quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

"Meu dentista está me enrolando!"



Essa é uma frase que se ouve ou que se lê  constantemente...
Qual o significado de enrolar?
Segundo o dicionário: Complicar,   girar,   enganar,   embrulhar,   confundir,  ababelar, abatocar, abismar, achatar, assarapantar, atarantar, atarracar, atordoar, atrapalhar, baralhar, conturbar, desmascarar, desordenar, desorganizar, embaraçar, embaralhar, encalistrar, enlear, entrelaçar, entupigaitar, envergonhar, etc.

Trocando pelos sinônimos, poderíamos então afirmar que a pessoa diz que "seu dentista a está complicando, enganado, o que deveria ser um tratamento"...


Já ouvi pessoas dizendo que o dentista não está sendo legal, porque está cobrando por um aparelho de contenção. Ou porque está cobrando consultas de manutenções desse aparelho.
Pessoal, não existe aparelho de contenção gratuito. E cobrar  consultas (manutenções) em um tratamento ortodôntico é perfeitamente normal e dentro da ética!!

E marcar várias consultas depois que o aparelho fixo foi removido?
O dentista é responsável pelo resultado de seu tratamento, portanto ele precisa ver você com certa periodicidade após o término do tratamento. Isso não é  enrolação...

Obviamente que existem os bons e os maus profissionais em todos os setores. Os que de fato "enrolam" e os que trabalham a sério.
Se você realmente acredita que está sendo "enrolado", o meu conselho é que fale para o dentista tudo o que está sentindo. Geralmente as pessoas se queixam para outras pessoas e não para o profissional. Ora, se você  acha que está sendo vítima de "enrolação" tenha uma conversa franca e sincera com o profissional e não com a vizinha, com o amigo (a), com o namorado (a)... Converse com aquele que você acha que é o responsável pela sua infelicidade. E resolva de vez seu problema, em vez de ficar se lamentando.

Se realmente o profissional não está dando conta do recado, procure outro profissional. Penso que é a melhor atitude a ser tomada.

Mas muitas vezes uma boa conversa esclarece qualquer situação. O tratamento ortodôntico é longo e precisa haver amizade e confiança entre profissional e paciente.

Seja feliz!!

3 comentários:

  1. Doutora, uso aparelho fixo a bastante tempo, e minha dentista vivia falando "em 3 meses você tira" e quando chegava os 3 meses ela falava mais 3 meses de novo! Até que um dia eu pedi para que ela tirasse, e ela me cobrou absurdos para remover (sei que é certo que se pague para remover, porém ela me cobrou o triplo, sendo que meses antes numa mesma situação ela havia me cobrado mais barato, mas ela não lembrava disso). Enfim, acabei tirando só a parte de cima no dia, e estou para tirar a parte de baixo, porém gostaria de ir em outro consultório, tenho chances de que outro dentista possa remover o de baixo e por uma contenção ou aparelho móvel para mim? (sendo que já conclui o meu tratamento). Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaína, tudo bem?
      Bem, primeiramente eu diria para você conversar de maneira franca com a dentista, expondo seus medos, receios e seu ponto de vista. Se realmente não houver como conversar e resolver seu problema de maneira correta, que seria seu próprio dentista removendo o aparelho do tratamento por ele executado, o jeito é procurar outro profissional.
      Há muitas chances de outro dentista remover seu aparelho. Mas não esqueça de conversar e explicar a situação .
      Abs.

      Excluir
  2. Oi boa tarde... Sou negra e gostaria de saber se a borrachinha azul bb combina com minha cor de pele tenho vontade de colocar dessa cor?

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.