quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Cirurgia de Classe III esquelética


Veja a diferença do perfil do paciente antes e depois. E que para se fazer essa cirurgia é necessário estar com aparelhos ortodônticos.



Posted by Ortodontistas & Cia on Terça, 29 de dezembro de 2015

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Já pensou em ter dentes fluorescentes?

Essa é para você que gosta de sorrir colorido!!

Quem fugia dos aparelhos dentários quando era criança, poderia dar uma outra chance para o dentista se pudesse colocar um aparelho tão diferente quanto este. Os japoneses, famosos por inovar em suas criações, desenvolveram um aparelho dentário com luzes LED para iluminar os seus dentes. Pois é, agora até os dentes possuem acessórios, e basta sorrir para ter a boca ‘acesa’ por diferentes cores!




Desenvolvido por Motoi Ishibashi e Daito Manabe para uma campanha publicitária, o aparelho acabou se tornando um sonho de consumo para os jovens japoneses. A criação foi utilizada nos anúncios da marca de roupas Laforet Harajuku, com a proposta de promover a coleção de inverno. O sucesso da novidade foi tanto que acabou ofuscando o verdadeiro produto da loja.



Este aparelho pode até ser bizarro demais para ser usado no dia a dia, mas com certeza iria agradar em festas, raves e boates. Deve ser por isso que o produto tem sido anunciado como uma “festa na sua boca”. Além das funções de entretenimento, o gadget também poderia servir para iluminar locais escuros, assim seria mais fácil encontrar o caminho e evitar tropeções.


O sorriso fluorescente fica preso aos dentes através de um adesivo. As luzes LED mudam de cor e só acendem quando o usuário sorri. A cor e a velocidade são controladas por um aplicativo para computador, através de uma conexão sem fio. As luzes LED podem, inclusive, mudar de acordo com o som, assim a sua boca vai acompanhar o ritmo do DJ. O preço do produto ainda não foi divulgado.

Fonte: Techtudo

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Clareamento dental em casa

Mais uma notícia alarmante para aquelas pessoas que gostam do "faça você mesmo"!
Clareamento dental em casa. Repito: cuidado!



Jake Barrett, 22 anos, natural de Rushton (Northamptonshire, Reino Unido) decidiu fazer um clareamento dental em casa. Para tanto, comprou de um produto comumente vendido nas drogarias por cerca de US $ 100.
Em seguida, no segundo dia de aplicação do produto, sob sua língua, desenvolveu-se um cisto muito doloroso contendo peróxido de hidrogénio, que é uma substância altamente tóxica para ingestão em altas concentrações. Havia perigo de ruptura e envenenamento do paciente.
Após 6 dias, o jovem foi parar no pronto-socorro, onde teve de submeter-se a uma cirurgia de emergência que durou 3 horas para remover o cisto do tamanho de uma azeitona, que deixou-lhe um buraco na garganta.
Do site "OdontoArea"

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Bráquetes em forma de Mickey

Existem bráquetes nas mais variadas formas. Metálicos tradicionais, metálicos autoligados, estéticos de safira, porcelana e policarbonato. E também bráquetes em forma de coração, Mickey... Já pensou em ter um aparelho fixo com corações, flores, estrelas ou formato do Mickey?

Veja só:



Bráquere em forma de Mickey



Bráquete em forma de coração
Bráquete em várias formas: coração, flor...





Bráquetes coloridos



Bráquete em forma de flor

Posso fazer tratamento dentário estando de aparelhos fixos?

Sim, claro que pode!



Muitas vezes aparece uma cárie ou algum dente começa a doer necessitando de tratamento endodôntico.

Quando aparece uma cárie muito pequena, muitas vezes nem é necessário tirar o arco do aparelho e nem o bráquete (ou banda) que está no dente. A restauração pode ser feita com tranquilidade, principalmente se é na face de mastigação do dente (oclusal).

Quando aparece uma cárie maior, entre um dente e outro, há necessidade muitas vezes de remover o arco e o bráquete do dente.

