quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Erosão dentária e suas causas

A erosão é a perda da estrutura química do dente devido à dissolução por ácidos que não são de origem bacteriana. As bactérias também causam destruição  da estrutura dentária, mas aí não é classificado como erosão e sim cárie.


Ingestão de frutas ácidas todos os dias (limão, abacaxi, p. ex) e  consumo exagerado de refrigerantes podem causar erosão dentária. Há perda de brilho do esmalte  no princípio e a perda o próprio esmalte, com o aparecimento de depressões. O dente, obviamente, fica muito sensível.
Vamos classificar aqui em 2 os fatores  responsáveis pela erosão ácida:


Fonte extrínseca, ou seja,  fatores que são atribuídos  ao que a pessoa ingere ou entra em contato:  consumo de frutas e sucos de frutas ácidas, bebidas gasosas e vinagre,  medicamentos como vitamina C, Ácido Acetil Salicílico e  bebidas isotônicas.


Fonte intrínseca,  ou seja,  fatores  tais como xerostomia (boca seca, com pouca ou nenhuma saliva)pois aumenta  tempo de exposição da substância erosiva sobre o elemento dental .
As doenças que provocam regurgitação, como hipertireoidismo, bulimia nervosa e anorexia, pelo contato constante do ácido com o meio bucal. No caso da bulimia, devido aos constantes vômitos provocados pela própria pessoa, o ácido estomacal destrói o esmalte dos dentes.


Mas estou aqui  hoje para falar sobre erosão dentária causada pelo ácido acetilsalicílico, muito consumido pelas pessoas em casos de dor.

Diversos estudos publicados indicam que o uso de ácido acetilsalicílico pode contribuir para a erosão dentária. Esses trabalhos relatam estudos de laboratório (dentes extraídos colocados em soluções de água e ácido acetilsalicílico) e estudos de casos clínicos de pessoas que ingeriram seis doses de ácido acetilsalicílico em pó por dia durante um período de dois a três anos. No estudo de laboratório, os pesquisadores observaram a superfície do esmalte (camada externa) e da dentina (camada estrutural abaixo do esmalte) dos dentes extraídos imersos na solução de água com ácido acetilsalicílico.


No estudo clínico, a superfície oclusal  ( a de mastigação) dos molares, pré-molares inferiores apresentaram severa erosão, assim como os dentes anteriores inferiores no lado voltado para a língua. O uso de ácido acetilsalicílico em pó foi a causa da erosão.
Outro estudo, com 42 crianças que sofriam de artrite reumatóide e tomavam ácido acetilsalicílico em comprimidos, mastigando-os ou engolindo-os inteiros, mostrou severa erosão nos molares primários superiores e inferiores e nos primeiros molares permanentes nas crianças que mastigavam o medicamento. As 17 crianças que engoliram os comprimidos não apresentaram erosão dentária. Assim, o estudo concluiu que a erosão dentária desenvolvida pelas crianças devia-se ao fato de mastigarem os comprimidos de ácido acetilsalicílico.

Portanto, você que gosta de mastigar comprimidos de Aspirina ou os que contêm  ácido acetilsalicílico antes de engolir, preste atenção!  É melhor engolir o comprimido em vez de mastigar, pois o ácido causa erosão e conseqüente sensibilidade em seus dentes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.