quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Anodontia (ausência de determinados dentes)

Algumas vezes acontece de não existir o dente permanente. O dente decíduo (de leite) acaba por sair e o outro não "nasce"...  Ou então o dente de leite fica lá na arcada dentária, até a idade adulta.
Isso é o que chamamos de agenesia ou anodontia. Não havia, dentro do osso, o germe dentário que daria origem aquele determinado dente.

Caso de agenesia dos incisivos laterais superiores

Pode haver a agenesia dos incisivos laterais superiores, inferiores, dos segundos pré-molares, dos sisos... Pode acontecer uma agenesia de cada vez, ou todas juntas... Existem síndromes em que a pessoa nasce sem os germes dentários de quase a boca toda!

No caso da agenesia dos incisivos laterais, muitas vezes há a presença de diastema na região anterior,entre os incisivos centrais. No caso, para a melhoria da estética o paciente deverá ser submetido a um tratamento ortodôntico e colocar implantes onde deveriam estar os incisivos laterais. O aparelho se faz necessário para se conseguir o espaço necessário do dente que está faltando.

Cada caso é um caso.
A pessoa deverá fazer a documentação ortodôntica e o dentista irá planejar a melhor maneira possível para que o sorriso fique bonito.