quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Qual cor de "borrachinha" eu ponho?

Qual cor de "borrachinha" eu ponho?

Esse parece ser um grande desafio nas consultas do paciente que usa aparelho fixo. Mas, afinal, para que servem essas borrachinhas? Só para deixar o aparelho colorido? Para enfeitar o aparelho?  Para deixar o paciente contente?
Nada disso...
Essas "borrachinhas" são chamadas de ligaduras. São ligaduras elásticas, cuja função é ligar o bráquete ao arco do aparelho do paciente. Isso provoca o movimento do dente para a posição desejada.  São importantíssimas no tratamento.
As técnicas que usam o bráquete "smart clip" não usam ligaduras para esse fim, pois o próprio bráquete tem o clip que "serve de ligadura".
Existem em várias cores. Cores claras e escuras. E para quem não gosta de nada colorido, existe o cinza, que praticamente não aparece. Há ligaduras em formato de florzinha, imitando orelhas do Mickey...

Nesses anos todos de clínica ortodôntica percebi que dependendo da cor a ligadura tem menos resistência, ela parece mais frágil e tende algumas vezes a se partir. Ainda tenho que pesquisar mais sobre isso, mas tenho observado bastante.


As cores claras mancham com mais facilidade e isso está diretamente relacionado ao tipo de alimentação do paciente. Salgadinhos que são vendidos em saquinhos, tipo Ruffles, Fandangos, possuem um pigmento amarelo que mancha (e muito!) não só as ligaduras como os dentes. 

O famoso "Miojo" que os adolescentes tanto gostam de comer quando o aparelho fixo é ativado, também provoca manchas, não o macarrão, mas o tempero que vem no saquinho. Refrigerantes  com pigmentos - Coca Cola, Fanta Laranja, Fanta Uva - também possuem grande quantidade de pigmentos, assim como o café e chocolates em excesso.

Portanto, se quer que seus dentes fiquem com aparência mais branca e que as ligaduras (borrachinhas) fiquem com uma cor bonita por mais tempo, evite grande consumo de coisas que possuem muito pigmento. E capriche na escovação e fio dental, conforme ensinado pelo seu dentista.
Pastas de dente com pigmento verde  também mancham.

Para as meninas um aviso: cuidado ao passar batom. O pigmento do batom pode manchar as ligaduras.

Aqui tenho um simulador de cores para ligaduras elásticas (borrachinhas) de  aparelhos fixos. Use e divirta-se. Escolha a cor preferida e depois escolha como quer colocar no aparelho: se só "em cima" ou só "embaixo". E também dá para misturar várias cores.

Visite a postagem "Tabelas de Cores para borrachinhas"  http://ortodontiaearte.blogspot.com.br/2014/07/tabelas-de-cores-das-borrachinhas.html







Desenvolvido por: Blog do Dentista

*Meus agradecimentos a esse site.