quarta-feira, 6 de julho de 2016

Podemos compartilhar escovas de dentes?

É saudável compartilhar escovas de dentes?
Ou seja, se viajo com minha amiga e ela esqueceu de levar a escova de dentes dela, eu posso emprestar a minha para ela?


NÃO!!!


Não empreste sua escova para seus melhores amigos, para seu namorado ou namorada, para seu pai, sua mãe, irmão, ou seja lá quem for... Ao escovar os dentes, as bactérias (ou fungos e vírus)  que estão em sua boca ficam também na sua escova. E tem mais: se ficar resíduos de alimentos grudados nas  cerdas, haverá a proliferação de bactérias.

Se a escova estiver guardada fora do armário e sem proteção, ao acionar a descarga do banheiro, coliformes fecais podem estar nas gotículas da descarga e se depositar sobre suas escovas. Também contaminação por vermes...

Escovas guardadas dentro do armário sujo também são contaminadas pela sujeira. Se estiverem em contato com outras também. Use sempre proteção nas cerdas.

O que pode ser transmitido ao compartilhar escovas?
1. Hepatite
2. Herpes 
3. Resfriado, gripe
4. Amigdalites
5. Faringites
6. Doença periodontal
7. Cáries
6. Sapinho (candidíase)
7. Mononucleose (doença do beijo)
8. Etc...

Após escovar os dentes lave bem a escova em água corrente. Pode deixar em água oxigenada por uns minutos, para remoção de resíduos. Em seguida lave novamente e guarde com a proteção nas cerdas, em armário fechado. 

Nunca empreste suas escovas para ninguém. Além de anti-higiênico transmite doenças. Aquele resfriado, dor de garganta que nunca passam, muitas vezes melhoram ao se trocar por uma nova escova. Pense nisso!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.