quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Respostas para quem tem medo de perguntar



Há muita coisa que todo paciente gostaria de saber, mas tem medo de perguntar, como por exemplo porque está doendo, em quanto tempo tudo fica pronto, quanto terá que pagar... Enfim, decidir colocar um aparelho fixo, ou seja, iniciar um tratamento ortodôntico exige muitas perguntas e mais respostas ainda.
Vamos começar com a pergunta número um:

1. Eu quero colocar  aparelho, qual dentista devo procurar?
Você deve procurar um dentista que já colocou aparelhos em amigos e parentes. Um profissional que você conheça o tipo de serviço, que tenha referência. Esse profissional deve ser devidamente registrado no CRO (Conselho Regional de Odontologia), melhor ainda se for Especialista em Ortodontia.

2. Devo procurar o profissional mais barato ou o mais caro?
Nem um nem outro. Você deve procurar um profissional qualificado e de confiança.


3. O que é melhor? Uma Clínica com vários dentistas ou um só profissional?
Numa clínica com vários dentistas, talvez cada mês você seja atendido por um profissional. Isso complica um pouco o entrosamento, pois cada dentista pensa de uma maneira. Se procurar uma clínica, verifique a possibilidade de ser atendido somente por um profissional, e a possibilidade de em caso de emergência esse profissional poder atender você. Quando digo emergência, estou me referindo a quando um bráquete se solta, ou uma banda ou alguma coisa espeta.

Se procurar um consultório, procure saber quantos dias por semana o dentista trabalha, se é adequado aos seus horários e se ele poderá atender em casos de emergência.

4. O que é preciso para fazer um tratamento ortodôntico?
Será necessária uma documentação ortodôntica. O ortodontista encaminhará você para um serviço de radiologia. Uma documentação ortodôntica contém geralmente (as mais simples): modelos de gesso das arcadas dentárias, radiografia panorâmica, periapicais dos dentes anteriores superiores e inferiores, radiografia norma lateral onde serão feitos traçados para ver perfil, análise cefalométrica (medidas de ângulos das posições de dentes e tecido ósseo), fotografias frente e perfil do paciente, fotografias intraorais. O dentista irá fazer o planejamento de seu tratamento baseado nos dados obtidos. Se é necessário extrair dentes, expandir arcada, etc.
Geralmente o bom profissional mostra a documentação e explica em termos leigos para o paciente.

5. Se eu desistir do tratamento, posso levar a documentação?
Se você conversar com o profissional e concluir que não quer fazer o tratamento naquele local, pode levar a documentação na mesma hora... Após pagar a consulta, se for o caso...
Se já estiver de aparelho é importante lembrar que todos estipulam um tempo mínimo de tratamento para poder desistir. Tratamento ortodôntico é assunto sério e a pessoa não pode colocar em um mês e decidir tirar em outro. Se já sabe de antemão que irá mudar para outra cidade bem longe e há necessidade de mudar de profissional, nem coloque - espere mudar e coloque lá em seu outro endereço.
Se resolver desistir  do tratamento depois de um certo tempo, terá que conversar com o dentista. Geralmente se faz um contrato no início do tratamento. Alguns cobram uma taxa para tirar o aparelho e para entregar a documentação. Se a documentação for antiga, mais de 6 meses, aconselho a não criar problemas para tê-la de volta caso o dentista não queira entregar. Apesar dela ser sua, não será muito útil.  O novo profissional precisará do estado atual de sua boca, de radiografias novas para efetuar outro planejamento.
Os planejamentos podem ser diferentes, cada dentista tem sua maneira de pensar. Mas o resultado deverá ser um só, ou seja, a satisfação do paciente.

6. Como se cobra a manutenção?
Cada dentista tem uma maneira própria.
Alguns cobram o valor total do tratamento. Outros uma taxa mensal ou quinzenal. Ou qualquer outro  tipo de cobrança, desde que o paciente esteja ciente.  Podem estar baseadas no aumento do salário mínimo ou outro índice qualquer de reajuste. O valor depende do profissional, da cidade,  da clínica, do consultório... As consultas podem ser mensais, quinzenais, depois de 40 dias... Depende. 

7. Existe aparelho grátis?
Isso foi um absurdo criado anos atrás. Não existe aparelho nem tratamento grátis. Nem em faculdades. De uma forma ou outra você irá pagar por ele. É proibido pelo código de ética Odontológica. Não caia nesse conto...

8. Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico? Posso ficar anos de aparelho?
Geralmente um tratamento dura por volta de 30-36 meses. Um contrato especificando o tempo deve ser fornecido no início do tratamento. Depende da complexidade do caso, idade do paciente, colaboração...

9. Os tipos de aparelho possuem valores diferentes?
Sim. Os estéticos (porcelana e safira) são mais caros que os autoligados metálicos que são mais caros que os tradicionais metálicos. Cada profissional tem seu preço que depende também do fornecedor do material.

10.  Depois que tirar o aparelho fixo, tenho que usar outro, o removível?
Sim. Todos os que usam aparelhos fixos devem usar um aparelho removível de contenção cujo tempo o ortodontista irá determinar conforme tenha sido o problema anterior. 
Geralmente contenção fixa inferior (leia: Contenção Ortodôntica) e contenção removível  superior. Mas pode ser contenção fixa superior e inferior ou removível superior e inferior. Depende do profissional.

11. Esse aparelho pode ser cobrado? Tem manutenção?
O aparelho de contenção  sempre é cobrado, pois há muitos gastos para confeccioná-lo. Quanto á manutenção, depende do acordo profissional/paciente.


Perguntas são necessárias para um bom tratamento. Pergunte sempre. O bom dentista terá prazer em respondê-las.








Seja feliz!


9 comentários:

  1. Olá,
    Estou começando o tratamento ortodontico pra apinhamento com aparelho estético e minha dentista colocou apenas os braquetes nos incisivos superiores. Minha próxima consulta é em 15 dias. Isso é correto? É positivo pro tratamento?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane, cada dentista tem uma maneira de trabalhar. Você está apenas no começo do tratamento... O que não pode é ficar o tratamento todo com os bráquetes somente nos incisivos superiores. Abs.

      Excluir
  2. Olá, gostaria de sanar uma dúvida...
    bom tem um ano e sete meses que uso aparelho fixo, em uma clínica renomada de Brasília.
    quando comecei o tratamento, meu dentista disse que minha mordida era correta, e que somente os incisivos e os dentes de baixo necessitavam de realinhamento, era puramente estético meu caso.
    bom o caso e que mudei de dentista tem 8 meses e com essa nova dentista meus dentes de cima,aos especificamente os incisivos não mudaram em nada, na verdade to parecendo a Mônica e agora ela quer tirar. Eu não entendo de odontologia mas e visível que esses dentes ainda podem ser retraídos já que ainda ha espaço para tal procedimento na boca.
    to superrrr ansiosa e decepcionada, não quero tirar o aparelho e ficar parecendo um coelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shellynha, o que posso dizer à você é que não estando satisfeito, o paciente não deve tirar o aparelho. Ele deve conversar com o dentista e expor suas dúvidas e insatisfações. Assim como você falou aqui para mim, fale com o profissional. Deve haver um bom relacionamento entre profissional/paciente. Abs.

      Excluir
  3. Olá,
    Acabei de retirar o aparelho fixo e coloquei uma contenção higiênica na arcada inferior e outra estetica, daquelas transparentes na superior.
    Sempre tiro a superior para comer, mas às vezes, para beber sucos, café, chá, sucos artificiais, não tiro.
    É possível que ela manche? Ou o material de que é feito não mancha?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela!
      Sim, é possível que manche. O material é um polímero orgânico, e é passível de manchas. escove muito bem com escova e pasta dental.
      Abs.

      Excluir
  4. É URGENTE! Usei aparelho mas como tinha apinhamento severo e perio, o dentista disse que nao ficaria 100%. Usei contenção móvel dois anos, agora os dentes começaram a vir pra frente. Estou noutro estado e procurei um orto, ele disse que devo usar um autoligado inves da contenção pq ainda há o que fazer e que ajuda inclusive na perio. Disse ainda que contenção não se usa por mais de um ano. O que a senhora acha?

    ResponderExcluir
  5. Oi Zulaide!

    Olha, em relação ao uso de contenção, a minha opinião é que seja usada o maior tempo possível, pois só assim estaremos garantindo os resultados obtidos no tratamento com aparelhos fixos. O autoligado - com certeza - irá corrigir as movimentações indesejáveis, mas depois haverá a necessidade de colocar a contenção novamente.
    Mas quem deve dar a opinião final é o seu ortodontista, pois ele tem acesso à sua documentação e exame clínico, ok? Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.