terça-feira, 25 de junho de 2013

O dentista pode cobrar a pecinha solta?

Por que os bráquetes (pecinhas) do aparelho soltam? Descolam?
Culpa do dentista?
Culpa do paciente?
Os bráquetes são colados de maneira a serem removidos ao finalizar o tratamento. O material usado para colar o aparelho foi testado, estudado e planejado e quando usado em condições ideais, dificilmente o bráquete soltará.


Quais são as condições ideais?
Na hora da colagem o dente tem que estar limpo e absolutamente seco. Isso faz com que a colagem fique perfeita. A resina usada para colagem também tem que estar dentro de seu prazo de validade.

O que faz um bráquete se soltar?
Vários são os motivos para um bráquete se soltar:
- alimentos duros que exigem esforço de mastigação, tais como amendoins, pipocas, cana, bolachas duras, balas, chicletes, etc.
- mordida cruzada, onde há contato excessivo do dente inferior no superior, fazendo com que a peça se solte,
- mordida profunda, caso que afeta principalmente os dentes anteriores inferiores.

Respondendo as perguntas:
É culpa do paciente ou do dentista?

Sei que você não quer ouvir isso, mas a culpa é geralmente do paciente, que come demais o que não deve...

E o dentista pode cobrar pelas peças soltas?
Pode sim, se isso estiver escrito em contrato.


Trabalho com ortodontia há muitos anos. Já montei muito aparelho fixo. E durante toda a vida clínica, o que se vê é que bráquetes se soltam sempre na mesma pessoa. Há pacientes que ficam o tratamento todo sem soltar nenhuma peça. Outros soltam todo mês... E se marcar consulta semanal, aparecem com um bráquete solto por semana. Um não, podem ser vários.
É previsível... Sempre os mesmos, toda vez...
Será que o dentista não sabe colar bráquetes?
Se o problema fosse o dentista, com certeza todos os pacientes teriam problemas e não apenas o x, o y e o z, como costuma acontecer.
Acredito que há pessoas cuidadosas e outras que não tomam cuidado algum para conservar o aparelho.


E o que fazer nessas situações?
A verdade é que o paciente precisa entender que as consultas de "manutenções" não existem para colar peças que o paciente solta. Elas são necessárias para a evolução do tratamento, para a troca de arcos que devem aumentar de calibre a cada mês.  Quando um bráquete se solta, fica difícil colocar um arco mais calibroso,  muitas vezes tendo que voltar para um mais fininho. Isso atrasa o tratamento.

Afinal de contas, o paciente está pagando  para que seja resolvido seu tratamento ortodôntico e não para ficar consertando aparelho fixo destruído. E o dinheiro que se investe no tratamento não é pouco, portanto tudo tem que ser valorizado. Deve haver colaboração! Afinal, os pacientes não querem retirar o aparelho dentro de 24 a 36 meses?

E o dentista pode cobrar pelo bráquete solto?
Olha, eu penso que tudo tem que ser especificado em contrato. Se no contrato estiver escrito que se deve pagar pelo estrago, está dentro da lei. Não é abuso. Não é errado.
E por que ter medo de pagar por bráquete solto? É muito simples, tome cuidado e procure não soltar nada... 

Se você, paciente, fosse dentista, você veria o quanto é desagradável uma criatura que não colabora, que só critica, que se acha sempre com a razão e que não admite falhar. 
E o quanto é maravilhoso alguém que colabora  e quer realmente ser tratado.



15 comentários:

  1. Olá porque o ortodontista aumenta o calibre do arco durante o tratamento??

    ResponderExcluir
  2. Olá porque o ortodontista aumenta o calibre do arco durante o tratamento??

    ResponderExcluir
  3. O calibre deve ser sempre aumentado para que ocorra o alinhamento e nivelamento dos dentes. Ou seja, para que eles fiquem "retinhos". O que não se poderia conseguir mantendo sempre o mesmo calibre.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. O dentista pode cobra o aparelho
    Fora a manutenção?

