terça-feira, 8 de junho de 2021

Clareamento dental caseiro e em consultório

 

Clareamento dental


Clareamento no consultório do dentista e tratamento caseiro.


Teoricamente o clareamento dental pode ser feito tanto no consultório odontológico quanto em casa, utilizando um sistema fornecido pelo seu dentista e com devido acompanhamento. Ambos utilizam um gel branqueador que oxida a mancha.



NO CONSULTÓRIO

Cada sessão demora de 30 a 60 minutos me pode ser necessário repetir o procedimento para atingir o resultado desejado. Uma solução branqueadora é aplicada e uma luz especial pode ser utilizada para ajudar a ativar esse produto.



EM CASA

É necessário fazer a moldagem para se obter o modelo de seus dentes e confeccionar uma espécie de plaquinha onde será colocada a solução branqueadora para que você deixe em contato com seus dentes por algumas horas. Para se obter a tonalidade desejada geralmente é necessário o uso contínuo por 3 semanas ou mais.



COMO MANTER O “NOVO SORRISO BRANCO”?


  • Use creme dental branqueador para remover manchas e prevenir o amarelado dos dentes. Os cremes dentais que promovem branquamento são mais abrasivos e portanto, removem manchas mais facilmente.

  • Não demore a escovar seus dentes se ingerir substâncias, alimentos ou bebidas que possam causar manchas;

  • Verifique se seus dentes necessitam de manutenção. Dependendo do método de clareamento usado, um novo clareamento pode ser necessário após 6 meses ou um ano. Se você é fumante, toma muito café ou consome alimentos muito pigmentados, talvez precise fazer com mais frequencia.

  • Clareamentos muitas vezes podem causar sensibilidade dentária. Use um bom creme dental para dentes sensíveis após o clareamento. Faça bochechos com produtos que contém fluor ou se preferir peça a fórmula de um produto com flúor para seu dentista e mande manipular em uma farmácia.



IMPORTANTE:

O consumo de café, chás, refrigerantes, vinho tinto e outros alimentos pigmentados podem causar manchas em seus dentes. Evite fumar.



segunda-feira, 7 de junho de 2021

O que é a cárie dentária?

 


Que é a cárie dentária?

É uma das doenças bucais mais comuns no Brasil e no mundo. Caracteriza-se pela destruição localizada das estruturas calcificadas dos dentes (esmalte dentina e cemento).

A doença é silenciosa e causa destruição progressiva dos dentes. É provocada pelos ácidos produzidos pelas bactérias da placa bacteriana quando ingerimos açúcar com muita frequência.

A cárie causa dor e desconforto. Por isso, impacta negativamente na qualidade de vida das pessoas. Ter informação sob prevenção é decisivo para reduzir a incidência dessa doença bucal tão comum na população.

Quanto maior a cárie maior o risco de dor. Depois a solução será fazer o tratamento do canal, o que causa maior custo no tratamento.




O que fazer para prevenir a cárie?

  • escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e usar o fio dental corretamente. Dessa forma você elimina a placa bacteriana e impede que seus dentes sejam descalcificados;

  • visite seu dentista regularmente;

  • adote uma dieta com pouco açúcar, balas, bolachas, bolos ou outros produtos industrializados;

  • use cremes dentais com flúor;

  • use produtos para bochechos com flúor;

  • troque sua escova dental de 3 em 3 meses ou assim que as cerdas perderem o formato.


quarta-feira, 2 de junho de 2021

Dentes são para toda a vida!

 

Os dentes são para toda a vida e deve-se cuidar deles antes mesmo do nascimento.




GESTAÇÃO

As grávidas devem:

  • controlar a quantidade de açúcar ingerido;

  • ter uma dieta balanceada;

  • tomar água fervida ou filtrada;

  • evitar álcool e fumo;

  • evitar antibióticos como a tetraciclina que podem manchar os dentes do bebê.


BEBÊS

  • após cada mamada deve-se limpar os dentes e a gengiva do bebê com pano limpo ou umedecido;

  • prevenir a chamada cárie de mamadeira, nunca deixando o bebê dormir com mamadeira de suco ou leite na boca;

  • amamentação natural prolongada também pode causar cáries.


6 a 12 MESES

  • incentivar a troca de mamadeira por copo com bico;

  • quando os dentes começarem a aparecer limpe-os com escova de dente própria para a idade, umedecida com pequena quantidade de creme dental.



18 MESES A 5 ANOS

Refrigerantes doces e alimentos à base de amido devem ser evitados ou ingeridos junto com as refeições.

Os pais devem auxiliar e estimular as crianças a escovar os próprios dentes principalmente após o café da manhã e antes de dormir. Use creme dental com flúor.

Procure um dentista para maiores esclarecimentos.


A PARTIR DE 6 ANOS

Os pais devem certificar-se que a criança escove os dentes após cada refeição, de forma correta e adequada.

Devem garantir uma nutrição adequada e com trolar a ingestão de açúcares e alimentos, como batata frita e bolacha.


A PARTIR DE 13 ANOS

As recomendações permanecem as mesmas. Porém, a partir desta idade, o dentista poderá recomendar o uso de aparelhos ortodônticos, para melhor alinhamento dos dentes.

Dentes alinhados promovem o aumento da autoestima, melhoram a saúde geral do corpo e reduzem o risco de cárie, desgaste dentário e lesões bucais.