Especialista em Ortodontia









Sabe a diferença entre as duas fotos, a inicial e a final?

Essa pessoa passou por um tratamento ortodôntico realizado por um especialista em ortodontia. Antes de realizar o tratamento, providenciou as radiografias necessárias e passou por um tratamento de aproximadamente 24 meses. O tratamento foi bem planejado, sendo que retirou os aparelhos dentro do prazo médio. Ortodontista é o dentista que se especializou em Ortodontia, e para tanto teve que ser aprovado em um exame de seleção e cursar aproximadamente 2000 horas de aula (Um pouco mais de 2 anos de curso), defender uma monografia diante de uma banca examinadora, e finalmente obter um certificado de especialista.
Será que essa  pessoa pagou mais pelo tratamento?

Veja bem, o tratamento durou 24 meses...
Geralmente quando a pessoa paga bem pouquinho, o tratamento dura 4, 5, 6 anos... Dessa forma, quem pagou mais? É só fazer as contas.
Não vale a pena o investimento em um tratamento de qualidade, com um especialista?

6 comentários:

  1. Olá, Dra. Sônia,

    Inicialmente parabéns pela forma esclarecedora e ética que a senhora aborda os temas tratados neste blog.
    Dra. Sônia, deixe-me lhe contar sobre a via crucis que estou passando no meu tratamento ortodôntico. Eu comecei a usar o aparelho autoligado Damon System em outubro de 2011. Na consulta inicial meu dentista me informou que este aparelho seria melhor para mim porque ele reunia mais aspectos favoráveis para o paciente, como por exemplo, higiene, tempo de tratamento,etc. Já se fazem 2 anos e 9 meses e o dentista disse que eu já estou na finalização do tratamento. Meus dentes estão visivelmente desalinhados, minha mordia está profunda e os dentes finais da arcada superior ainda estão cruzados e bastante voltados para dentro, ou seja, não proporcional com o alinhamento dos demais. Um dos meus incisivos centrais não se move há exatamente 2 anos e, segundo a radiografia periapical o periodonto está alargado tanto neste dente como no canino superior. o meu dentista troca arco, separa os incisivos , mas nada resolve. O dente não desentorta. Na última radiografia que tirei (panorâmica) aparece no laudo dilaceração radicular em três dentes. O que devo fazer Dra. Sônia? Segundo um dentista que já trabalha há algum tempo com auto ligado aqui na minha região, pelo tempo que eu uso o aparelho, problemas como mordida cruzada e profunda, além do desalinhamento do incisivo central há essa altura já estariam resolvidos. estou pensando seriamente em trocar de ortodontista porque eu não sei os prejuízos financeiros, estéticos e bucais que esse tratamento possa trazer. Estou numa situação difícil porque o dentista com que conversei ontem me cobrou 5.000 reais para retirar o meu aparelho, colocar um novo, fazer novas radiografias e iniciar um novo tratamento. Eu já gastei em torno de 5.000 reais com o dentista atual e realmente não sei o que fazer . Eu faço perguntas, mas ele responde de forma breve, ás vezes irritadiça e pouco explicativa. Sinto que ele está inseguro até mesmo porque eu fui uma das primeiras pacientes a utilizar o Damon System com este profissional. Estou preocupada com o fato do meu incisivo central não se mover mais por conta do periodonto alargado, estou insatisfeita com a mordida cruzada, com a dilaceração radicular em três dentes e com o periodonto alargado nos caninos. Se o periodonto estiver alargado ,o dente não movimenta? Devo fazer o tratamento com o periodontista em paralelo? eu nunca tive problemas periodontais...Será que a força que ele aplicou nos dentes não foi exagerada?
    Ele agora quer "colocar resina" nos molares para levantar a mordida porque com os elásticos que estou usando para descruzar os dentes finais da arcada superior, dois dentes estão tocando nos brackets. Só existe essa forma de levantar a mordida? Sou cantora e imagino o desconforto e incomodo que essa resina pode causar. Não existe outro meio para levantar a mordida? Segundo o dentista que consultei ontem aqui na minha região, a utilização do elásticos nos caninos e nos segundos molares resolveria o problema. Enfim, eu não sei que fazer..Até mesmo porque há essa altura, eu acredito que nenhum profissional vai querer que eu utilize o mesmo aparelho caso eu mude de ortodontista. Fico no aguardo de uma luz. um grande abraço e parabéns pela iniciativa do blog!

    Kelly (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly!
      Em primeiro lugar vou dizer a você o que sempre digo para meus pacientes: aparelho autoligado não é milagroso! Seja nacional, seja importando, seja o que for. O segredo de um tratamento mais rápido SEMPRE estará associado aos conhecimentos e habilidade do dentista. Foi sobre isso que comentei na última postagem do blog, se tiver tempo leia: http://ortodontiaearte.blogspot.com.br/2014/08/entendendo-o-aparelho-autoligado.html

      Em segundo lugar, vou dizer que PROVAVELMENTE aconteceu com você, mas entenda que para dar uma opinião correta eu teria que ver seu caso clinicamente e também as documentações. Portanto o que digo aqui é o que a experiência clínica me sugere, mas não sei se está correto porque não vi radiografias, ok?

      1. O tempo de 2 anos e nove meses, ou seja, 33 meses são suficientes para uma correção ortodõntica, seja de mordica cruzada ou mordida profunda. Provavelmente algo deu errado e seria preciso ver o que foi...

