terça-feira, 23 de julho de 2013
Fitas clareadoras branqueiam mesmo?
Hoje em dia a procura por dentes brancos é constante. E recebo quase sempre os mesmos pedidos: quero os meus dentes brancos e lindos como os dos atores da Globo.
Eu sempre explico que nem sempre se consegue o "branco" dos sonhos e sim uns tons mais brancos. E faço o clareamento profissional em meus pacientes sempre respeitando o desejo deles, mas dentro do possível e da segurança biológica.
Perguntas que me fazem sempre:
As fitas clareadoras clareiam mesmo?
Sim, clareiam. Elas possuem em seu componente o peróxido de hidrogênio, substância responsável pelo clareamento do esmalte dentário. E também provocam sensibilidade.
Você indicaria seu uso?
Não.
Nessa altura do campeonato a pessoa sempre sorri e diz: "Claro que você não recomenda... Você quer que as pessoas façam clareamento com você, para poder ganhar..."
Minha preocupação é bem outra...
Vou deixar aqui a parte de um texto escrita pelo Dr Alberto Consolaro, professor titular de Periodontia da USP. Esse texto pode ser lido na íntegra no seguinte endereço: http://www.jcdigital.com.br/flip/Edicoes/15622=21-01-2013/015.PDF
"Em contato com a mucosa, que ao contrário da pele não tem queratina protetora na superfície, o peróxido de hidrogênio potencializa ou ajuda outros produtos químicos, vírus e agentes físicos a induzir o câncer. E não é só na boca, em todas as mucosas como garganta, esôfago, estômago e intestino.
Ao usar o peróxido de hidrogênio como clareador dentário tem que se proteger gengivas e outras partes da boca. Engolir, jamais!
Os danos no esmalte, a saliva e as soluções aplicadas consertam, mas os danos ao DNA podem ser permanentes e só aumentam ao longo da vida e contribuem para o aparecimento do câncer.
Como fazer para clarear os dentes? Clarear dentes requer técnicas e treinamentos profissionais com proteções adequadas e cuidados específicos. Igual cuidar de carros, computadores e telefones. Procure um profissional consciente e treinado que ele deixará seus dentes lindos, claros e brancos, protegerá a sua mucosa e não deixará você engolir o agente clareador químico comprovadamente cocarcinogênico.
Clareador dentário deveria ser classificado como medicamento, prescrito e aplicado apenas por profissionais em seus consultórios.
Clarear dentes em casa com moldeiras pré fabricadas, enxagues, dentifrícios, princeladas e agora fitas adesivas "encharcadas" de peróxido de hidrogênio me lembram o Luciano Huck:
- loucura... loucura... loucura!"
Como vocês viram, a minha preocupação com quem faz clareamento caseiro vai muito além de estar com "ciúmes" de clareamentos vendidos em drogarias. É uma preocupação bem séria.
Reflitam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
These are in fact fantastic ideas in on the topic of blogging.
ResponderExcluirYou have touched some good things here. Any way keep up wrinting.
My web-site; como clarear os dentes de forma segura
Thanks for the comment. But, I would like to know who you are.
ResponderExcluirHidrogen peroxide receives names varios, according
to the formulation and is dangerous to the health.
I'm a dentist.
Obrigada pelos esclarecimentos, muito bom, eu nunca gostei destas receitinhas mágicas, ou até caseiras que se usa por aí. Para cabelo, pele até uso com cautela, mas para dentes , mucosas, sei lá, não podemos brincar.
ResponderExcluirObrigado pela informação! E bom saber realmente como o produto funciona e suas reações a saúde. Antes dente amarelos e saudáveis do que arriscar ter dentes brancos e correr o risco de ganhar um câncer.
ResponderExcluir