quinta-feira, 24 de agosto de 2017
Relacionamento dentista e paciente
O tratamento odontológico, obviamente, não existe sem a interação de dois seres humanos: o paciente e o profissional cirurgião dentista. E ambas as partes possuem direitos e deveres.
O dentista tem o dever de executar o tratamento conforme proposto e esclarecer o paciente sobre o plano desse tratamento e reparar possíveis problemas que possam surgir.
Ao paciente cabe comparecer as consultas para que seja realizado esse tratamento, colaborar para tanto e pagar por ele conforme combinado.
Importante lembrar que o ser humano não é uma ciência exata e nem sempre tudo acaba com 100% de sucesso. Contratempos provavelmente surgirão e terão que ser resolvidos com bastante conversa e paciência.
O bom dentista sempre estará disposto a ouvir as queixas e reclamações de seu paciente e resolver da melhor maneira possível.
O bom paciente (ou cliente, como alguns chamam) sempre deverá ter paciência em relatar seus medos, dificuldades e problemas para o dentista. De nada adianta entrar mudo e sair calado do consultório e reclamar para o vizinho, para o primo, para o colega de escola... O problema tem que ser relatado ao DENTISTA.
Se o dentista não ouvir e não der atenção as queixas de seu paciente, já é outro problema. E problema sério! A ser resolvido com urgência. Extrema urgência!
Há pacientes terríveis, também... Que faltam, que comem tudo quanto é alimento duro e destroem o aparelho. Que somem meses do tratamento e depois querem terminar logo. E há aqueles que não pagam... E aqueles que marcam hora e nunca chegam na hora, atrapalhando os outros que chegam...
O tratamento ortodôntico é longo e o ideal é que haja confiança e credibilidade entre dentista e paciente. E muita colaboração, de ambas as partes. Isso aumentará em muito as chances de sucesso no tratamento. Ok?
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