    ResponderExcluir
  5. O dentista pode cobrar o aparelho. ? Sendo que a manutenção s dúvida tem k pagar

    ResponderExcluir
  6. Eliene, anos atrás inventaram que existe "aparelho grátis". Isso é pura enganação, de uma forma ou outra você irá pagar pelo aparelho através da manutenção.
    O dentista pode sim cobrar pelo aparelho. Aparelhos estéticos e autoligados - por exemplo - custam muito caro e nunca você achará dentista que "não cobre" por tais aparelhos, mais uma taxa de manutenção mensal reajustável.

    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, fiquei curioso, pois faz quase um mes que estou com o aparelho, e pela segunda vez uma braquete do mesmo dente se soltou, será que é por que o dente está muito torto? É o dente da frente. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo.
      Seria um dente inferior? Se for deve ser por causa da posição e contato - ainda - errado com o dente superior. Com o tempo deve normalizar.
      Abs.

      Excluir
  8. Obrigada pelos seus esclarecimentos, Sonia! Me ajudou a perceber que a culpa é minha, pois já é meu terceiro bráquete!

    ResponderExcluir
  9. Acho que o texto deveria ser mais genérico e não defender mais seu lado como dentista e a culpar somente o paciente pelo fato. Lógico que tbm há pacientes que não cuidam do aparelho e comem coisas que não devem, mas da mesma forma que em outras áreas há profissionais bons e ruins sem contar que tem aquele dia em que nem tudo sai como queríamos no trabalho...

    No meu caso....
    O bráquete do dente superior dianteiro se soltou poucos dias da manutenção... como eram poucos dias não me estressei em correr e ligar para o dentista. Chegou o dia da manutenção e o braquete foi colado novamente e o aparelho reajustado. Pelo fato do braquete ter sido colado novamente evitei comer para não correr o risco de se soltar até a cola firmar... porém no dia seguinte pela manha ao ir escovar os dentes notei que já estava solto novamente, ele se soltou enquanto dormia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Helbert. Você tem toda razão, nem sempre a culpa é do paciente. Há casos e CASOS. Há dentistas observadores e outros que não "esquentam" muito com um tratamento. No seu caso, como você não comeu nada duro, pode ser um problema na colagem, isso se não houver uma mordida cruzada anterior provocando o descolamento do bráquete.
      Abs.

      Excluir
  10. Bom dia, meus dentes sao muitos justos e dificulta a passar fio dental ...
    Ontem mesmo soltou o arco do aparelho fixo(estou a duas semanas) e normal acontecer isso ou falta de prática minha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você diz "saiu o arco do aparelho" passa a impressão que o arco saiu de todos os dentes. Mas penso que deve ter saído só a pontinha lá atrás, devido ao fio dental. Seria isso? Se foi isso, geralmente acontece e é falta de prática.
      Se soltou tudo, de todos os dentes já é um caso anormal... rsrs!

      Abs.

      Excluir
  11. Boa tarde.
    Tenho mordida cruzada e coloquei um aparelho auto ligado estético no dia 14 de agosto. Um braquete soltou no dia 03 de outubro. Fui ao consultório e a ortodontista colou o mesmo novamente. Eu não comi nada sólido e nem passei a escova de dente por cima do braquete citado. Mesmo assim, no dia seguinte acordei com o braquete solto. O que devo fazer? Esse braquete vai soltar todos os dias? Por favor, me ajude!!! Pago 80 reais cada vez que o braquete solta e não posso arcar com essa despesa diária. Se for continuar soltando, terei que desistir do tratamento.
    Grata desde já!

    ResponderExcluir
  12. Oi Elizabeth! Não é normal um bráquete se soltar com essa frequência, algo está interferindo e fazendo com que ele se solte. Não tem como te dar uma orientação, pois teria que ver clinicamente. O jeito é procurar o dentista e conversar de forma amigável e ver o que pode ser feito nesse caso... Escovar os dentes não pode ser um fator para soltar o bráquete e você deve passar a escova sobre ele, pois o aparelho precisa ser escovado. Abs.

    ResponderExcluir