segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Trauma dental - 1



Meu filho caiu, bateu com os dentes no chão, e um deles saiu inteirinho!
Em odontologia chamamos de avulsão dentária acidental. Geralmente muito frequente nas férias e em piscinas... 




O dente sai completamente do seu alvéolo.
O que fazer?
Pegue o dente que saiu e segure pela coroa, evite tocar na raiz. Conserve o dente em leite e vá imediatamente ao dentista (isso no caso de dente permanente).
Se não tiver como entrar em contato com o dentista  no momento, por estar em um local difícil, tente então colocar o dente de volta na boca da criança. Depois procure o dentista.
Quanto mais cedo esse dente for colocado em sua posição, maiores as chances de sucesso. Quanto maior tempo ficar fora da boca, maiores as chances de tudo dar errado.

No dentista:
O profissional irá colocar o dente avulsionado de volta, na posição antiga. Para tanto precisará  fazer radiografias e verificar a situação atual. Após colocar o dente em posição, esse deverá ficar com uma contenção flexível, por  60 - 90 dias, para que sejam reparados os tecidos ao seu redor.
Importante lembrar também que os tecidos que se romperam serão devidamente suturados, incluindo lábios e bochechas. Melhor evitar o pronto socorro e procurar um dentista preferencialmente. 



Na ilustração abaixo vemos o dente posicionado e com contenção.


 O paciente deverá tomar antibióticos, fazer bochechos com Clorexidina, manter boa higiene  da região e comparecer  para radiografias periódicas. Testes de vitalidade deverão ser feitos para comprovar se o dente está vital ou não, mas geralmente há necessidade de tratamento de canal (endodontia) para evitar reabsorção da raiz, o que deverá ser realizado em 15 dias aproximadamente. 
Esse procedimento citado é para dente permanente.  No caso de dente decíduo (de leite) há necessidade de se avaliar se o ideal é conservar esse dente ou  coloca´-lo no alvéolo novamente. Há também necessidade de se observar se o trauma atingiu o permanente ou não.
Enfim, tudo depende da visita ao dentista, exame clínico e radiográfico.
Seja rápido e consciente.


https://www.facebook.com/ortodontiadrasoniaaraujo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.