No caso de dor de dente, com necessidade de  endodontia (tratamento de canal), a situação é mais complicada. Há necessidade de remoção do bráquete ou banda e do arco. Esse dente deverá ficar sem forças ortodônticas durante uns 3 meses mais ou menos, dependendo da gravidade do problema.

Remoção de tártaro muitas vezes pode ser feita  sem a remoção dos bráquetes, mas geralmente removendo-se o arco.

Profilaxias podem ser feitas sem o arco, também, e a melhor para quem está de aparelhos fixos é o jato de bicarbonato.

Enfim, a maioria dos tratamentos odontológicos podem ser feitos com aparelhos. Exceto clareamentos, claro... Não se esqueça que a parte do esmalte dentário que está sob os bráquetes não sofrerão o efeito do clareamento!

Escove muito bem seus dentes após as refeições e evite refrigerantes, doces e bolachas para que não apareçam cáries.
Não se esqueçam que o objetivo desse texto é apenas esclarecer os leitores, a palavra final sempre quem deve dar é o dentista responsável pelo tratamento.

Para que serve a documentação ortodôntica?




A documentação ortodôntica é uma série de exames que permitem, em conjunto com a análise clínica do paciente, chegar a um diagnóstico sobre o planos de tratamento.
Há vários tipos de documentações ortodônticas (vários preços, na mesma clínica radiológica) e isso depende dos tipos de exames pedidos pelo dentista. Mas  na documentação ortodôntica básica, geralmente temos o seguinte:
Fotos frente, perfil e sorrindo - Fotos Extrabucais

1. Fotos frente, perfil e sorrindo.
O objetivo das fotos é observar como é a face do paciente, se há simetria ou não, se  o perfil é agradável e se na foto sorrindo, o tamanho da coroa dos dentes anteriores aparece de modo satisfatório.
O problema é que nem sempre quem tira as fotos, faz de maneira satisfatória. Muitas vezes o paciente está "torto", e quando é para sorrir, o sorriso é forçado, e não de maneira natural.
Fotos intrabucais

2.Fotos intrabucais
Fotos dos dentes superiores e inferiores.Importante para ver posições dentárias, aspecto gengival,, manchas do esmalte dentário, restaurações novas e antigas, etc

Radiografia panorâmica

3.Radiografia panorâmica
A radiografia panorâmica serve - como diz o próprio nome- para dar uma visão panorâmica nas estruturas da face. Articulação da mandíbula, dentes, fossas nasais, seios nasais, etc. Possibilidade de se ver posição de terceiros molares (sisos), problemas de canal (endodontia), restaurações bem ou mal adaptadas, etc.
Se algo for considerado suspeito há necessidade de se fazer radiografias periapicais. 

Radiografias periapicais

4.Radiografias periapicais
É ideal que a documentação sempre tenha as radiografias periapicais dos dentes anteriores.Muitas lesões só podem ser vistas claramente em uma radiografia periapical.
Análise Cefalométrica

5. Análises cefalométricas.
São dados obtidos através da medição de ângulos e distâncias que permitem ao ortodontista determinar o tipo de crescimento do paciente, inclinações dentárias, tipo facial, etc. Esses dados em conjunto com fotos de frente,perfil e sorrindo permitem um bom diagnóstico e plano de tratamento. Esses dados são obtidos nas telerradiografias de perfil. São vários tipos de análises e o dentista pode escolher uma ou mais, de acordo com a preferência.


Telerradiografia de perfil ou lateral

6. Telerradiografias de perfil.
São radiografias do perfil do paciente. Além de permitir que se obtenha os dados descritos acima, podemos analisar outras estruturas tais como adenoides.

7. Modelos de gesso.
Muita gente passa mal ao fazer as moldagens, sente náuseas. Mas elas são necessárias para se obter os modelos estéticos de gesso, onde podemos ver como são os dentes da pessoa antes do tratamento, fazer um plano de tratamento baseado no tipo de má oclusão do paciente e medir os espaços necessários para acomodar todos os dentes.


