quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Infecção dentária mata?

Sim, está comprovado que infecção dentária ( ou gengival) pode matar. As bactérias presentes nessa infecção podem se esparramar pelos corpo, através da corrente sanguínea e se alojar nos órgãos vitais. Isso desencadeia o que chamamos de SEPSE ( ou septicemia, ou infecção do sangue, ou infecção generalizada).
Na verdade a infecção pode se instalar em apenas algum órgão e provocar uma resposta de TODO ORGANISMO  na tentativa de combater a infecção, comprometendo a função de vários  órgãos. Devido a isso o paciente pode não superar e vir a falecer, devido a disfunção ou falência de múltiplos órgãos.



Uma bactéria presente na infecção de um dente superior posterior pode ir para os seios da face e provocar sinusite e daí migrar para o cérebro.

As bactérias podem cair na corrente sanguínea e provocar endocardite bacteriana geralmente em pessoas que já possuem fragilidade nessa região.


Pessoas que estão com a imunidade baixa são mais propensas a terem tais problemas. Crianças, idosos, pacientes com câncer ou que por qualquer outro motivo tenham queda de imunidade. 

Em caso de dor de dente - ou mesmo sem ela - procure seu dentista para uma avaliação. Não deixe seu dente ficar destruído, cariado, acumulando alimentos, produzindo mau hálito.

Procure o profissional dentista para avaliar e tratar a situação. Um dente com infecção produz muitos contratempos, além de impedir que você viva feliz, poderá causar inchaço em seu rosto.

Em um  caso desses há necessidade da abertura do canal para que ocorra a drenagem do pus através do dente. Caso contrário, se seguir sua evolução, irá drenar pela bochecha, causando uma cicatriz bem feia...


O tratamento de canal é o procedimento indicado:




Após o tratamento do canal (endodontia) a infecção irá regredir. Isso em conjunto com a medicação prescrita pelo dentista, impedindo que as bactérias possam causar danos ao seu organismo.
Vez ou outra a mídia mostra famosos que tiveram problemas com infecção dentária.  Mas os dados  fatídicos entre aqueles que não são famosos é bem mais alto!

Não tome medicação por conta própria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.