terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aparelho Lingual


 Neymar usou aparelho lingual, vejam só a reportagem abaixo:
(Imagino que ele já tenha tirado, pois essa reportagem é de 2009)

 Neymar instala novo tipo de aparelho nos dentes para evitar cortes.

Equipamento está fixado na parte interna da arcada. Com isso, jogador está protegido de acidentes como o que ocorreu contra o Rio Branco.
O atacante Neymar, do Santos, trocou o tipo de aparelho ortodôntico que usa para corrigir a sua arcada. Para evitar acidentes como o que ocorreu na partida contra o Rio Branco-AC, dia 18 de março 2009,  pela Copa do Brasil, quando ele levou uma cotovelada na boca e os ganchos ficaram enterrados em sua bochecha, o atacante agora usa um aparelho que é fixado pelo lado de dentro da arcada.



Esse tipo de equipamento, que foi criado por uma questão estética por ser “invisível”, acabou vindo a calhar para esportistas.


- É bem melhor, com certeza. Agora, não tem mais perigo de grudar novamente no lábio. Fico mais tranqüilo - comemorou Neymar, que após o episódio da cotovelada chegou a usar um protetor bucal semelhante ao utilizado pelos lutadores de boxe.



O que é aparelho lingual?
do site: http://www.formulaodonto.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/03/lingual-14.jpg
Aparelho lingual é um aparelho fixo especialmente desenhado para ser usado no lado lingual dos dentes. As pecinhas foram fabricadas de maneira a causar o mínimo trauma possível. Os casos que podem usar esse aparelho são casos especialmente selecionados.
Há um pouco de interferência  na fala e na alimentação nos primeiros dias (mais dias que o aparelho tradicional). Mas vale a pena para quem quer fazer um tratamento ortodôntico sem que ninguém perceba.  Ou para quem pratica muitos esportes e não quer sofrer acidentes com o aparelho, igual ao Neymar.

Na verdade, a ortodontia lingual começou na década de 70 com Kinya Fujita (Japão), especialmente criada para praticantes de artes marciais. Um aparelho colado dentro da boca não causaria traumas nas bochechas e nos lábios dos esportistas praticantes de artes marciais, o que não ocorre com o aparelho tradicional que traumatiza bochechas e lábios.

Indicações da técnica lingual:
- Fechamento de pequenos espaços e diastemas.
-Correção limitada de mordidas profundas
-Correção do mal alinhamento de dentes individuais  e apinhamento moderado
-Correção de mordidas cruzadas moderadas anterior e lateral
-Casos com extração de incisivo inferior

Contra indicações da técnica lingual:
-Pacientes com Disfunções Têmporo Mandibulares
-Pacientes com mordida aberta
-Pacientes com mordida muito profunda (incisivo inferior tocando lá o "céu da boca)
-Pacientes problemáticos (com alterações psicológicas)
-Quando se deseja corrigir a má oclusão posterior

 Importante lembrar que esse aparelho é muito trabalhoso, levando praticamente o dobro do tempo do aparelho tradicional para ser montado. 
Os materiais usados custam muito mais caro que os da técnica tradicional.

2 comentários:

  1. Olá! Gostaria de ter uma ideia de quanto seria esse muito mais caro. Além disso, a higienização é muito mais complicada? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!

    A técnica lingual é bem mais trabalhosa que a tradicional e mais difícil de ser realizada. São poucos os profissionais habilitados. E os materiais destinados à essa técnica são por isso mais caros e na sua grande maioria importados.

    Em relação ao valor eu diria que no mínimo vc pagaria como parcela inicial 1000 reais e depois as consultas de manutenção não menos que meio salário mínimo. Depende do profissional, da cidade onde vc mora e do material utilizado.


    Quanto à escovação, tem que se ter muito cuidado, visto ficar "por dentro" da boca, o acúmulo de resíduos é bem maior.

    Abs.

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.