terça-feira, 18 de março de 2014

Aparelhos falsos e os riscos para a saúde de sua boca

Camelôs nas ruas do centro de São Paulo ( e provavelmente de outras muitas cidades) vendem componentes para a própria pessoa "montar" seu aparelho fixo de enfeite. Borrachinhas coloridas, elásticos coloridos e bráquetes (pecinhas). Impressionante é a pessoa colar os bráquetes com a famosa cola SuperBonder e não ficar com os dedos colados nos lábios, lábios colados nos elásticos e outras coisas mais terríveis. São os chamados "aparelhos diferenciados".

Muitas vezes os falsos colocadores de "aparelho" fazem propaganda no Facebook e aí também vendem o  material colorido  tais como elásticos. Já vi propaganda no site "Mercado Livre" de uma pessoas que vendia elásticos coloridos sob o título: "Troque você mesmo as borrachinhas de seu aparelho".

 Impressionante também é a moda de fazer "rolezinhos" em shoppings usando aparelhos falsos! Mesmo quem usa aparelhos fixos verdadeiros gosta de "incrementar" com elásticos super coloridos. Não pense que quando os bráquetes são colados pelo seu  dentista e você resolve incrementar, não aparecem problemas... Aparecem sim, pois geralmente as pecinhas são enroladas com voltas e voltas de elásticos! E esses elásticos fazem uma força absurda, capaz de "balançar" um ou mais dentes.

Na reportagem do Fantástico de 09/03/14, um adolescente dizia que usava fios (cerdas) coloridos de vassoura para deixar mais chamativo seu aparelho fixo.


O que acontece quando um aparelho fixo é mal instalado?



 Na foto acima, pode-se ver um aparelho fixo muito mal feito. Alguém não habilitado apenas colou as pecinhas nos dentes dessa pessoa, sem medidas, sem conhecimento algum. O resultado é que cada dente foi para um lado e pode-se ver que os incisivos superiores estão quase que perdidos...

Importante lembrar que pessoas curiosas estavam (ou ainda estão) colando "aparelhos fixos" em indivíduos desejosos de "mudar o visual. Muitos "falsos  dentistas" foram denunciados e alguns já foram presos (falsidade ideológica dá 3 anos de reclusão). O Conselho Regional de Odontologia está atuando para que materiais ortodônticos só sejam vendidos para dentistas (nas dentais), mediante a apresentação do número de inscrição do CRO.




O que você acha que irá acontecer com alguém que tem um aparelho como esse na foto acima? O aparelho não possui o arco, necessário para os movimentos corretos dos dentes. Ele está trançado com fio de vassoura!! Tem coragem? Muitos colam as pecinhas só nos 6 dentes anteriores!




Olha só na foto acima o  resultado de aparelho falso... Perda dentária!


Portanto, meu amigo ou amiga, procure um especialista em ortodontia se realmente você precisa de tratamento ortodôntico. Não compre nada na internet e nem  de camelôs.  Os dentistas estudam quatro anos em período integral para se tornarem cirurgiões-dentistas. E mais dois a quatro anos de especialização pela frente para se tornarem especialistas em ortodontia. A ortodontia mal feita, ou melhor, aparelhos de enfeite, podem provocar perda de dentes, inflamações gengivais seríssimas e é claro, mal hálito. Ou será que cerda de vassoura não provoca mal hálito? Já pensou na quantidade de resíduos que ficará grudado nesse tipo de "aparelho"?

A ortodontia requer planejamentos, estudos, radiografias. E aparelho é para corrigir  posições dentárias, não é modismo, não é enfeite, é tratamento odontológico! É assunto sério! 

Ou você quer perder seus dentes?



6 comentários:

  1. Isso é verdade,eu vou precisar usar aparelho mas estava com medo ai pesquisei como cuidar bem dos dentes e vi esses ''aparelhos''. Meu Deus,cada coisa q esse povo inventa viu..

    ResponderExcluir
  2. Oi Sonia, gostaria de saber se é possível a correção da linha média através de desgastes interproximais, minha dentista disse que sim, mas por via das duvidas... Meu desvio deve ter uns 4/5mm, obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo! Sim, pode-se fazer desgastes interproximais para corrigir a linha média. Até uns 4 mm geralmente dá certo. Não se pode desgastar muito os dentes pois podem ficar sensíveis e é importante fazer bochechos com flúor para evitar esse incômodo.
      Abs.

      Excluir
    2. Obrigado! Admiro o modo como leva a sério a ortodontia; tenho um certo em colocar o aparelho para consertar minha linha média e acabar com um problema maior, mas espero que não aconteça. Como é feito o movimento nos dentes neste caso? Com elásticos?

      Excluir
    3. Oi Anonimo! Geralmente se usa -também - os elásticos para corrigir a linha média, mas depende de quantos mm é o desvio... É necessário ter o espaço necessário do lado contrário aos desvio para poder corrigir o problema.
      Abs.

      Excluir
  3. oi Sônia eu tenho 12 anos e preciso usar aparelho fixo e gostaria muito de colocar esses aparelhos da moda ,leva quantos dias mais ou menos para a perda dentaria?

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.