terça-feira, 24 de julho de 2012

Diastemas

"Tenho um espaço entre meus dois dentes da frente. Ele fecha com aparelho?"

Essa é uma pergunta frequente no consultório.
O nome científico desses espaços, seja entre os dois incisivos superiores ou entre quaisquer outros dentes, chama-se diastema. Mas o que mais incomoda é o espaço entre os incisivos superiores, pois chama mais a atenção.
Há famosos e anônimos que possuem diastema e parecem não ligar muito para a situação, como o jogador Dentinho:


Há famosos que preferem não continuar com o diastema, procurando o dentista para resolver a situação, tais como o jogador Ronaldo Fenômeno e a Presidente Dilma.


Mas, porque existem diastemas?
Diastemas existem por vários motivos:

1. Problemas periodontais
Há perda de suporte ósseo. O osso onde a raiz do dente está, vai "sumindo" aos poucos, devido a um agente agressor, que  pode ser tártaro, placa bacteriana em excesso, restaurações ou próteses com excessos (sobrando) ou outros fatores locais ou sistêmicos (como algumas doenças). Quando o dente perde o suporte ósse, ele vai "se separando"...

Placa bacterian, tártaro e diastemas provocados por periodontite
2. Freio labial (superior ou inferior)
Faixa de tecido que começa na gengiva bem no meio dos incisivos centrais e vai até a parte de dentro do lábio superior (ou inferior). Às vezes esse freio termina entre os incisivos e é muito espesso, o que pode causar o diastema. Nesse caso deve ser removido, cirurgia essa chamada de frenectomia. Mas é preciso ser avaliado com cuidado. Nem sempre o freio é o causador do diastema.


Freio labial superior
3. Interposição lingual
O que é isso?
È quando a pessoa engole (saliva, água ou qualquer alimento) pressionando os dentes anteriores com a língua. Isso provoca (muitas vezes)  a abertura de diastemas e mordida aberta. Há a necessidade de tratamento fonoaudiológico e ortodôntico.


4.Hábitos
Hábitos como roer unhas, canetas e outros objetos podem provocar diastemas. Assim como sucção digital (chupar o dedo), chupeta, mamadeira...

5.Espaços sobrando naturalmemte...
Ás vezes a pessoa herda (geneticamente) o tamanho da acada dentária de um dos pais e o tamanho dos dentes de outro. E sobra espaço... Acontecem, então, diastemas generalizados...


Como corrigir um diastema?
Há algumas maneiras.
Pode ser através do acréscimo de resina (se não for muito grande, pois aumenta o tamanho dos dentes) e facetas de porcelanas.
Através de aparelhos ortodônticos.

Vale a pena fechar um diastema? É necessário? Depende da pessoa. Há pessoas que preferem viver com o diastema, outras sem. Em muitos casos a estética fica melhor sem o diastema.


Leia mais sobre diastemas em: http://ortodontiaearte.blogspot.com.br/2012/08/como-fechar-um-diastema.html

11 comentários:

  1. Caso necessite de um implantodontista, por favor acesse http://www.implantes.odo.br

    Dr.Carlos Augusto de Souza

    ResponderExcluir
  2. Apartir de que idade pode fechar diastema com resina?

    ResponderExcluir
  3. Os diastemas podem ser "fechados" com resina apenas depois que a dentição permanente estiver completa, evidenciando assim que não se "fecharão" de modo natural.
    A dentição permanente geralmente está completa por volta de 14-15 anos mais ou menos, depende da pessoa.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu tenho um diastema e já estou usando aparelho, só que entre os dentes do diastema tem a gengiva e ela esta muito inchada, me disseram que é porque ta fechando, e outra disem que a gengiva vai se romper.
    Eu gostaria de saber se os dentes vai fechar e se vai ficar a gengiva gigante por cima deles????

    ResponderExcluir
  5. Oi Eduarda! O objetivo é que essa gengiva volte ao normal através do uso de fio dental, escovação e bochechos. Se isso não ocorrer haverá a necessidade de se remover cirurgicamente o excesso gengival. Isso é feito de maneira simples no consultório.
    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Olá, como é feito o procedimento com facetas de porcelana? Não gostaria de colocar aparelho pois minha mordida é muito certinha e teria que movimentar tudo só por causa disso. Já fiz frenectomia mas isso não juntou os dentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marianna!
      A cirurgia de frenectomia não tem por objetivo fechar diastemas, mas ao fazê-la você impede que venham a se abrir um pouco mais no futuro. Para "fechar diastemas" somente os métodos tradicionais: aparelho, aumento da coroa com resina, jaquetas...
      Em relação às facetas de porcelana, há necessidade de desgastes nos dentes para que sejam colocadas. No seu caso, como você disse que está tudo certinho, seria melhor fechar o diastema acrescentando resina, pois dessa forma evita-se desgastar o esmalte. Procure um dentista de confiança.

      Abs.

      Excluir
  7. o que fazer;,para fechar o plano dentário,já q vou mim mudar de estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! Você tem que conversar com o responsável e explicar que irá mudar de estado, de maneira que não irá mais precisar do plano dentário em questão. Abs!

      Excluir
  8. Olá, assinei o contrato para alinhamento e puxar um dente para cobrir uma falha com prazo determinado de 18 meses e já se passaram 48 meses e o tratamento ainda não foi finalizado. Eu não falto às manutenções, sendo essa a minha parte a cumprir. Minha pergunta é: devo continuar pagando as mensalidades?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubi!
      Olha, sempre surgem contratempos em tratamentos ortodônticos. Nem sempre o ortodontista consegue acertar corretamente a data estipulada para que o tratamento esteja terminado. Como no seu caso já se passou bastante tempo da data fixada, o que se deve fazer é conversar com o profissional e ver o que na verdade está acontecendo, o porquê da demora, e o que pode ser feito... Tenha uma boa conversa com o dentista, é o melhor a se fazer. Leia novamente o contrato e veja o que está escrito caso passasse do tempo estipulado... Não tem como opinar, somente lendo o contrato mesmo...
      Um grande abraço, feliz 2015.

      Excluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.