrigado por colocar o link do meu blog aqui no seu espaço eu e minha esposa adoramos seu blog com dicas valiosas e informações bem esclarecidas voltaremos muitas vezes
ResponderExcluirUm grande abraço
Qual e o tempo mínimo para se usar o aparelho fixo??
ResponderExcluirGeovanna, o tempo de uso de aparelhos fixos, ou seja, um tratamento ortodôntico, está diretamente relacionado com o problema apresentando pelo paciente. Quanto mais complexo o tratamento, mais tempo ficará de aparelho. Há casos simples que se consegue resolver em 8 meses, um ano... Mas lembre-se: cada caso é um caso, não há regras fixas. Abs.
Excluir