terça-feira, 27 de agosto de 2013

De quem é a documentação ortodôntica?

De acordo com as normas de conduta da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, a documentação é do paciente, se ele PAGOU  por ela.



Calma! Isso não significa que você pode  ficar pedindo a documentação sem mais e nem menos. Sempre que se inicia um tratamento ortodôntico há - provavelmente - um contrato a ser respeitado, direitos e deveres tanto do dentista quanto do paciente.

Direitos do paciente:
1. Ser informado quanto ao plano de tratamento ou seja, o que deverá ser feito durante o tratamento para que se atinjam os objetivos.
2. Ser informado do tempo aproximado de duração de um tratamento. NÃO TEM COMO PREVER COM EXATIDÃO QUANTO TEMPO DURA UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO.
3. Ser informado dos custos do tratamento, possíveis aumentos das taxas de manutenção e outros custos, tais como (por ex.) valores referentes  a aparelhos de contenção.
4. Ser atendido corretamente no dia e hora marcados pelo profissional e avisado com antecedência caso o dentista não possa atender.
5. Ser atendido com respeito e consideração.

Deveres do paciente:
1. Manter o aparelho sempre bem higienizado, usando escovas fio dental e colutórios (se for o caso);
2. Não faltar às consultas marcadas pelo dentista, estando ciente que as faltas estarão atrasando seu tratamento e comunicar com antecedência se não puder comparecer à hora marcada.
3. Manter em dia os pagamentos combinados;
4. Alimentar-se de maneira adequada, evitando alimentos que exijam grande esforço de mastigação, o que pode provocar o descolamento dos bráquetes.
5. Respeito e consideração pelo profissional.
6. Não abandonar o tratamento sem dar as devidas explicações ou motivos.

Direitos do dentista:
1. Receber corretamente os honorários referentes ao tratamento;
2. Ter a guarda da documentação enquanto durar o tratamento;
3. Ser notificado com antecedência caso o paciente não possa comparecer ou deseje abandonar o tratamento ou não esteja satisfeito com esse mesmo tratamento.
4. Ser tratado com respeito.

Deveres do dentista:
1. Tratar corretamente o paciente e respeitá-lo, procurando sempre terminar dentro do menor tempo possível o tratamento ortodôntico, salvo exceções;
2. Se o dentista não realizar outros procedimentos tais como cirurgias, tratamentos gengivais e restaurações, deverá encaminhar o paciente para outro profissional;
3. Informar corretamente o plano de tratamento dando uma previsão aproximada de quanto tempo deve durar. O dentista não tem bola de cristal e não sabe dizer exatamente mês, dia e hora da retirada do aparelho.
4. Orientar seu paciente quanto à higiene, fio dental, escova e bochechos;
5. Alertar caso surjam cáries, problemas gengivais/periodontais ou outro problema qualquer.
6. Devolver a documentação odontológica  caso solicitada, ao paciente ou responsável, MEDIANTE RECIBO ASSINADO se o paciente estiver EM DIA com os pagamentos.

Entendido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.