Bem, as documentações básicas costumam vir com todas essas informações, numa pasta de plástico ou papelão e os modelos acomodados em caixinhas. Isso é suficiente para um bom planejamento do tratamento a ser feito.
Não tem como iniciar um tratamento ortodôntico SEM DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA.
Lembro também que ao fazer as radiografias a pessoa não poderá estar de brincos e piercings.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Alimentos que causam manchas nos dentes

Há alguns alimentos que causam manchas nos dentes, as chamadas manchas extrínsecas, que ficam apenas "do lado de fora", facilmente removidas com polimento ou jato de bicarbonato. 
Esses alimentos que mancham os dentes  causam também manchas na resina que é usada para colar os bráquetes (no caso de quem usa aparelhos fixos). A tendência seria das manchas se acumularem em volta dos bráquetes, deixando a estética bem desagradável.




Alimentos que causam manchas são vários e hoje em dia é difícil dizer o que não mancha dentes. Mas darei aqui uma lista do que mancha mais:
- açaí
- café
- Coca-Cola
- mamão
- beterraba
- vinho tinto
- salgadinhos de saquinhos: Cheetos, etc
- tempero do Miojo
- molho de tomate...

E mais alguns.

Mas como foi dito, são manchas que saem com facilidade.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Freio Lingual

Muito falamos aqui nesse blog sobre freio labial.
Vamos falar agora sobre FREIO LINGUAL.



Quando o freio lingual é curto, dificultando os movimentos da língua, temos o que chama-se popularmente de língua presa e cientificamente de anquiloglossia. Ao levantar a língua, ela fica em forma de "V", ou formato de coração.

Se a língua presa prejudica a alimentação da criança, amamentação, se a fala está comprometida, o jeito é remover o freio lingual cirurgicamente. 
Não há idade certa. Depende do quanto o problema está prejudicando a criança. Se é recém nascido e a anquiloglossia prejudica a amamentação e a criança perde peso, a cirurgia poderá ser feita.

E quem faz a cirurgia?
Médicos pediatras e  dentistas odontopediatras. 
O ideal é que haja um consenso entre os dois.

Portanto, repetindo: a língua presa pode causar transtornos  tais como dificuldade de alimentação, respiração pela boca, predisposição para apneia obstrutiva do sono (ronco) e comprometimento da fala. Se seu filho apresenta esses problemas, agende uma consulta com um médico pediatra ou um  odontopediatra.




quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O clareamento que deu errado...

Era uma vez uma senhora  britânica de 43 anos chamada Kellie Taylor, que tinha um sonho comum à muitas pessoas no dia de hoje: dentes branquinhos.

Mas, como todo mundo, Kellie não queria gastar muito, ou  era daquele tipo que acha que dentistas gostam de explorar as pessoas cobrando preços exorbitantes por coisas que podem ser resolvidas facilmente, como clarear dentes. Ou Kellie era daquele time que gosta de produtos caseiros: pegar um caldeirão de bruxa e misturar limão + bicarbonato de sódio + cúrcuma + água oxigenada +carvão , ferver tudo e passar nos dentes quando for lua cheia... 

Bem, piadas à parte, o que aconteceu é que a senhora viu um anúncio em um salão de beleza, que prometia clarear os dentes por um preço bem  baixinho. Resolveu então submeter-se ao tal clareamento. O produto usado era tão forte, mas tão forte, que a sensibilidade de seus dentes foi tanta que acabou perdendo  os dentes anteriores e tendo problemas gengivais seríssimos!

Vejam como ela está agora:



Um caso gravíssimo de produtos errados usados para clareamento dental.
Fiquem espertos!! Clareamento só em consultório dentário ou se for caseiro, com a supervisão do dentista.



Podem ler mais a respeito nesse site:

http://www.netdentista.com/mulher-fez-clareamento-dentario-em-salao-de-beleza-e-perdeu-os-dentes-da-frente/


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Quanto custa um aparelho de contenção?

Uma pergunta muitas vezes feita nesse blog.
Alguns acham até que aparelho de contenção não pode ser cobrado.


