Quem não pode fazer
implantes?
Nem sempre as
pessoas podem fazer todo e qualquer procedimento odontológico. Tudo
depende da saúde bucal e geral do indivíduo.
Vamos falar dos
implantes. Quem tem ausência de um ou mais dentes tem o sonho de repor os dentes perdidos. Há várias formas de repor esses dentes
perdidos, tais como prótese fixas, removíveis e implantes.
No caso dos
implantes, há algumas contra indicações, tais como:
- Falta de espaço suficiente para que se coloque o dente. Se o paciente perdeu o dente há muito tempo e esse espaço se fechou, restando apenas dois terços ou metade do espaço, aconselha-se que o paciente passe primeiro por um tratamento ortodôntico para a abertura desse espaço e consequente colocação de um implante que fique estéticamente aceitável.
- Maus hábitos de higiene. Geralmente o paciente perde um dente devido aos maus hábitos de escovação. Se ainda possui maus hábitos, é necessário um aprendizado para que a higiene melhore. Também se perde implantes devido à má escovação. O tártaro se acumula sobre eles e a gengiva inflama.
- Pacientes em fase de crescimento. Não se deve colocar implantes em um paciente em fase de crescimento. E isso não é determinado pela idade, porque cada pessoa tem seu tempo certo. Se for muito jovem, aconselha-se a fazer uma radiografia de punho, para que seja determiada a idade esqueletal dessa pessoa e assim poder trabalhar com cuidado. Se um implante for colocado em um indivíduo ainda em fase de crescimento, a região dos implantes NÃO TERÁ CRESCIMENTO, somente a região em volta, sendo que os dentes parecerão ficar “menores” que os demais.
- Pacientes que tomam medicação para osteoporose, tais como Alendronato, Pamedronato... E outros terminados em “nato” que são indicados para osteoporose e/ou câncer ósseo.
- Fumantes. Várias pesquisas apontam o hábito de fumar como causa de perda dentária e implantes.
- Bruxismo. O hábito de ranger dentes pode causar tanto a perda de dentes naturais quanto implantes.
- Diabetes. Se a doença não estiver sob controle, problemas poderão surgir na cirurgia dos implantes.
Antes de qualquer
coisa o dentista deverá fazer a anamnese do paciente, coletando
todos os dados possíveis sobre sua saúde geral e bucal. Só assim
poderá executar um serviço com segurança.