quarta-feira, 8 de novembro de 2017

A cárie é transmissível?

Muitas são as bactérias responsáveis pela formação da carie, e a bactéria que mais se encontra em saliva de bocas cariadas tem um nome bem interessante: streptococcus mutans.
Há várias outras, mas essa é campeã. 
O que significa isso?
Se alguém que tem estreptococcus mutans  em excesso, beijar alguém que  tem poucas bactérias desse tipo, vai passar "cárie"?

Não é bem assim...
O bebê quando nasce não tem quase essas bactérias em sua boca. Mas ao provar sua papinha e colocar a mesma colher em sua boca, a mãe estará transferindo muitas bactérias para esse bebê. Não só essas bactérias, como outras.
E esse bebê terá muitas cáries em seus dentinhos SE e somente SE  sua alimentação for rica em sacarose (açúcar que bactérias adoram) e SE sua higiene bucal não for corretamente realizada. Se isso acontecer a cárie irá atacar todos seus dentinhos de leite.

Importante lembrar que essas bactérias estão presentes em toda e qualquer boca e só irão provocar a cárie se houver a interação de mais dois fatores: má higiene e alimentação rica em açúcar.

Quando digo açúcar, estou me referindo ás bolachas com ou sem recheios, bolos, chicletes, balas, pudins e outra infinidade de alimentos tentadores que se encontra facilmente à venda em qualquer lugar.  Não se esqueçam do que aprenderam na escola, que na saliva já há uma enzima que transforma carboidratos simples em açúcar. E esse açúcar já estará prontinho para servir de diversão para bactérias. 

Portanto, quem não quer ter cáries, vai aquele conselho que todo dentista dá: alimentação balanceada e  higiene bucal com escova e fio dental. Evite ficar longas horas sem escovação e sem ao menos um bochecho. 

Uma dica para quem não tem tempo de escovar os dentes imediatamente após comer: chiclete Trident. Possui um adoçante chamado xilitol que as bactérias  não usam para fabricar cáries. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.