sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Quando posso tirar meu aparelho?

Cada caso é um caso e cada tipo de problema dentário tem seu próprio tempo. O fato de você olhar no espelho e "achar que seus dentes estão retos" e já é hora de tirar não é um bom parâmetro para se afirmar que já é hora de encerrar o tratamento ortodôntico.

A última palavra deverá ser sempre do seu dentista. Profissionais sérios e competentes encerram o tratamento na data correta, a menos que tenha havido imprevistos tais como faltas nas consultas, falta de colaboração quanto ao uso de elásticos, escovação deficiente que acarretou cáries e necessidade de interrupção para tratamento. 


Caso exista falta de confiança no seu profissional, procure uma segunda opinião de um profissional também. Não vale pedir opinião para namorado (a), amigo, vizinho, pai, mãe... Enfim, pessoas leigas que não têm como verificar articulação e oclusão da pessoa.

O tratamento quando encerrado corretamente e no tempo certo terá seus resultados garantidos por muito tempo.

Portanto, não se precipite. Aguarde com calma. 

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Relacionamento dentista e paciente


O tratamento odontológico, obviamente, não existe sem a interação de dois seres humanos: o paciente e o profissional cirurgião dentista. E ambas as partes possuem direitos e deveres.
O dentista tem o dever de executar o tratamento conforme proposto e esclarecer o paciente sobre o plano desse tratamento e reparar possíveis problemas que possam surgir.
Ao paciente cabe comparecer as consultas para que seja realizado esse tratamento, colaborar para tanto  e pagar por ele conforme combinado.

Importante lembrar que o ser humano não é uma ciência exata e nem sempre tudo acaba com 100% de sucesso. Contratempos provavelmente surgirão e terão que ser resolvidos com bastante conversa e paciência.

O bom dentista sempre estará disposto a ouvir as queixas e reclamações de seu paciente e resolver da melhor maneira possível.
O bom paciente (ou cliente, como alguns chamam) sempre deverá ter paciência em relatar seus medos, dificuldades e problemas para o dentista. De nada adianta entrar mudo e sair calado do consultório e reclamar para o vizinho, para o primo, para o colega de escola... O problema tem que ser relatado ao DENTISTA. 

Se o dentista não ouvir e não der atenção as queixas de seu paciente, já é outro problema. E problema sério! A ser resolvido com urgência. Extrema urgência!

 Há pacientes terríveis, também... Que faltam, que comem tudo quanto é alimento duro e destroem o aparelho. Que somem meses do tratamento e depois querem terminar logo. E há aqueles que não pagam...  E aqueles que marcam hora e nunca chegam na hora, atrapalhando os outros que chegam... 

O tratamento ortodôntico é longo e o ideal é que haja confiança e credibilidade entre dentista e paciente. E muita colaboração, de ambas as partes. Isso aumentará em muito as chances de sucesso no tratamento. Ok?