Sim, claro que pode!
Muitas vezes aparece uma cárie ou algum dente começa a doer necessitando de tratamento endodôntico.
Quando aparece uma cárie muito pequena, muitas vezes nem é necessário tirar o arco do aparelho e nem o bráquete (ou banda) que está no dente. A restauração pode ser feita com tranquilidade, principalmente se é na face de mastigação do dente (oclusal).
Quando aparece uma cárie maior, entre um dente e outro, há necessidade muitas vezes de remover o arco e o bráquete do dente.
No caso de dor de dente, com necessidade de endodontia (tratamento de canal), a situação é mais complicada. Há necessidade de remoção do bráquete ou banda e do arco. Esse dente deverá ficar sem forças ortodônticas durante uns 3 meses mais ou menos, dependendo da gravidade do problema.
Remoção de tártaro muitas vezes pode ser feita sem a remoção dos bráquetes, mas geralmente removendo-se o arco.
Profilaxias podem ser feitas sem o arco, também, e a melhor para quem está de aparelhos fixos é o jato de bicarbonato.
Enfim, a maioria dos tratamentos odontológicos podem ser feitos com aparelhos. Exceto clareamentos, claro... Não se esqueça que a parte do esmalte dentário que está sob os bráquetes não sofrerão o efeito do clareamento!
Escove muito bem seus dentes após as refeições e evite refrigerantes, doces e bolachas para que não apareçam cáries.
Não se esqueçam que o objetivo desse texto é apenas esclarecer os leitores, a palavra final sempre quem deve dar é o dentista responsável pelo tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.