Vamos então entender o quanto é complexa a confecção de um aparelho removível de contenção:

1. O primeiro passo é a moldagem do paciente. Para tanto é preciso que o dentista tenha um produto chamado alginato que é um pó, e que deve ser misturado com água  em proporção correta e colocado em uma moldeira compatível com a arcada dentária do paciente. 
Portanto, na fase 1 é preciso: a) moldeira
                                                  b) alginato
                                                  c) água
                                                  d) conhecimentos do dentista
                                                  e) tempo



2. Removida a moldagem é preciso lavar e depois colocar gesso especial para modelos de trabalho ortodôntico. Isso garante um aparelho removível bem adaptado.
Portanto, na fase 2 é preciso: a) lavar modelo
                                                  b) gesso especial
                                                  c) conhecimentos do dentista
                                                  d) tempo


3. Depois de pronto o modelo, deve ser recortado (se necessário)  e mandado ao protético para ser confeccionado o aparelho removível de contenção.
Portanto, na fase 3 é preciso: a) remover modelo da moldagem
                                             b) recortar o modelo de gesso
                                             c) enviar ao protético
                                             d) protético
                                              e) conhecimentos do dentista
                                              f) desenhar o tipo de aparelho de contenção desejado no modelo
                                              g) tempo
           

         
4) Para se fazer o aparelho é preciso fio metálico,alicates,  conhecimentos do dentista e protético, resina da cor desejada, panela de polimerização,  brocas de acabamento, lixas, polidora química.
Portanto, fase 4 é preciso: a) desenhar  no modelo o aparelho a ser confeccionado
                                             b) fios metálicos
                                             c) alicates (pelo menos 2, um para dobrar e outro para cortar)
                                             d) resina autopolimerizável pó e  líquido
                                             e) pigmento da cor desejada
                                             f) brocas para acabamento
                                             g) lixas para acabamento
                                             h) polidora química
                                             i) conhecimentos dentista e protético
                                             j) tempo




5) Pronto o aparelho é necessário enviar ao dentista com o modelo e caixinha.
Portanto, na fase 5 é necessário: a) aparelho pronto, polido, adaptado
                                                        b) enviar ao dentista
                                                        c) tempo
                                                        d) conhecimentos necessários para bom acabamento, polimento, adaptação, etc.
                                                        e) caixinha de plástico (comprada em dentais)

6) Quando chega no consultório do dentista é preciso telefonar ao paciente para que ele venha colocar. E isso tem que ser em até 48 hs após retirada do aparelho fixo, para que não aconteçam inconvenientes de um ou outro dente mudar de posição.
Portanto, fase 6: a) telefonar ao paciente
                            b) marcar hora para o paciente ser  atendido
                            c) adaptar o aparelho no paciente
                            d) passar instruções de uso, higiene, etc
                            e) tempo
                            f) conhecimentos do dentista

Ainda pode acontecer do aparelho não se adaptar perfeitamente, havendo necessidade de se confeccionar outro. 



Conclusão:
Para  que um paciente tenha em suas mãos um aparelho removível de contenção é necessário uma série de etapas, onde tempo e conhecimento do dentista é fundamental.
O preço?
O preço é estabelecido com a somatória de todas essas etapas. E varia conforme o dentista, o protético, o material usado, a cidade e o estado onde você mora. Uma certeza: NÃO EXISTE APARELHO REMOVÍVEL DE CONTENÇÃO SEM GASTOS.



Observação: De acordo com o Código de ética Odontológica, constitui infração a divulgação de valores através de meios de comunicação.


                   


terça-feira, 25 de agosto de 2015

Aparelhos ortodônticos falsos

Muitos acham que usar aparelho ortodôntico fixo  é moda, status, ostentação... E então começou a bobagem de se vender "aparelhos fixos" até em camelôs, internet e sei lá onde mais. Um infinidade de coisas para decorar bráquetes daqueles que já estão de aparelho ortodôntico. Saibam que essa mania pode levar à perda de um ou mais dentes.





