Muitos procuram um dentista para iniciar o tratamento ortodôntico baseado no valor que esse profissional cobra. Muito justo, pois dinheiro é algo não muito fácil de se conquistas mas é fácil de se perder.
Em primeiro lugar deve-se avaliar o trabalho do profissional: quem fez tratamento nesse local, se não foi muito longo* esse tratamento e as vantagens oferecidas durante esse tratamento ( se pôde ser atendido em uma urgência, fora de hora, atenção recebida, etc).
Importante lembrar que o bom material usado em um tratamento ortodôntico não é barato. Se você encontrou alguém, ou algum desses planos que fazem propaganda na TV cobrando uma miséria pela manutenção, pode crer que seu tratamento irá durar muito e muito tempo. E provavelmente encontrarão mil e uma coisas para fazer em sua boca, o que acrescentará um pouco mais e suas despesas.
Tenha cuidado com clínicas onde o você é atendido por profissionais diferentes cada vez que comparece.
Também é bom frisar que um profissional que cobra mais caro não trabalha melhor que um que cobra mais barato. Como escrevi antes, tudo depende da reputação desse dentista.
Ter um título de especialista qualifica melhor o dentista pois deve estar melhor preparado.
Há pessoas que querem "estar de aparelho" e outras que querem "estar em tratamento ortodôntico". Assim como há dentistas que "colocam aparelho" e outros que "fazem o tratamento ortodôntico".
Por favor, queira estar em tratamento ortodôntico. Queira ir nas consultas de manutenção regularmente. Queira participar de sua saúde bucal hoje e sempre.
* Observação - O tempo do tratamento está diretamente relacionado com a complexidade do caso. A média é de 18 a 30 meses, mas depende do que precisa ser feito.