quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Bruxismo Infantil




O que é bruxismo?
Bruxismo é o nome do  distúrbio  do ranger  dos dentes e que pode ser observado durante a noite (mais comum) ou mesmo durante o dia.
Cerca de 35% das crianças até 10 anos e 15% dos adolescentes entre 11 e 16 anos têm esse problema, segundo pesquisa da UFMG (Universidade federal de Minas Gerais).







Quais as causas, no caso de crianças?
Geralmente o estresse. Um irmãozinho mais novo para cuidar ou que está por vir, muitas tarefas diárias (aulas de línguas, escola, balé, sem tempo para brincar), adolescentes que sofrem bullying — atos de violência física ou psicológica na escola — são seis vezes mais propensos a desenvolver o bruxismo, segundo uma pesquisa orientada pela professora Júnia Serra-Negra, da Faculdade de Odontologia da UFMG. "Eles vivem momentos de estresse e desconforto diários, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento desse distúrbio do sono — explica a professora, que realizou a pesquisa com 1.344 adolescentes entre 11 e 16 anos."
E recentemente observou-se que crianças e adolescentes que gostam de jogos eletrônicos por exemplo vídeo-games, desenvolvem também um certo grau de bruxismo.

Sim, não se assuste! Isso mesmo! Vídeo-games podem estressar crianças e provocar bruxismo! Ranger de dentes, dor de cabeça, cansaço...

O ideal é que os pais controlem seus filhos em relação ao número de horas diárias usadas para joguinhos em celulares, vídeo-games e computadores. Evitar que essas atividades não sejam executadas à noite, para que o sono seja tranquilo.

O ideal também é que a criança pratique um esporte. Mas não por obrigação, por prazer. Crianças precisam de lazer, precisam brincar.

O tratamento para bruxismo infantil? Tentar eliminar a causa, seja bulliyng, excesso de tarefas, vídeo-games.

Se houver desgastes nos dentes da criança, procure um dentista. As crianças podem usar uma placa específica para isso. As placas de bruxismo indicadas para crianças que possuem ainda dentes decíduos (de leite) são diferentes das indicadas para adultos. 

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/bruxismo-infantil-pode-estar-ligado-uso-excessivo-de-eletronicos-17290575.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.