quinta-feira, 14 de julho de 2016

Hábito X Mordida Aberta

Hábito X Mordida Aberta



Muitas vezes um hábito leva uma criança a ter mordida aberta.  Mas para que esse hábito provoque problemas ele   tem que terá que ter  intensidade, frequência e duração  capazes de gerar danos.

No caso da chupeta ( ou sucção digital, ou de bico de mamadeira), se a criança usar todos os dias (frequência), durante muitas horas (duração) e de uma forma que fique interposta entre os dentes  (intensidade) durante  todo o tempo, com certeza os danos aparecerão. Isso acontece muito com a sucção digital (sugar dedos ou dedo), chupeta, bico de mamadeira, outros objetos tais como brinquedos, pedaços de tecidos, etc.





E se algo ficar interposto entre os dentes,  acontece a mordida aberta, que pode ser anterior ou posterior, dependendo da região onde acontece a sucção. O objeto interposto entre os dentes age de forma a movimentar os dentes e arcada dentária, provocando mordida aberta. Esse tipo de hábito gera sérios problemas bucais, devendo ser eliminado por volta dos 3 anos de idade.


Geralmente ao ser eliminado por volta dessa idade, a mordida tende a se fechar espontaneamente, mas geralmente resta a mordida cruzada. Tratamentos desse tipo geralmente envolvem ortodontistas, psicólogos, pediatras e fonoaudiólogas.


As fonoaudiólogas exercem importante papel no tratamento, pois a tendência é da criança não falar corretamente, e se não falar corretamente geralmente isso interfere na escrita. Ou seja, não irá também escrever corretamente.

Muitas vezes o hábito é devido a um problema emocional da criança.  Fato que deverá ter a atenção de um psicólogo.


A mordida aberta não permite correta mastigação. A sucção de dedos e outros objetos pode ser a causa de entrada de muitas bactérias na boca, causando resfriados e amigdalites ou outras doenças infecciosas. É importante o acompanhamento de um pediatra.




Ortodontistas são necessários para uma correta posição dos dentes e arcadas dentárias. Para a idade de 4 anos, por exemplo, existem aparelhos flexíveis que ajudam na correção do hábito e normalização da função bucal. Alguns  casos  que não são tratados na infância  muitas vezes são corrigidos também com o auxílio de cirurgias ortognáticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.