Não existe arco ortodôntico duplo e usado dessa forma, sobre os bráquetes e não na canaleta destinada ao arco.
A forma com que as ligaduras  estão colocadas está causando uma força bem grande nesses dentes e provavelmente ficaram bem doloridos.






Não existe esse tipo de trabalho em ortodontia!  Um fio de plástico está trançado e envolvendo os bráquetes, totalmente sem função! 




 Outra coisa sem sentido! Somente para colorir, totalmente sem função ortodôntica e pelo trançado do fio colorido os dentes provavelmente ficarão doloridos.



Outra bobagem!





Sem função, sem sentido... 
Não existe na odontologia e ortodontia. Causa dor desnecessária e acúmulo de resíduos. 


























Outra coisa sem sentido! Arco duplo, trançado. Somente para causar dor e sofrimento.












Olha só a decoração maravilhosa que nosso amigo aí  do lado fez em seus dentes...












Qual o futuro de quem gosta de brincar de dentista e deixar seus dentes parecendo árvore de Natal??

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Aparelho fixo sem manutenção... E agora?


Eu sou da opinião que as consultas destinadas à evolução de um tratamento ortodôntico não deveriam ser chamadas de "manutenção", e sim consultas clínicas para a evolução do tratamento.

Quem pensa que "manutenção de aparelho" serve somente para atualizar a cor das "borrachinhas" está enganado. Se o dentista apenas troca as ligaduras, também está cometendo um erro muito grande. Pode até fazer isso umas raras vezes, mas as consultas são para a troca de arcos, colagem de peças que se soltaram,avaliação de como está a oclusão do paciente, avaliação da higiene bucal, das gengivas, se há cáries, etc.

Depois que se coloca os aparelhos fixos, há necessidade de ativações para que ocorra o nivelamento e  o alinhamento dos dentes e nos casos  em que se faz extrações, necessita-se de retrações dos dentes anteriores (se for o caso). Como a movimentação ortodôntica deve ser lenta, há necessidade de visitas ao consultório do ortodontista até que os problemas sejam corrigidos, o que leva por volta de 18, 24 ou 36 meses, dependendo do problema apresentado. Ou seja, cada caso é um caso!

Muitas vezes o paciente "some" das consultas (manutenções), e o aparelho fica como se fosse enfeite.

O que pode ocorrer?
Bem, acontece que muitas vezes  um bráquete ou outro pode se soltar. E fica aquela coisa feia, parecendo casa em demolição.
As borrachinhas (anel elástico de ligadura) ficam velhas e acumulam resíduos. Pode aparecer descalcificação no lugar, que pode evoluir para cárie... Ou então inflamação gengival devido a má higiene, evoluindo para periodontite e perda dos dentes... 
Não pense que o aparelho autoligado por não usar os elásticos de ligadura não causam esses tipos de problema. 
Gengivite  e crescimento gengival devido à má higiene.
Geralmente o paciente "some" das consultas por falta de dinheiro para pagar as manutenções. Ou então mudou de cidade e ainda não achou um dentista confiável. Mas a verdade é que isso não pode acontecer.
Se você não tem como continuar o tratamento, converse de maneira amigável com seu dentista. A maioria entende os problemas dos pacientes e apresenta soluções. Se realmente não tem como negociar com seu dentista, meu conselho é que procure então outro profissional para retirar o aparelho, mas antes acerte a sua dívida. É legal, é honesto... Fugir  e achar que é esperto não resolve seu problema.
Hoje em dia muitas pessoas colocam aparelho somente porque acham que é moda, bonito, legal, ostentação. O aparelho ortodôntico é um tratamento  para recuperar a estética e saúde de seus dentes, precisa de atenção e cuidados, não pode ser abandonado e ficar na sua boca sem função. Pode ocorrer perda dos dentes, cáries, mau hálito. 

Pense bem antes de iniciar um tratamento. Terá que ir até ao fim para obter bons resultados.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Elástico corrente ou em cadeia

Elástico corrente ou cadeia são elásticos muito usados em ortodontia para fechar pequenos diastemas, movimentação de dentes dentro da arcada e outras funções.
Muitos adolescentes desejam logo no início que o dentista já coloque elástico corrente na cor desejada, mas enquanto os dentes estiverem desalinhados isso não será possível. E - veja bem - elásticos correntes possuem função específica, não são para deixarem o aparelho com a cor da moda, ou porque é legal e o amigo usa.





