sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Bicarbonato de sódio - usar ou não?


Muitos perguntam: posso passar bicarbonato de sódio nos dentes? Colocar na escova ou misturar com a pasta de dentes?

O bicarbonato de sódio, vendido nas farmácias e supermercados é abrasivo. Se você passar puro ou misturado com pasta dental  em seus dentes, ele certamente irá promover uma ação branqueadora devido a sua abrasividade, mas com o tempo essa mesma abrasividade estará removendo aos poucos a camada de esmalte de seus dentes. Isso causará a impressão de que seus dentes estão "branqueando", pois bem ou mal o bicarbonato estará removendo manchas e também esmalte dentário.

Daí vem sempre o comentário dos que se julgam espertos:
"Eu uso bicarbonato nos meus dentes e nunca aconteceu nada. Os dentistas falam que isso faz mal para poderem cobrar fortunas pelos clareamentos dentários."

Se você usa bicarbonato para escovar os dentes e nunca aconteceu nada, sorte sua. Porque um dia irá acontecer... Seus dentes ficarão sensíveis e aos poucos irão perder o brilho.
Realmente, clareamentos dentários são caros, mas são fórmulas especificamente preparadas para clarear dentes. Sempre estão sob supervisão de um dentista e ele é responsável por tudo que acontecer com seus dentes.

Há vários outros materiais abrasivos que também podem clarear dentes se colocados na escova: sal, açúcar... Por exemplo. Tem coragem?

O bicarbonato é usado em consultórios dentários para profilaxia, através do aparelho que faz o jato de bicarbonato. Remove muito bem as manchas provocadas por cigarros, deixando os dentes branquinhos. Pode ser usado por quem está de aparelhos fixos, promovendo uma boa limpeza.
Mas veja bem: É BICARBONATO PARA  FINS ODONTOLÓGICOS, SENDO UM PÓ FINÍSSIMO!

Mas se você quer usar o bicarbonato de sódio assim mesmo, ficam as dicas:

1. Pode ser utilizado na forma de bochechos com água morna. É anti-inflamatório,  e indicado para inflamações de gengivas, amígdalas, etc.  Quem usa aparelhos fixos também pode fazer BOCHECHOS (veja bem, eu escrevi bo-che-chos, e não escovação), umas duas vezes ao dia.



2. O aparelho removível de contenção pode ser conservado em uma solução de dois copos de água e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, para remover aquele cheirinho ruim de saliva que geralmente fica.


3. Pode ser usado como antiácido, para tratar a acidez do estômago porque ele tem o poder de neutralizar os excessos do ácido clorídrico do suco gástrico.

4. Pode ser usado nas receitas de culinária como fermento no crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno.


Usa-se o bicarbonato também nos seguintes casos:

- Na nutrição de animais, na cerâmica, para a preservação da manteiga e da madeira e é um dos componentes dos talcos e desodorantes.

- Na fabricação de extintores de incêndio com produção de espuma.

 - É um dos componentes da droga chamada crack, onde entra como um aditivo à pasta de cocaína.

- É utilizado no tratamento radiológico de contaminados por Urânio.


- Também é utilizado nas fraudes na produção de leite, pois a substância tem a capacidade de alcalinar o leite quando inicia o processo de deterioração. 


9 comentários:

  1. Eu tenho aparelho pode uzarso o bicabornato

    ResponderExcluir
  2. Poso uzar so bicabornato pra escovar os dente tenho aparelho

    ResponderExcluir
  3. Olá! Jamais usar bicarbonato de sódio para escovar os dentes. O bicarbonato é abrasivo. Você pode fazer bochechos usando uma colher de chá para um copo americano de água.
    Importante lembrar que o bicarbonato usado em consultório é o "bicarbonato para uso odontológico". É fininho e não causa danos como o encontrado no supermercado.

    ResponderExcluir
  4. Se eu escovar com bicarbonato usando aparelho fixico pode danificar como descolar

    ResponderExcluir
  5. Aquele produto whitemax, feito a base de carvão vegetal, realmente branquela os dentes??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O que acontece é que esse produto é abrasivo, de maneira que poderá tirar algumas manchas dos dentes, como por exemplo manchas de café. Mas por ser muito abrasivo pode causar sensibilidade com o decorrer do tempo. Deixar os dentes branquinhos não deixa... Clareamento só no consultório mesmo. Esqueça essas promessas mirabolantes de dentes brancos sem precisar ir ao dentista, isso é dito para vender o produto.
      É melhor usar produtos da Colgate e da Oral B do que clarear com carvão... Abs.

      Excluir
  6. Qual tipo de pasta de dente devo usar?? Obs: uso aparelho

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.