segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Saúde bucal X Diabete

Você sabia que quanto melhor a saúde bucal do diabético, melhor será o controle da glicemia?

O que é diabete? 
Diabete Melito é uma síndrome metabólica devido a um problema na produção de insulina pelo organismo (pâncreas). Pode ser uma deficiência na produção ou mesmo a ausência da produção de insulina, o que causa metabolismo anormal de lipídeos (gorduras), carboidratos (arroz, p. ex) e proteínas (carne, p. ex).

O Diabete Melito é uma doença que tem aumentado  (e muito) ultimamente.  Isso pode ser devido ao aumento da população, com maior urbanização, facilidade para comprar produtos industrializados ( bolachas, bolos, doces), com aumento da obesidade e também sedentarismo.  Hoje há facilidade para o tratamento no serviço público, o que garante maior sobrevida para os portadores de diabete.

O sistema de saúde tem então um gasto muito alto com a doença, visto ser ela crônica e necessitar de mediação contínua. os portadores de diabete apresentam um maior risco de morte prematura devido as doenças cardíacas, acidentes cerebrovasculares (AVC), e doenças vasculares periféricas. Há outras complicações como a neuropatia diabética, insuficiência renal e cegueira. Tudo isso contribui para a incapacidade e limitação ao trabalho.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Associação Americana de Diabetes (AAD) classificam a doença em 4 tipos:
a. Diabete Melito tipo 1
b. Diabete Melito tipo 2
c. Diabete Melito Gestacional (aquele que acontece na gravidez)
d. outros tipos de diabete.


a} Diabete tipo 1 - Há destruição das células do nosso organismo responsáveis pela fabricação de insulina, que ficam no pâncreas. Geralmente esse tipo de diabete é observada em crianças, adolescentes e também em alguns adultos. 

b) Diabete tipo 2 - Há um defeito na secreção de insulina. A maioria desses pacientes apresenta sobrepeso e obesidade, o que geralmente causa algum grau de resistência a insulina. Também apresentam histórico familiar e/ou diabete gestacional além de serem portadores de hipertensão arterial e dislepidemia.
 O diagnóstico geralmete é feito a partir dos 40 anos ( mas pode aparecer em qualquer idade). Esses indivíduos podem necessitar de insulina para haver o controle metabólico ou uma dieta adequada. Ou os dois.

Há dois testes de laboratório para se saber como anda a glicemia:
1) Testes de glicemia - aqueles testes comuns, onde se faz a retirada do sangue e há necessidade de ficar em jejum. E glicemia pós-prandial, que é o exame de glicemia 1 h após o almoço. Mostra a glicemia atual do paciente.

2) hemoglobina glicada (HbA1c ou A1c) - nesse teste   podemos ver a glicemia média nos últimos 2-4 meses, ou seja, podemos ter uma ideia se estava sob controle ou não.  É um instrumento de prognóstico  para complicações crônicas. Os níveis de glicemia devem estar por volta de 6,5 a 7%, que seria o limite aceitável para se dizer que o diabete está controlado.

O que previne o controle de glicemia?
- doença renal crônica
- aterosclerose
- retinopatia diabética
- doença cardiovascular
- doença periodontal

Sim, isso mesmo, doença periodontal!

Pacientes com diabete melito possuem maior prevalência com muito mais severidade de doença periodontal, quando não estão fazendo corretamente o controle de glicemia.

O que é doença periodontal?  Inflamação gengival, sangramento, tártaro, perda de tecido ósseo e mau hálito.
O tratamento periodontal deve ser muito bem realizado em indivíduos portadores de diabete. Deve ser feita a remoção mecânica (raspagem) supra e sub gengival do biofilme (ou placa bacteriana) e cálculo dental ( tártaro). A higiene oral deve ser devidamente explicada para que seja evitado o acúmulo de placa bacteriana que é o que causa problemas periodontais, gengivais e cárie.

Geralmente a boa higiene bucal do diabético também garante efeito benéfico no controle da glicemia.

Recentes estudos garantiram que há melhoras nas taxas de glicemia após tratamento periodontal!

Dentistas e médicos deveriam associar-se no cuidado das pessoas diabéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.