terça-feira, 1 de julho de 2014

Como amenizar as dores do aparelho ortodôntico?

Muitas pessoas não se queixam de dor durante o tratamento ortodôntico. Essas são mais privilegiadas pois com certeza seus dentes estão bem mais alinhados necessitando de pequenos movimentos.
Mas há outras que possuem dentes muito apinhados (popularmente "encavalados"), e que além dos aparelhos fixos ainda necessitam de outros tais como o hyrax. Com certeza essas sofrem um pouquinho mais.


1. Como aliviar a dor das aftas provocadas pelo aparelho?
Bem o ideal é evitar ao máximo que as aftas apareçam. Para isso Use ou peça a cera ortodôntica ao seu ortodontista e coloque sobre a pecinha (bráquete)  que está ferindo a bochecha ou lábio.

Ceras ortodônticas mais populares:
Cera em bastões, geralmente cor branca




Outra cera bastante usada é essa, e em formato redondo em embalagem que parece  a de comprimidos:


Uma outra cera que também produz ótimos efeitos é a cera rosa, em placas. Pode ser cortada em tirinhas e colocada sobre vários bráquetes: Essa cera não é específica para ortodontia, é usada em trabalhos de prótese.

O ideal é que você coloque a  cera sobre a peça que está provocando a afta mas é melhor  retirar na hora das refeições para que não corra o risco de engolir  essa cera. Se isso acontecer não fará mal, mas temos que evitar isso, não é mesmo?


 E a afta, como fica?

Bem, você terá que com um cotonete embebido em água oxigenada 10 vol limpar a afta, remover toda aquela película branquinha que fica em volta. Depois de bem limpinha passe uma pomada. O indicado é a Triancinolona Acetonida, também conhecida como Omcilon a Orabase. 


Passe a pomada após escovar os dentes e sempre depois das refeições. Depois fique um bom tempo sem comer, para que a pomada fique no local. Evite alimentos ácidos tais como abacaxi, limão, tomate...

Eu não tenho a cera, como faço?
Coloque uma bolinha de algodão e troque sempre, várias vezes ao dia, até ir ao dentista.

2. O dentista "apertou" meu aparelho e estou sentindo muita dor. O que faço?
O ideal é comprar um mordedor para ficar "mordendo" no dia em que ativar o aparelho. Está rindo? É isso mesmo! Morder algo como um mordedor de nenê ajuda a melhorar a circulação sanguínea e o resultado é: menos dor.
Coma alimentos frios ou gelados. Sorvete, por exemplo... Também ajuda.

Se a dor for muita, o jeito é tomar analgésicos  e se alimentar com coisas leves. Em 2 ou 3 dias tudo estará normal.


3. estou usando Hyrax e estou sentindo até dor de cabeça. É normal?
O aparelho Hyrax é excelente para expandir o palato e descruzar mordidas. Como a ativação é diária, podendo ser uma ou duas vezes por dia, isso pode provocar desconforto, como dentes doloridos e um pouco de dor de cabeça. Tome um analgésico. Em casos de aftas use a cera. Use uma seringa sem agulha para irrigar  ( com soro fisiológico)  sob o aparelho e assim promover "limpeza". Isso evita que a mucosa inflame e você  sinta mais dor.
O aparelho somente com parafuso e braços de metal chama-se Hyrax. Se for o parafuso com resina se chama Haas. Ambos fixos em bandas (aneis metálicos).
Alimentos leves, muita escovação, bochechos com antissépticos.


5. E quando sobra uma pontinha lá atrás e não tem como ir ao dentista?
Coloque cera ortodôntica ou bolinha de algodão e marque uma hora o mais rápido possível no ortodontista.





4 comentários:

  1. Coloquei as borrachinha e estou sentindo muita dor não consigo nem comer o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Penso que vc está se referindo aos separadores, não é? Geralmente para de doer 2 ou 3 dias após. Se estiver doendo muito, muito, entre em contato com seu dentista. Abs.

      Excluir
  2. coloquei o hyrax ontem e hoje a minha lingua ta muito inchada é doendo bastante é normal ? se sim oque fazer para amenizar a dor ?

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.