quarta-feira, 24 de julho de 2013

Aparelho fixo dá mau hálito?

Essa é uma pergunta comum.
O aparelho fixo possui muitos componentes tais como bráquetes, fios e bandas. Muitas vezes o paciente possui uma ótima escovação antes de colocar o aparelho e depois que coloca a preguiça toma conta. Torna-se então muito complicado escovar, passar o fio dental com passa fio...  O tempo requerido é muito grande, tempo esse que geralmente a pessoa prefere dedicar à internet, filmes e outras atividades que acredita serem  mais gratificantes.

Acontece que placa bacteriana (ou biofilme dental) gosta de aderir em tudo que lhe ofereça retenção: no caso de aparelho fixo, em bráquetes e bandas (anel metálico). O caso piora quando o paciente usa Hyrax ou Haas que é um aparelho semelhante ao Hyrax  que possui um parafuso mais a  resina.Nesses aparelhos se acumula resíduos alimentares e a gengiva fica vermelha, sangrando e ardendo.

Aparelho dá mau hálito?
Sim... Se a escovação for deficiente. Se não houver fio dental.




O que você acha dessa boca?
É a boca de alguém que não escova os dentes e nem usa fio dental.Não faz bochechos com nenhum produto. Provavelmente acha que sua boca é autolimpante. Você acha que o dono da boca acima tem mau hálito? Obviamente que tem, visto que a higiene é péssima. 
Veja que o tártaro acumulou em vários dentes. E é isso que vai acontecer com você se não cuidar, se não escovar direito e nem usar o fio dental. Imagino que não na mesma intensidade, mas os tártaros, cáries e problemas gengivais vão aparecer.
Se houver a presença de aparelho fixo, o tártaro irá acumular com maior intensidade, visto que os componentes do aparelho fixo oferecem retenção.

Aparelhos fixos mal escovados provocam sim mau hálito! Mas veja bem: SOMENTE SE NÃO HOUVER BOA HIGIENIZAÇÃO.

Portanto, escove conforme indicado pelo seu dentista, removendo todos os resíduos. Use o passa fio para conseguir passar o fio dental sob o arco do aparelho. Dessa forma irá melhorar o mau hálito. 
Veja o vídeo abaixo:


Em relação aos usuários de aparelhos fixos, quando a higienização é ruim, além do mau hálito há o perigo dos dentes ficarem manchados. Ou seja, nas regiões onde o resíduo fica por muito tempo acumulado, ocorre a descalcificação do esmalte, o que  - se não cuidado - evolui para cáries.


Acima temos o exemplo de alguém que usou aparelho, não escovou corretamente e apareceram muitas cáries. As descalcificações se concentraram principalmente onde antes havia bráquetes. Um descuido muito grande, onde as gengivas estão inflamadas e o indivíduo deve apresentar mau hálito.

Cuide-se.

Mau hálito causa afastamento social, pode prejudicar um relacionamento amoroso, uma entrevista de emprego e talvez até uma amizade.

Um comentário:

  1. Umas dicas e informações interessantes a considerar. É muito importante a higiene bucal adequada para evitar o mau hálito. Saudações.

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.