Para iniciar um tratamento ortodôntico, é necessário que você procure um dentista especialista na área, que se chama "Ortodontista".
Muitos dentistas realizam tratamento ortodôntico, mas um Ortodontista é o profissional que se especializou na área, tem uma quantidade maior de conhecimentos, frequenta congressos sobre o assunto... Enfim, a possibilidade de seu tratamento terminar com maior rapidez é grande!
Após procurar o profissional e ter certeza de que realmente precisa de tratamento ortodôntico é necessário que se faça a documentação ortodôntica, que é comporta de radiografias, análises cefalométricas, fotos do paciente (frente, perfil e intra bucais) e modelos de gesso. Isso geralmente na documentação básica. O valor disso tudo depende do estado e da cidade onde você mora, e do serviço de radiologia que fará o serviço. Demora em média 15 dias (depende também do lugar) para ficar pronto e geralmente é enviado para o dentista que solicitou. É necessário esse procedimento todo para poder planejar seu tratamento.
Se houver a presença de cáries, gengivites, periodontites ou algum dente necessitando de tratamento endodôntico (canal) tudo deverá ser feito ANTES de colocar o aparelho. Se aparecer uma cárie DEPOIS de colocado o aparelho, não há problema, a restauração pode ser feita normalmente.
Quando a documentação chega o dentista irá estudar o planejamento do seu caso e só então irá ligar para você marcando uma consulta.
Nem sempre o aparelho é colocado nessa primeira consulta. O dentista irá conversar com você, explicando como será o tratamento, irá combinar as formas de pagamento, e só então poderá montar seu aparelho, provavelmente numa próxima consulta.
Pergunte tudo o que desejar saber. É importante para você manter-se informado sobre seu tratamento e sobre seu dentista. Cada dentista tem uma maneira de trabalhar. Uns montam o aparelho todo no mesmo dia, outros não... Varia muito.
Pergunte se vai sentir dor, se precisa extrair dentes, se ele irá fornecer a cera de proteção, onde comprar passa-fio, escovas especiais, pastas de dente, qual o melhor antisséptico, qual a técnica utilizada no tratamento (se é autoligado ou o tradicional), qual a frequencia das consultas, em caso de problemas se poderá ir no mesmo dia... Quantos dias por semana e em qual horário o profissional trabalha.
O diálogo profissional/paciente é muito importante e vejo aqui no blog, pelos comentários, que nem sempre isso acontece. O tratamento ortodôntico é longo e é necessário amizade e confiança entre os dois.
Importante lembrar que se você fizer tratamento em grande clínicas, provavelmente serão vários os profissionais a trabalhar em sua boca. Não é errado, mas eu - particularmente- penso que as coisas andam melhor quando somente um ortodontista é responsável pelo tratamento.
Um grande abraço e boa sorte em seu tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.