sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Coca Cola x Dentes X Aparelho Ortodôntico Fixo

Muitas vezes me perguntam:

"Quem usa aparelhos fixos pode tomar Coca-Cola? Vai manchar meus dentes?"

Eu diria que a Coca-Cola e demais refrigerantes causam um dano muito grande aos dentes e à saúde da pessoa, independente do uso de aparelhos ortodônticos ou não. Abaixo temos a tabela de pH de algumas bebidas.




O pH é o potencial hidrogeniônico das substâncias, ou seja, mede o grau de acidez, alcalinidade ou neutralidade delas. Quanto mais ácida  uma substância, maior a probabilidade de provocar cáries.


De, acordo com essa tabela, publicada em um estudo odontológico, pode-se ver que dos refrigerantes a Coca-Cola é o mais ácido, conservando seu grau de acidez mesmo depois de 30 minutos num copo. É considerado ácido o pH abaixo de 7 e básico acima de 7.  Como esse refrigerante possui muita acidez (e ácido fosfórico em sua composição), a cárie pode aparecer se não observados os cuidados de escovação.

Tempos atrás, pesquisando sobre o assunto, me deparei com um caso um caso ocorrido  na Austrália de um rapaz de 25 anos que tomava por volta de 8 litros de Coca-Cola por dia! Sabem o que aconteceu? Perdeu todos os dentes e hoje em dia usa próteses totais, ou seja, dentaduras!!! Oito litros de Coca contém  aproximadamente 900 gramas de sacarose...
Mesmo sendo informado pelo seu dentista sobre as consequências de seu ato e a falta de escovação, esse jovem( William Kennewell) não seguiu os conselhos e não deu outra. Ficou banguelo.
Vejam na foto a aparência horrível de seus dentes e o moço desdentado!




O artigo original em inglês pode ser lido no seguinte endereço:
http://www.whatsonjinan.com/news-5121-meet-william-kennewell-the-oz-man-with-no-teeth-after-3-yr-soda-addiction.html


Uma lata de Coca, 350ml, contém aproximadamente 18 mg de sódio (puro sal) e 39g de açúcar (mais ou menos 3 colheres de sopa. 
Também contém água  gaseificada, cafeína, corante caramelo IV ( que é o que dá a cor ao refrigerante e pode manchar dentes e restaurações de resina), acidulante  INS 338 (ácido fosfórico), e aroma natural. 
O  ácido fosfórico em sua composição pode desmineralizar os dentes quando em excesso e causar até osteoporose!!
  Preste atenção, a tabela acima informa a quantia em apenas 200 g.

Tomar um copo ou outro de refrigerante não faz mal. Desde que se escove os dentes. O que não pode é consumir em excesso. O que protege nossos dentes da acidez é a saliva. Funciona mais ou menos assim: você come algo muito ácido ou muito açucarado que fará o pH da saliva também ficar ácido. Dentro de alguns minutos a saliva consegue reverter a situação, eliminando esse pH ácido e evitando que haja desmineralização dos dentes. Quando se come muita coisa ácida ou açucarada, ou muito carboidrato (não esqueça que carboidrato também vira açúcar na boca... Exemplo: bolachas.), a saliva não tem tempo de combater tanto pH ácido e ocorre então a desmineralização do esmalte dentário. Primeiro uma manchinha branca, depois essa manchinha pode evoluir para cárie...

Tudo o que tem pigmento pode manchar os dentes. No caso da Coca-Cola, há o pigmento marrom, que pode manchar os dentes, ou a cola dos bráquetes metálicos e estéticos. As manchas saem facilmente. Se estiver de aparelho ortodôntico uma limpeza com jato de bicarbonato ajuda. Se estiver sem aparelhos, um polimento e um jato de bicarbonato eliminarão todas as manchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.