As cores são variadas, as mesmas da famosa borrachinha (ou anel elástico de ligadura).




Mas possuem alguns inconvenientes...
A escovação precisa ser muito bem realizada, pois fica fácil  o acúmulo de resíduos entre os dentes. Escove muito bem, use fio dental com passa-fio e bochechos com um enxaguante sem álcool.





Outro inconveniente:
A força exercida pelo elástico corrente é grande, logo os dentes ficarão muito doloridos por uns dias. Fique ciente disso.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?

Quando vou tirar meu aparelho?
Essa geralmente é a segunda  pergunta depois de "quando vou colocar meu aparelho?"


Geralmente a média para um tratamento ortodôntico é de 18 a 24 meses. Veja bem, é a MÉDIA... O tratamento pode durar mais um pouco se o caso for mais complicado, ou seja, quanto mais complicado o caso, mais tempo irá durar.  Se seu caso for um caso cirúrgico, com certeza o tempo será maior...

A duração do tratamento está associada a vários fatores:
1. Complexidade do caso
Conforme eu disse acima, quanto mais complicado, mais tempo será necessário para o seu término.

2. Habilidade do profissional
Se o profissional planejar o caso corretamente e for um dentista ortodontista experiente, o caso terminará logo, desde, é claro, que não seja cirúrgico.
Há os profissionais sérios e infelizmente tenho que citar também  os profissionais que "enrolam" o tratamento fazendo com que durem muito tempo.

3. Consultas de manutenção do aparelho
Embora haja a crença de que aparelhos autoligados podem ter um espaço maior entre as consultas, é importante  que o tempo entre elas não seja muito longo, pois há necessidade de se observar outros aspectos como se o tratamento está evoluindo para onde queremos, higiene, se as peças estão todas no lugar, etc. O ideal seria observar o paciente no mínimo a cada 3 semanas.

4. Faltas sucessivas ou intercaladas dos pacientes.
Quanto mais você faltar às consultas, mais irá demorar seu tratamento. Sejam faltas sucessivas ou intercaladas. Ou faltas que estendem em muito o tempo das consultas. Para o tratamento terminar logo é necessário disciplina.

5. Falta de cuidados com escovação e fio dental.
Muitas vezes o paciente - depois de colocar o aparelho - fica com preguiça de escovar e passar fio dental. Isso acarreta inflamação gengival e acaba ocorrendo a necessidade de remoção do arco e até dos bráquetes para solucionar o problema. Ou seja, interromper o tratamento por um período.

6. Não uso dos acessórios
O paciente deve usar corretamente os elásticos que forem indicados, diariamente. A falta de colaboração irá atrasar o tratamento.

7. Hábitos
Há muitos hábitos que o paciente possui e nem sempre fala: sucção de polegar, roer unhas, por exemplo. Esses hábitos podem fazer com que mesmo de aparelho,  uma determinada região não se movimente como deveria.

8. Alimentação inadequada
Evitar alimentos que exijam esforço muito grande de mastigação, pois nesse  caso as peças podem se soltar, tanto bráquetes quanto as bandas (anel metálico). Peças que se soltam causam prejuízo ao aparelho.

9. Pagamento em dia
Não adianta você "enrolar" para pagar e querer que o tratamento termine logo. Cada um tem que fazer a sua parte. Você deve pagar em dia e corretamente e o dentista dar continuidade e andamento ao tratamento.


10 Ansiedade
Ficar perguntando toda santa  consulta quando vai tirar o aparelho. Isso gera estresse e as coisas acabam não andando tão bem quanto deveriam. O dentista pode querer fazer procedimentos para adiantar o tratamento que em vez disso  podem acabar dando resultados ao contrário ou pular etapas.  Isso em vez de dar certo pode acabar dando errado e atrasando o tratamento. Portanto, confie e tenha calma. Se não confia no dentista e acha que nada está do jeito que você quer, converse com ele e diga o que pensa.
Se o dentista não quiser conversar ou  dar explicações, o jeito é mudar de profissional. O que não pode é a insatisfação.


quinta-feira, 30 de julho de 2015

Qual a melhor escova para quem usa aparelho fixo?

