segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bráquetes estéticos


São três os tipos de bráquetes considerados estéticos: os de safira, os de cerâmica e os de policarbonato.

Os de safira são bráquetes de cerâmica monocristalina. Ficam quase imperceptíveis e possuem alta resistência.





Na confecção dos bráquetes de cerâmica é usada a cerâmica policristalina. Ou seja, os de safira são descendentes dos de cerâmica, mas melhorados.

Os de safira são mais resistentes à quebra e ao descolamento que os de porcelana e os de policarbonato e requer menos força para a movimentação que o aparelho de porcelana, pois o atrito entre o arco e o bráquete é baixo.
Muitas vezes são um pouco menores e mais finos por serem fabricados com um material mais resistente.

A mecânica de tratamento tanto para os bráquetes de safira, quanto para os de porcelana é igual a dos metálicos. Mas é importante salientar que há casos em que o tratamento com os bráquetes metálicos são mais aconselhados

É uma boa alternativa para pessoas que desejam um aparelho estético  e bonito. A diferença entre os bráquetes de safira é a translucidez e a resistência.Os de safira são mais transparentes e mais duros. Não mancham e podem ser usados com arcos estéticos.
O Tom Cruise fez um tratamento com bráquetes estéticos, mas o arco do aparelho dele era metálico. Hoje em dia pode-se usar um arco estético para que tudo fique mais discreto.

                              Letícia Sabatella usou aparelho estético com o arco também estético. 


 O que pode manchar é o anel elástico de ligadura (borrachinha) que serve para prender o bráquete ao arco. Há "borrachinhas" que prometem não manchar, mas depois de um determinado tempo acabam mudando de cor, nem que seja um pouquinho.
Mas existem também os estéticos autoligados, que não precisam da famosa borrachinha, pois possuem um clipezinho que irá funcionar como tal.
Aparelho estético de cerâmica autoligado. Não precisa de "borrachinha", pois há um clip que fecha-se sobre o arco "apertando". Essa indústria que fornece esse aparelho também fornece o bráquete de acordo com a cor do dente! Não é lindo? Fica mais natural ainda.


Lembro a importância de salientar que há muitas indústrias que fabricam esses bráquetes e que a qualidade deles está diretamente relacionada a fabricação.

Há um outro tipo de bráquete estético, que é o de policarbonato. Confesso que usei e não gostei. Além de quebrar “pedacinhos”, o bráquete solta, amarela e não fica muito bonito. Muitas vezes as pessoas confundem  esses bráquetes estéticos com os de porcelana e acham que tudo é a mesma coisa, até o preço. Mas não... Os de policarbonato são muito mais baratos. Os de porcelana  e safira são bem mais caros, principalmente os de safira, e serão mais caros ainda se forem autoligados.

Esses são os de policarbonato. No início do tratamento são bem transparentes, mas com o tempo tendem a amarelar.



2 comentários:

  1. Olá Doutora, tudo bem? Eu gostaria de lhe fazer uma perguntas: Vou colocar meu aparelho assim que a minha documentação estiver pronta, e na visita ao dentista eu acabei preferindo usar os braquetes de policarbonato, pois eu queria um aparelho estético e que não fosse tão caro. Você indica aos seus pacientes colocá-los? O meu dentista disse que raramente ele amarela...

    E será que por essa opção ter um custo (se eu não me engano 280,00) eu serei cobrada caso precise repor braquetes? Lembrando que meu tratamento terá aprox. um ano e meio de uso.

    Só mais uma perguntinha rsrs: Quanto tempo mais o menos o paciente usa o aparelho de contenção depois do tratamento?

    Muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu não tive uma experiência muito boa com os bráquetes de policarbonato, pois eu achei que ficaram muito amarelos. Mas creio também que pode ter sido o paciente que negligenciou a escovação. Portanto, escove muitíssimo bem para que fiquem com boa aparência.
      Eu indicaria sim para meus pacientes, mas com a recomendação que estou dando agora para você: escove, escove, escove!
      Olha, se o dentista vai cobrar ou não a reposição depende do acordo feito entre você e ele. Geralmente se cobra. Esse bráquete, ao contrário do outro, costuma quebrar "pedacinhos" em vez de sair totalmente.
      Em relação a contenção, há controvérsias. Alguns autores dizem que o ideal é usar o dobro dso número de anos que durou o tratamento com o fixo. Por exemplo, se vc usou fixo por 2 anos, deveria usar contenção por 4 anos.
      Outros autores dizem que o ideal é usar pela vida toda.
      Geralmente se faz o seguinte esquema: 6 meses dia e noite (tirando para comer e escovar), 6 meses só à noite, e depois mais 1 ano usando dia sim e dia não (à noite).
      Abs.

      Excluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.