Bem, em primeiro lugar é importante informar que não existe um preço fixo para um tratamento com aparelho autoligado, preço esse que seria referência no Brasil inteiro. Isso por vários motivos:
1. O valor de um tratamento ortodôntico com aparelho autoligado depende em parte do valor pago pelo dentista pelos bráquetes autoligados. e os bráquetes autoligados variam de valor conforme a marca comercial.
2. O valor depende das bandas (aneis metálicos) usados no aparelho e nos tubos.
3. O valor depende do caso a ser tratado. O caso onde há necessidade do uso de um disjuntor Hyrax, obviamente, ficaria mais caro do que em um tratamento onde não há necessidade desse aparelho.
4. O valor depende dos conhecimentos do dentista.
5. O valor depende da cidade onde você mora.
6. O valor depende da clínica onde o dentista trabalha.
Imagino que até agora já foi possível entender baseado em quais fatos se calcula o valor de um tratamento ortodôntico com aparelho autoligado. Veja bem, eu disse valor de "tratamento ortodôntico" com aparelho autoligado e não simplesmente o valor de um aparelho autoligado. Porque você paga o tratamento e ñão simplesmente um aparelho. Um aparelho sem os conhecimentos de um dentista e sem análise da documentação não tem valor algum, é só um monte de bráquetes sem função...
Ah, o valor?
Olha, você terá que procurar um ortodontista e ele, depois de analisar seu caso, dará o valor de seu tratamento!
Às vezes acontece do dentista estipular uma data para retirar o aparelho fixo, mas chegado o dia você não está satisfeito com o resultado. Acha que um dente ou outro está fora de posição e ainda não chegou onde você queria.
O que fazer em um caso desses?
Tirar ou não?
Bem, eu sou da opinião que o paciente tem que estar plenamente satisfeito com os resultados obtidos. Se ele disser que não está, tento fazer o que ele me pede, dentro do possível.
Conselho: Converse com seu dentista e explique claramente para ele o que o (a ) está desagradando. A grande maioria dos profissionais tenta deixar o paciente satisfeito e feliz.
Seria muito desagradável - retirar os aparelhos fixos - e ter que passar novamente, tempos depois, por outro tratamento ortodôntico!
Muitas vezes, depois de colocado aparelhos fixo, surgem alguns procedimentos que precisam urgentemente serem realizados. E é preciso remover o aparelho ortodôntico para isso? Não! Tudo pode ser realizado de maneira tranquila, removendo-se o arco pelo tempo necessário e a banda (ou o bráquete) se for o caso.
Endodontia ( tratamento de canal) - pode ser realizado removendo-se o arco do dente em questão e também o bráquete ou banda se for o caso. Terminada a endodontia, espera-se um tempo de um mês aproximadamente para que seja colocada a força ortodôntica nesse dente. Não se pode colocar força já nos primeiros dias pois é necessário reparação dos tecidos por determinado tempo.
Restaurações - Quando aparece uma cárie ou quando há fratura da restauração antiga. Dependendo do tamanho da cárie, e do dente em questão, não é necessário remover o arco e nem o bráquete. Se o estrago for grande, é necessário remover arco e bráquete, que pode ser colocado logo em seguida (se possível).
Próteses unitárias - Muitas vezes há uma fratura extensa e requer a colocação de uma coroa parcial ou total. Nesses casos é necessário remover o arco.
Implantes - O conselho, no caso de implantes é colocar somente na região posterior e se for muito urgente. Os implantes necessários na região anterior (caninos, incisivos) devem ser colocados somente após o término do tratamento, pois eles não se movem sob forças ortodônticas e podem comprometer a movimentação de outros dentes.
Muito comum alguém precisando de tratamento ortodôntico sem condições para pagar.
O que fazer em um caso desses?
Aconselho a procurar uma faculdade de Odontologia. Para quem mora em São paulo, entre em contato com a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas). Temos também a ABO (Associação Brasileira de Odontologia) em várias cidades do Brasil.
As faculdades geralmente possuem cursos de pós graduação em Ortodontia e aceitam pacientes em determinadas épocas do ano. Importante lembrar que é preciso comunicar previamente com a faculdade ( ou local onde o curso ocorrerá) porque antes é necessária uma triagem para selecionar os pacientes.
Algumas informações:
USP - Para informações ou dúvidas sobre o funcionamento do Setor de Urgência e outros serviços prestados por nós, ligue (11) 3091 7418 ou envie e-mail para apoiopacientefo@usp.br e para esses mesmos contatos nos finais de semestre (junho/dezembro), para obter informações sobre inscrição e o(s) tratamento(s) que teremos vaga.
APCD Guarulhos - Mande um e-mail para http://www.apcdguarulhos.org.br/conteudo/contato.php
APCD Vila Mariana - (11) 5904 6500
ABO Paraná - http://www.abopr.org.br/asp/pacientes/verconteudo.asp?num=2
ABO Alagoas - http://www.aboal.org.br/triagens
Enfim, procurando sempre se achará um curso necessitando de pacientes. Você pagará muito pouco por isso, mas conseguirá um tratamento de qualidade. O que se tem que ter é paciência e fé.