segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Para que serve a documentação ortodôntica?




A documentação ortodôntica é uma série de exames que permitem, em conjunto com a análise clínica do paciente, chegar a um diagnóstico sobre o planos de tratamento.
Há vários tipos de documentações ortodônticas (vários preços, na mesma clínica radiológica) e isso depende dos tipos de exames pedidos pelo dentista. Mas  na documentação ortodôntica básica, geralmente temos o seguinte:
Fotos frente, perfil e sorrindo - Fotos Extrabucais

1. Fotos frente, perfil e sorrindo.
O objetivo das fotos é observar como é a face do paciente, se há simetria ou não, se  o perfil é agradável e se na foto sorrindo, o tamanho da coroa dos dentes anteriores aparece de modo satisfatório.
O problema é que nem sempre quem tira as fotos, faz de maneira satisfatória. Muitas vezes o paciente está "torto", e quando é para sorrir, o sorriso é forçado, e não de maneira natural.
Fotos intrabucais

2.Fotos intrabucais
Fotos dos dentes superiores e inferiores.Importante para ver posições dentárias, aspecto gengival,, manchas do esmalte dentário, restaurações novas e antigas, etc

Radiografia panorâmica

3.Radiografia panorâmica
A radiografia panorâmica serve - como diz o próprio nome- para dar uma visão panorâmica nas estruturas da face. Articulação da mandíbula, dentes, fossas nasais, seios nasais, etc. Possibilidade de se ver posição de terceiros molares (sisos), problemas de canal (endodontia), restaurações bem ou mal adaptadas, etc.
Se algo for considerado suspeito há necessidade de se fazer radiografias periapicais. 

Radiografias periapicais

4.Radiografias periapicais
É ideal que a documentação sempre tenha as radiografias periapicais dos dentes anteriores.Muitas lesões só podem ser vistas claramente em uma radiografia periapical.
Análise Cefalométrica

5. Análises cefalométricas.
São dados obtidos através da medição de ângulos e distâncias que permitem ao ortodontista determinar o tipo de crescimento do paciente, inclinações dentárias, tipo facial, etc. Esses dados em conjunto com fotos de frente,perfil e sorrindo permitem um bom diagnóstico e plano de tratamento. Esses dados são obtidos nas telerradiografias de perfil. São vários tipos de análises e o dentista pode escolher uma ou mais, de acordo com a preferência.


Telerradiografia de perfil ou lateral

6. Telerradiografias de perfil.
São radiografias do perfil do paciente. Além de permitir que se obtenha os dados descritos acima, podemos analisar outras estruturas tais como adenoides.

7. Modelos de gesso.
Muita gente passa mal ao fazer as moldagens, sente náuseas. Mas elas são necessárias para se obter os modelos estéticos de gesso, onde podemos ver como são os dentes da pessoa antes do tratamento, fazer um plano de tratamento baseado no tipo de má oclusão do paciente e medir os espaços necessários para acomodar todos os dentes.


Bem, as documentações básicas costumam vir com todas essas informações, numa pasta de plástico ou papelão e os modelos acomodados em caixinhas. Isso é suficiente para um bom planejamento do tratamento a ser feito.
Não tem como iniciar um tratamento ortodôntico SEM DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA.
Lembro também que ao fazer as radiografias a pessoa não poderá estar de brincos e piercings.

Um comentário:

  1. Extrair um dente q estava danificado da cárie depois q fiz a documentação isso impede alguma coisa?É preciso fazer outra documentação?

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.