      2. Colocar resina nos molares é uma forma de levantar a mordida. Há outras formas, como colocar uma placa de altura. Mas como você é cantora, é preciso analisar e usar uma outra forma para levantar a mordida, pois a placa de altura iria interferir na voz. Depende também de exame clínico e radiográfico.

      3. Periodonto alargado sugere um trauma oclusal ou força excessiva... Precisa-se avaliar e ver o que está causando. Pode ocorrer durante um tratamento com aparelho e não precisa ser necessariamente grave.

      4. Dilaceração radicular não é causada pelo uso de aparelhos, é uma condição com a qual o dente nasceu, é apenas uma "raiz torta"...

      O ideal é o diálogo entre paciente/profissional. Converse com o dentista, manifeste sua insatisfação, veja se há possibilidade de mudar esse tratamento. Se você realmente achar que não tem como dialogar, talvez o necessário seja realmente mudar de profissional. Procure um especialista em ortodontia em sua cidade. O autoligado é bom, excelente... Mas como eu disse, depende do dentista, pois o aparelho sozinho não resolve nada.

      Fique em paz, não cultive pensamentos ruins. Procure ter calma para resolver tudo da melhor maneira possível.

      Um grande abraço.


      Excluir
  2. Olá,tenho 22 anos e comecei a usar aparelho há dois meses, já está na época de retornar para fazer minha manutenção, mas estou na duvida se quero continuar com o tratamento . Sempre tive vontade de usar aparelho pois meus dentes são um pouco tortos, nada fora do normal, mas me incomodavam pois ao serem olhados pelo lado direito do meu rosto se era bem perceptível que eram tortos, mas agora que coloquei me arrependi, pois doí muito e acho que meus dentes estão puxados demais para dentro, fiquei apavorada na primeira semana, fui a dentista e ela me explicou o que estava acontecendo. Mês passado coloquei o aparelho de baixo e sofri muito. Agora já preciso retornar, mas estou com muito medo , pois quero tirar o aparelho e que eu sorriso volte a se o que era antes, estou super preocupada e ansiosa, pois tenho medo de que ela diga que não é possível que meu sorriso volte ao normal. Tenho medo de tirar e meus dentes cairem, pois percebo que estão moles. Não compartilhei esse medo com ninguém, pois sei que meus familiares vão falar que é besteira e que não deveria ter colocado o aparelho. Gostaria que me ajudasse, e respondesse se os meus dentes voltarão ao lugar que estavam se eu parar o tratamento?, pretendo ir a clinica ainda essa semana para conversar com a dentista. Estou com muito medo, pois não confio muito nessa dentista apesar de várias pessoas que conheço fazerem tratamento com ela, ela não me passa muita segurança. Estava pensando em mudar de dentista ou parar de vez o tratamento, mas o que preocupa é se isso causará danos ao meu sorriso por fazer apenas dois meses que estou fazendo o tratamento, mas a minha vontade mesmo é tirar de vez essa tortura física e psicológica. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diwlay!
      Em primeiro lugar, desculpe a demora em responder...
      Olha, os dentes ficam realmente com um pouco de mobilidade devido à força exercida pelo aparelho ortodôntico. Mas isso não significa que irão "cair". É normal detestar o aparelho no começo, porque doi e incomoda, mas é bobagem. Os benefícios são bem grande e ao final do tratamento você estará com um sorriso maravilhoso. Se a dentista já fez tratamento em várias pessoas e deu tudo certo, essa é uma boa referência, não há porquê de sentir medo! Tenha confiança e vá em frente. Ficar tirando e colocando aparelho ortodôntico fixo não é muito bom, há agressão no esmalte dentário, risco de microfraturas, etc.
      Converse com a dentista e conte seus medos e receios. Tenha confiança que tudo dará certo. Abs.

      Excluir
  3. Olá, tudo bom?
    Vi o link do seu blog no seu perfil do Yahoo! Respostas, depois de ver uma resposta sua lá de anos atrás. No perfil você tinha colocado "pode fazer perguntas nos comentários" junto com o link do seu blog. Você ainda usa lá? Fiquei feliz quando entrei aqui no blog e vi que ele ainda estava ativo. Estava com medo de tentar te procurar por lá e você não responder por não usar mais..

    Tenho uma dúvida: uso aparelho a mais de 1 ano. Nunca fui muito dedicada à escovação, confesso, e depois do aparelho piorei já que dá bem mais trabalho. Como consequência (pelo menos eu entendi que foi por isso), comecei a ter manchas brancas nos dentes ao redor dos braquetes, principalmente nos dentes da frente! Me falaram que essas manchas não saem. Não saem mesmo não? Nem se fizer clareamento depois não iguala a cor?

    ResponderExcluir
  4. Olá Sara. Realmente, as manchas não saem, pois são devidas à descalcificação do esmalte dentário. Para melhorar vc terá que fazer um bochecho com flúor diariamente, para haver a calcificação da lesão. Elas irão melhorar um pouco. Se fizer o clareamento, provavelmente a mancha ficará bem mais branca que o dente (depende do tamanho e da idade da mancha). Mas comece, por enquanto, a fazer bochechos com solução de flúor. Peça para seu dentista passar a receita. Escove bem e use fio dental. Depois que tirar o aparelho poderá partir para o clareamento.

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.