quarta-feira, 17 de junho de 2020

Você já conhece o flosser?




Flosser é o fio ou fita dental com cabinho. Muito útil para quem tem dificuldade em passar o fio e/ou a fita da maneira tradicional.
Há de se ter cuidado para não se colocar muita força ao tentar introduzir entre os dentes, pois pode ferir a gengiva. Os movimentos realizados pelo flosser são os mesmos ao usar o fio dental comum, deve ser passado nas paredes dos dentes para remover os resíduos alimentares que dificilmente são removidos com a escova comum.

 Não tem como ser usado por quem está com  aparelhos ortodônticos fixos.😩


* TePe - Uma das melhores marcas de produtos para higiene oral.

Já escovou seus dentes hoje?

 Há vários tipos de escovas de dentes:
Escova interdental





Escova dental comum


Escova ortodôntica (Há uma ranhura no meio da escova, onde as cerdas são mais curtas







Existe o fio dental, a fita dental e flosser:
Flossers: o fio ou a fita dental já vêm com cabinho ( quem usa aparelho ortodôntico fixo não pode usar)



fio dental

fita dental





O correto uso de tudo isso resulta em sorriso saudável. Não é fácil?





terça-feira, 16 de junho de 2020

Desvio de linha média em Ortodontia

O corpo humano é dividido em duas partes iguais por uma linha que passa "pelo seu meio". As duas partes do corpo humano - a face, por exemplo - quando simétricas são importantes para conferir beleza.
Essa linha média deve também coincidir com a metade da maxila e metade da mandíbula, principalmente a maxila, para haver harmonia no sorriso.





Quando a linha média da maxila não coincide com a linha média do corpo, a impressão será de que o sorriso está torto.
Essa famosa foto do Tom Cruise mostra bem o que é um desvio de linha média. Parece que o ator perdeu precocemente um dente do lado esquerdo.

 

O ideal é a linha média da maxila coincidir com a linha média da maxila. Muitas vezes não é possível essa coincidência pois muitas vezes o desvio da mandíbula é devido a hábitos de mastigação unilateral e disfunções de ATMs. Isso resulta em diferenças de milímetros e nem sempre o ortodontista tem o poder de corrigir. Mas quando o desvio é devido a problemas dentários somente , há possibilidade de correção. Cada caso é um caso e deve ser estudado e planejado  com o exame clínico e radiográfico do paciente.