Qual a melhor escova para quem usa aparelhos fixos, hyrax, contenção fixa?

Dentes limpinhos e  gengiva saudável e bem cuidada dependem muito da disciplina do paciente, escovando cuidadosamente após as refeições e nem  sempre da marca comercial das escovas. Não tem jeito, você terá que dedicar um tempo especial ao seu aparelho, se não quiser ficar com mal hálito.
Mas, vamos aqui analisar algumas escovas dentais indicadas para quem usa aparelho ortodôntico fixo:

1. Escova ortodôntica
A escova indicada para aparelhos ortodônticos, que podem ser achadas nas marcas Colgate, OralB, Johnson's, tem cerdas maiores nas laterais e menores no centro, para facilitar a escovação dos bráquetes. Promove uma boa escovação na região onde há o aparelho ortodôntico, mas penso que é bom complementar com uma escova norma, para as regiões dos dentes  que não possuem aparelho, lado interno ou face lingual (ou palatina) como conhecem os dentistas.











 2. Escova unitufo
É uma escova que possui apenas um tufinho de cerdas, semelhante a uma escova de mamadeira bastante reduzida. Boa para escovar entre os dentes, ao lado dos bráquetes, enfim todos os locais de difícil acesso às escovas comuns.


3. Para quem usa contenção fixa, o ideal é a escovação com as escovas normais, do dia a dia.
Se a contenção fixa for igual ao da foto abaixo, a chamada contenção higiênica, fica fácil passar o fio dental. Mas as curvinhas  podem guardar resíduos de alimentos, devendo haver bastante atenção na escovação.
Se for contenção fixa reta, sem as curvas, é necessário o passa fio dental para que se consiga passar o fio e boa escovação também. Pode haver a formação de tártaro na região, se a escovação não for bem feita.



4. Escovação para quem usa o Hyrax:
Use uma escova dental comum e escove com movimentos de vai e vem, com bastante pasta dental. Talvez haja necessidade de complementação dom a escova unitufo nas regiões onde os braços do Hyrax encostam nos dentes. Haverá necessidade também de complementar com bochechos com um bom enxaguante (Listerine, Plax, etc).

5. Escova elétrica
É uma boa ter escovas elétricas. Parece que a escovação é melhor realizada do que manualmente. O problema é o custo. 
Em caso de aparelhos ortodôntico o melhor (penso eu) é a escovação manual, pois há muitos resíduos a serem retirados de muitas reentrâncias. Se você possui escova elétrica pode usar. Lembre-se que em breve as cerdas estarão detonadas por causa dos bráquetes e terá que trocá-las.   Complemente com a escovação manual.





É bom saber:


A Johnson's e a Oral B possuem a escova branqueadora e também  o fio dental branqueador.
A escova da Johnson's possui carbonato de cálcio e promete uma melhor limpeza, removendo pequenas manchas da superfície dentária. Mas veja bem: somente pequenas manchas causadas por pigmentos de café, cigarros e outros alimentos.

Kit branqueador da Johnson's com fio dental, escova e Listerine
Um bom fio dental para quem está de aparelhos fixos é o OralB Super Floss. Ele possui uma ponta com fio dental comum, bem enceradinha e durinha que facilita a passagem pelo aparelho e depois se transforma em um "fio dental" grosso e fofinho, como se fosse uma lã. Basta  colocar pasta dental nessa lã, e introduzir entre os dentes. Uma maneira de passar fio dental com pasta de dentes!
A ponta é fio dental bem durinho (facilita introdução entre os dentes) e
depois se transforma em fio  dental mais espesso

Além de se poder passar entre os dentes com facilidade (sem passa fio) pode-se
limpar os bráquetes!!