segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Gengivas com sangramento X fio dental

Um dos piores mitos de quem usa aparelho ortodôntico é achar que se a gengiva estiver sangrando não se pode usar o fio dental.
O sangramento é devido ao acúmulo de biofilme dental, devido à falta de higienização correta. Ou seja, acúmulo de resíduos alimentares e bactéria presentes na boca. Isso faz com que ocorra a inflamação das gengivas e consequente sangramento. 
Nesses  casos deve-se usar o fio dental  e rigorosa escovação eliminando-se todos os possíveis resíduos alimentares. Evitar comer fora de hora, e dependendo do caso bochechos com Gluconato de Clorexidina 0.12% . 

Em alguns casos a gengiva fica tão inflamada que a papila  "cresce" entre os dentes dificultando a higiene com o fio dental de quem está de aparelho fixo. Nesses casos procure seu ortodontista para que ele possa ajudar você. Se você abandonou o tratamento e está vivendo uma situação dessas, procure um dentista o mais rápido possível. Geralmente o mau hálito acompanha esse tipo de problema. 

Nunca abandone o uso do fio. Se quando você começar a passar o fio o sangramento aumentar, não desista. Removendo o biofilme dental (placa bacteriana), você estará no caminho para a cura de seu problema.

Outro mito: alguns acreditam que é a "pecinha" (bráquete) que está "entrando" nas gengivas. Mas o problema é bem outro: é a gengiva que inflamou e "cresceu".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.